Utentes do Atelier das Artes de Degolados visitam museus de Campo Maior

As utentes do Atelier das Artes de Degolados, numa parceria entre o Município e a Junta de Freguesia, visitaram na passada quarta-feira, dia 7 de junho, vários espaços museológicos em Campo Maior.

Sempre com muita animação e boa disposição o grupo visitou o Museu Aberto, o Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores, e ainda o Lagar-Museu do Palácio do Visconde d’Olivã.

Durante a manhã, o presidente do Município, Luís Rosinha, os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, e a Secretária da Junta de Freguesia de Degolados, Olga Madeira, tiveram oportunidade de conviver com as utentes, numa manhã diferente, que serviu para ficar a conhecer melhor a História do concelho.

Marchas Populares de Avis regressam este sábado

Depois de uma pausa de três anos devido à pandemia de Covid-19, estão de regresso as Marchas Populares do concelho de Avis.

Com o objetivo de homenagear os santos populares e exaltar as tradições locais, as marchas contam com a participação da comunidade e vão passar por todas as freguesias do concelho já a partir de amanhã, dia 10 de junho.

“As marchas começam no dia 10 de junho, neste belíssimo Largo do Convento. Juntam as marchas de todas as freguesias e associações que participam, cada freguesia ou localidade dinamiza uma marcha”, explica a vice-presidente da Câmara de Avis, Inês Fonseca.

“Depois as marchas correm o concelho, vão a todas as freguesias e terminam no dia 7 de julho no Maranhão, a nossa freguesia mais pequenina, para também levar movimento e dinâmica àquele local muito pequenino”, acrescenta.

Nas marchas deste ano são esperados centenas de participantes, entre crianças e adultos que preparam letras e músicas específicas, sempre tendo como base as tradições locais.

“Normalmente, têm um tema baseado na nossa história, constrói-se uma letra e faz-se uma música especial para o dia. Todos os anos varia o tema, mas sempre baseado na nossa história popular e local”, conta Inês Fonseca.

A edição de 2023 das Marchas Populares de Avis começa amanhã, dia em que acontece o ponto alto da festa, com a participação de todos os marchantes no Grande Desfile evocativo das temáticas, factos, personagens e outros aspetos tradicionais do concelho de Avis, num momento de muito movimento, cor e alegria.

Além das marchas, por todo o concelho não vai faltar baile, arraiais nem a sardinha assada, até ao dia 7 de julho.

Ecuextre: Feira do Cavalo e do touro decorre na IFEBA em Badajoz

O cavalo e o touro estão em destaque em mais uma edição da Ecuextre, que decorre até domingo, 11 de junho, na IFEBA, em Badajoz.

No certame há diversas demonstrações, não só relacionadas com a tauromaquia, mas também com o setor equestre. Para além de stands alusivos a estas duas áreas.

O município de Alter do Chão, em parceria com a coudelaria marca, uma vez mais presença. Maria Antónia Durão, técnica de turismo no município revela que esta “é uma forma de promover o ex-libris da vila que é a Coudelaria de Alter, que é o nosso parceiros e vamos ter provas com os nossos cavalos”.

No ano passado, acrescenta Maria Antónia Durão, esta feira teve uma “resposta muito positiva”, na promoção de Alter do Chão, talvez devido ao facto de, tal como este ano, estar presente o Vila Galé, e “tivemos muitas pessoas que voltaram para conhecer a vila e a coudelaria”.

Já na área ligada aos touros está presente a Escola de Tauromaquia da Diputación de Badajoz, que completa 25 anos de existência, este ano. Pedro Ledesma, coordenador da escola revela que participam “no certame desde do seu início”, e que nesta instituição de ensino “há um total de 44 alunos, entre os 10 e os 21 anos, não só portugueses, nomeadamente de Elvas e da Chamusca, e espanhóis, mas também de outras partes do mundo, como de França e do México”.

Pedro Ladesma revela o tipo de trabalho, ao nível da tauromaquia que é desenvolvido, nesta escola. “O trabalho divide-se em aulas normais, ou seja, de segundas, quartas, sextas-feiras e sábados de manhã, onde têm preparação física, para que quando enfrentam os novilhos, possam ganham ritmo, também têm acompanhamento psicológico, aulas de toureio a vários níveis, entre outros”.

Nesta edição da Ecuextre, há uma representação de uma praça de touros, onde os alunos mostram o que aprendem, na escola. Pedro Ladesma explica que na instituição preservam muito a formação académica, todos têm de provar que estudam e ter a escolaridade mínima obrigatória, porque segundo diz querem “criar boas pessoas e grandes aficionados”.

Esta feira assume-se como positiva, “não só para promover o trabalho desenvolvido na Escola Taurina de Badajoz, mas também angariar novos alunos”.

Alunos de Campo Maior visitam vários órgãos do poder local democrático

Duas turmas do sexto ano visitaram, no passado dia 6 de junho, os vários órgãos do poder local democrático, em mais uma iniciativa integrada na disciplina de História e Geografia de Portugal, acompanhados pelo presidente do Município, Luís Rosinha, e o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo.

Esta é uma forma de os pequenos perceberem melhor o processo político a nível local, para além de aprenderem o processo de tomada de decisões, assim como a articulação do trabalho entre o Município, a Assembleia Municipal e as Juntas de Freguesia.

Depois de visitarem o espaço do Balcão Único de Atendimento, a tarde terminou no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde Luís Rosinha e Jorge Grifo explicaram toda a dinâmica de trabalho no Município, havendo ainda oportunidade para ouvir algumas sugestões.

A vereadora São Silveirinha também acompanhou a visita.

Tarifa Social da Internet em destaque na rubrica da “DECO”

A Tarifa Social da Internet é uma medida definida anualmente pelo Governo que permite às famílias com baixos rendimento ou com necessidades sociais especiais aceder a serviços de internet em banda larga, fixa ou móvel. Através desta medida, é assegurado aos consumidores o fornecimento de um conjunto de serviços mínimos como o acesso ao correio eletrónico, compra de bens online ou ofertas de emprego.

A Tarifa Social da Internet tem o custo de 5,00€ acrescido de IVA, podendo ainda ser cobrado um valor máximo e único de cerca de 21,00€ para serviços de ativação ou para equipamentos de acesso, e permite a utilização de 15GB de Internet por mês.

Como funciona a Tarifa Social de Internet e como saber se tem direito a ela na edição desta semana da rubrica da “Deco”, com Ana Sofia Rosa, jurista na Delegação Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, que pode ouvir no podcast abaixo:

Baile de Santo António em Campo Maior foi cancelado

Foto arquivo

O Baile de Santo António, no Largo do Barata, previsto para esta noite de sexta-feira, 9 de junho, em Campo Maior, foi cancelado.

O município informa que este cancelamento se deve “à previsão de condições meteorológicas adversas”.

Encontro Intergeracional de Ouguela adiado

O VI Encontro Intergeracional de Ouguela, previsto para amanhã, 10 de junho, foi adiado, para data a anunciar, oportunamente, informa o município.

A causa deste adiamento prende-se com a previsão de condições meteorológicas adversas.

Sunset Party do Grémio adiada para a próxima sexta-feira

Sunset Party que estava agendada para esta sexta-feira, 9 de junho, na esplanada do Centro Artístico Elvense, foi adiada para a próxima sexta-feira, dia 16, devido às condições meteorológicas.

Gil Dores, presidente da coletividade, revela que o objetivo é “proporcionar aos jovens um final de tarde e início de noite animado com música a cargo do DJ Pekas e Quintas Percussion, comida e muita animação, trazendo também dinamismo à Praça da República”.

A entrada no evento “é gratuita e aberta a todos, sendo ou não sócios”, revela ainda Gil Dores.