Bárbara Bandeira toca hoje na Feira de S. João no lugar de Carolina Deslandes

Devido ao vento intenso que se tem verificado no arquipélago da Madeira, que tem impedido o normal funcionamento do tráfego aéreo no aeroporto do Funchal, a artista Carolina Deslandes está impedida de chegar a Évora a horas de actuar esta noite na Feira de S. João. No seu lugar, subirá ao palco Barbara Bandeira, a quem o Município de Évora agradece a disponibilidade de última hora.

Apesar de completamente alheia ao motivo do cancelamento, Carolina Deslandes gostaria de lamentar a sua ausência hoje em Évora, desejando compensar o público da região na primeira oportunidade possível

Festival do Crato regressa de 22 a 26 de agosto

O Festival do Crato vai realizar-se de 22 a 26 de Agosto, celebrando a sua 37ª edição como Feira de Artesanato e Gastronomia com um cartaz que “aposta em alguns dos melhores artistas nacionais e internacionais e que o tornou num dos festivais mais acarinhados pelo público português”, segundo revela a organização.

Ana Moura, Rui Veloso e Linda Martini são as novas confirmações na edição deste ano e atuam, respectivamente, a 26, 23 e 25 de agosto. Outros dos nomes confirmados são Julinho KSD, Nininho Vaz Maia e Wet Bed Gang (22 de agosto); Plutonio e Diogo Piçarra com a convidada especial Bárbara Tinoco (23 de agosto); Os Quatro e Meia com os convidados especiais Bandidos do Cante e Goran Bregović (24 de agosto); e Hybrid Theory, Two Door Cinema Club e Kura, atuam a 25 de agosto.

Trabalhos das alunas de pintura do GADICE expostos na Casa da Cultura de Elvas

“Do Traço à cor” é o nome da exposição, da autoria das cinco alunas do atelier de pintura do Grupo de Apoio e Dinamização Cultural de Elvas (GADICE), que está patente na Casa da Cultura de Elvas.

Maria José de Brito, dinamizadora deste atelier, revela que “todos os anos fazemos uma exposição com os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e também temos uma parte dedicada à história do atelier de todos aqueles que por cá passaram”, considerando que as cinco pessoas que se mantêm, têm uma grande qualidade”.

A exposição conta assim com cerca de 40 trabalhos de pintura, acrescenta Maria José de Brito.

A exposição vai estar patente até dia 8 de julho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas e, ao sábado, das 10 às 13 horas.

Bebés passam a ter cartão de cidadão gratuito até um ano de idade

Os bebés, até ao primeiro ano de vida, têm, a partir de hoje, acesso gratuito ao Cartão de Cidadão, assegurando que todos os portugueses nascem cidadãos e têm o direito à sua identidade sem custos. Nesta data, em que se assinala o Dia Mundial da Criança, foi também lançada a medida Nascer + Cidadã e + Cidadão, que vai simplificar a declaração de nascimento permitindo que este seja realizado através de uma única interação com a Administração Pública e sem que os pais necessitem de se deslocar a um balcão físico. Desta forma, será possível proporcionar maior comodidade à família, num momento especial da sua vida.

Esta é uma medida do programa SIMPLEX, desenvolvida pelas áreas governativas da Justiça e da Saúde e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa primeira fase de teste, o Nascer + Cidadã e + Cidadão estará disponível na maternidade do Centro Hospitalar de Setúbal, prevendo-se, até ao final deste ano, o seu alargamento gradual às restantes unidades de saúde públicas, onde já existem (e continuarão a existir) os balcões Nascer Cidadão, e às unidades de saúde privadas, onde os balcões Nascer Cidadão não foram reativados após a recente pandemia.

Com esta nova forma de efetuar a declaração de nascimento do recém-nascido, através das unidades de saúde, o serviço deixa de estar sujeito a um horário limitado, uma vez que não depende da disponibilidade dos funcionários da conservatória, promovendo-se a segurança e o contacto mais rápido e simplificado com o registo civil logo após o nascimento da criança. É o funcionário da unidade de saúde que procede ao preenchimento da declaração de nascimento, com a informação prestada presencialmente pelos pais, até ao momento em que a parturiente receba alta.

No mesmo momento, os pais pedem o cartão de cidadão, agora gratuito, que passa a poder ser remetido para a morada de casa. Em 2022, foram solicitados 61.713 cartões de cidadão para crianças até um ano de idade.

Após a saída da unidade de saúde e caso os pais tenham optado por não fazer o registo na maternidade, podem recorrer aos serviços já existentes: Nascimento online, em https://justica.gov.pt/Servicos/Registar-nascimento, e serviços presenciais ao balcão do Registo.

Com o mesmo propósito de tornar a Justiça mais próxima e acessível, foi também publicada uma alteração à lei que visa superar as dificuldades na comprovação da insuficiência económica de cidadãos privados da liberdade em estabelecimentos prisionais, para efeitos de isenção das taxas de emissão e renovação do cartão do cidadão.

Atividades desportivas e cultura popular este domingo na Festa de São João em Arronches

Depois de ontem se ter celebrado o feriado municipal em Arronches, hoje, domingo, 25 de junho, há várias atividades, sobretudo, desportivas, na vila.

O presidente da Câmara João Crespo, adianta que este dia “é dedicado à cultura popular e ao desporto”.

O Passeio de cicloturismo tem início às 9 horas, no jardim do Fosso. A apresentação do livro “Soutos do Alentejo- Memórias do Porto de Espada”, da autoria de José Botelheiro, está marcada para as 16 horas, na biblioteca municipal.

Pelas 19 horas decorre o evento Freestyle do Grupo Motard de Arronches e às 20 horas abre a Feira do Livro.

Já às 21 horas decorre o espetáculo de sevilhanas Flamencura e às 21.30 horas é Nuno Jo´se que anima os presentes com um baile.

CURPI disponibiliza Centro de Estudos para crianças do 1.º e 2º. ciclos

A CURPI, em Campo Maior, passou a ter um centro de estudos para crianças dos 1.º e 2.º ciclos.

Desde este último ano letivo já é possível às crianças frequentarem este espaço, onde podem fazer os trabalhos de casa e rever a matéria dada na escola.

Anselmina Caldeirão, dos órgãos sociais da CURPI, revela que neste primeiro ano de funcionamento foram cerca de 30 os alunos a frequentar estas aulas, que trouxeram mais dinamismo à instituição.

“A direção achou importante porque em Campo Maior as crianças estão muito apoiadas pelos avós, então pensámos que se trouxéssemos as crianças para aqui é natural que os avós entrem mais na instituição e, se calhar, vamos angariar mais um sócio”, elucida Anselmina Caldeirão, que confirma que com esta nova valência tem sido possível “trazer mais algumas pessoas” até à CURPI.

A intenção é a de continuar com o centro de estudos em funcionamento no próximo ano letivo. Os interessados podem requerer mais informações diretamente nas instalações da CURPI, em Campo Maior.