Abriu portas ao público, na tarde desta sexta-feira, 30 de junho, nas instalações da NERPOR e no campo da feira, em Portalegre, a primeira edição do São Mamede Clássicos: um evento dedicado à exposição e venda de automóveis, bem como de peças para motociclos e bicicletas, mas não só.
Neste certame, organizado pelo Clube Clássicos do Alto Alentejo, não falta animação, espetáculos musicais, boa gastronomia, e em que vários produtos típicos da região também têm o seu destaque, como os doces, os licores, os azeites e os queijos.
Um dos grandes objetivos do evento, garante o presidente do clube, João Moura, é dinamizar, não só “todo o ramo automóvel, mas também a região: a gastronomia, a hotelaria, tudo isso”. Assegurando que não existe nenhum evento parecido no Alto Alentejo, o responsável acredita que o mesmo “tem tudo para resultar”, pelo que, a ser um sucesso, terá garantidamente uma segunda edição.
No que toca aos clássicos, revela ainda João Moura, são mais 50 aqueles que se encontram em exposição, para além de motos e bicicletas. “Depois temos demonstração de mecânica e carros para venda”, adianta. A par disso, há ainda mais atrativos: exibição de pop-cross e de perícia automóvel, uma feira de vários artigos relacionados com um setor e um carrossel para os mais pequenos.
As entradas no evento são gratuitas, ainda que o mesmo tenha uma vertente solidária, uma vez que, à entrada, são solicitados donativos para os Bombeiros Voluntários de Portalegre.
Na abertura do evento, esteve presente a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, que considera que este é um evento “diferente”, que promete levar muita gente até à cidade. “Os clássicos têm algo mítico, temos aqui carros maravilhosos e acho que o evento vai despertar a atenção dos portalegrenses”, acrescenta. A autarca, que felicita a organização, não tem dúvidas que “esta diversidade de eventos faz muita falta à cidade de Portalegre”.


O concerto dos Átoa é o destaque do cartaz do São João, em Évora, nesta sexta-feira, 30 de junho. O programa completo é o que se segue.
A primeira edição do Clássicos São Mamede vai decorrer entre hoje e domingo, de 30 de junho a 2 de julho, nas instalações do NERPOR, em Portalegre.
A Loja Social de Campo Maior comemorou ontem, 29 de junho, os seus 11 anos de existência.
O grupo de teatro EntrePalcos do Projeto de Formação do Município de Campo Maior apresentou na passada quarta-feira, no dia 28 de junho, no Centro Cultural, a peça “O Sítio do Picapau Amarelo” para os alunos do Infantário “O Despertar”, pré-escolar e 1º ciclo.
Neste dia 30 de junho, em que Elvas celebra o 11º aniversário da elevação a Património Mundial da UNESCO, o presidente da Câmara Municipal, Rondão Almeida, numa mensagem publicada na página de Facebook do Município, em que deixa “uma palavra de apreço a todos os elvenses”, garante que a autarquia “continua a fazer um esforço contínuo para dignificar” a cidade.
Depois de na passada semana, na rubrica da DECO a jurista Ana Sofia Rosa, da delegação Alentejo da Associação Para a Defesa do Consumição ter esclarecido o que é o certificado energético, esta semana esclarece alguns aspetos relativos a este certificado nomeadamente, como pode ser pedido, quanto custa e quais os documentos necessários.
A 21ª edição dos Jogos do Alto Alentejo termina este sábado, 1 de julho, em Sousel, na presença do presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, e do presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério.
As comemorações dos Santos Populares terminam esta noite de sexta-feira, 30 de junho, em Campo Maior, com o Baile de São Pedro.
A presença de Marisa Liz, no palco principal às 22 horas, é o destaque da Feira de São João, em Évora, nesta quinta-feira, 29 de junho, feriado municipal na capital do Alentejo. O programa completo é publicado de seguida.