IPP explica acesso às licenciaturas para alunos de cursos profissionais

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) realiza, no dia 26 de maio, pelas 18 horas, sessões de esclarecimento online sobre como os alunos titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados podem concorrer às licenciaturas através do Concurso Especial de ingresso no Ensino Superior para Diplomados das Vias Profissionalizantes.

A sessão estará a cargo do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior para o distrito de Portalegre e serão o momento indicado para os candidatos poderem perceber como funciona o processo e esclarecer dúvidas.

Este regime visa permitir aos alunos dos cursos profissionais, cujas áreas de formação estejam alinhadas com as licenciaturas, concorrer diretamente a estas. O processo tem dois momentos, sendo o primeiro a inscrição para as provas (até 29 de maio) e o segundo ‒ após aprovação na prova ‒ candidatar-se ao(s) curso(s) pretendido(s).

Para este regime as várias instituições de Ensino Superior do país foram agrupadas em redes. O Politécnico de Portalegre integra a Rede Sul e Ilhas da qual também fazem parte os Politécnicos de Beja, Setúbal, Santarém, as Universidades da Madeira, Évora, Algarve, Açores, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Escola Náutica Infante D. Henrique.

Os candidatos poderão realizar a sua prova em qualquer uma destas instituições, independentemente de se quererem candidatar a uma licenciatura da instituição onde realizam a prova.

Lusiberia em Badajoz abre no dia 4 de junho

O Parque Aquático Lusiberia, em Badajoz, vai abrir no dia 4 de junho.

O maior parque de diversões da Extremadura conta com diversas piscinas, vários escorregas, e também zona de comida e bebida, entre outros atrativos para miúdos e graúdos.

A Lusiberia encontra-se na Avenida Rui Nabeiro, em Badajoz, perto dos pavilhões da IFEBA e do centro comercial El Faro.

Infraestruturas do Centro de Formação da GNR concluídas este ano

A obra das infraestruturas que vão acolher o novo Centro de Formação da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Portalegre deve estar concluída até dezembro deste ano.

A presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, revela que o município está a fazer esta obra das infraestruturas, “com alguma envergadura de mais de três milhões de euros, financiada, que tem de estar concluída até dezembro, um processo que atrasou muito e, o Governo responsabilizou-se pelo projeto técnico, lançou um concurso, que está em faze de adjudicação à empresa vencedora”.

A execução desse projeto vai demorar um ano e depois desse projeto concluído será lançado o concurso para a obra. Fermelinda Carvalho acrescenta que “foi feito um protocolo entre a Câmara e o MAI, sendo que ambos estão a cumprir com o que se comprometeram”.

Obra para as infraestruturas do Novo Centro de Formação da GNR de Portalegre que já avançam.

Aquamaior realiza intervenções de desbaratização e desratização

A Aquamaior, empresa concessionária responsável pela gestão e exploração dos sistemas de água para consumo público e de recolha de efluentes do concelho de Campo Maior, emitiu uma informação à população a dar conta de que irá proceder a uma intervenção de desbaratização e desratização nos dias 22, 23 e 24 de maio.

Por esse motivo, apela à população que tenha o cuidado de tapar, nos logradouros e quintais das suas habitações, todo e qualquer ralo, esgoto ou local por onde baratas e outros animais possam tentar fugir.

Consulte abaixo o aviso emitido:

Primeira reunião ibérica de cirurgia decorre em Elvas no dia 27

A primeira reunião Ibérica de Cirurgia vai decorrer em Elvas no dia 27 deste mês, no Centro de Negócios Transfronteiriço.

Trata-se de um evento pioneiro, organizado pelo Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Santa Luzia de Elvas, e tem como tema central Patologia Ano-Rectal Benigna.

O diretor do serviço de cirurgia do Hospital de Elvas, Miguel Ángel revela que “foi criada uma consulta específica, em Elvas, para fazer cirurgia com laser em hemorroidas e fístulas, daí vieram muitos médicos formar-se aqui, por isso fazemos esta reunião para trocarmos impressões sobre o que nós fazemos aqui e o que os outros médicos fazem nos hospitais, espanhóis e portugueses, onde trabalham”.

Este tipo de tratamento já existe, desde 2017, no Hospital de Santa Luzia, tendo começado com o tratamento de varizes, tendo sido um dos primeiros hospitais a realizar este tipo de cirurgia e, daí, começamos a publicitar esta cirurgia, para tratar hemorroidas e fístulas, que “é mais rápida e tem uma melhor recuperação”.

O médico Miguel Ángel revela que, em termos de benefícios, para o utente, esta cirurgia, no que diz respeito às hemorroidas dura cinco minutos, o doente sai no mesmo dia e o pós operatório não causa feridas, uma vez que é feito com laser”. Quanto ao tratamento para dores, a recuperação é melhor e mais rápida, e esta é uma cirurgia e pode ser repetida as vezes que forem necessárias”.

O diretor do serviço de cirurgia do Hospital de Elvas espera que esta primeira reunião ibérica traga “benefícios para o Hospital e para a população da cidade”.

Primeira Reunião Ibérica de Cirurgia que vai decorrer, em Elvas, no CNT, no dia 27 de mês. Com espaço para debate e apresentação de novas técnicas de intervenção, o evento tem início marcado para as 8.30 horas e é dedicado a profissionais de saúde.

Durante a tarde, está ainda agendada uma visita guiada ao Forte da Graça.

O programa completo da I Reunião Ibérica de Cirurgia pode ser consultado AQUI. As inscrições podem ser feitas através de um formulário disponível AQUI. As mesmas têm um custo de 25,00€ para médicos internos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, e de 40,00€ para médicos especialistas.

Amigos dos Animais de Campo Maior enfrentam desafios diários

Com um papel de defesa dos animais errantes e consciencialização das pessoas sobre a adoção responsável, a Associação Amigos dos Animais de Campo Maior atua no concelho há sete anos.

Numa união de forças que resulta da boa vontade dos voluntários, a responsável da associação sem fins lucrativos, Mafalda Ensina, explica que a missão dos Amigos dos Animais de Campo Maior é a de “consciencializar as pessoas sobre o que é uma adoção responsável, para pensarem bem porque os animais também têm problemas de saúde e podem ficar doentes, precisam de atenção, de ir à rua, precisam de estar identificados”.

“Tentamos também ensinar as pessoas porque ainda há uma maneira antiga de pensar, que o cão pode andar às soltas pela rua e não é o caso”, acrescenta.

Apesar das ajudas do município e outras entidades, Mafalda Ensina admite que é difícil manter o projeto vivo.

“Somos poucas mulheres que levamos este projeto para a frente, e torna-se difícil, como foi agora com o caso do Valentim, que tivemos de ir com ele para Lisboa. Todas temos as nossas vidas e às vezes acontecem coisas, e o facto de sermos só quatro ou cinco mulheres às vezes é difícil”, diz.

A responsável pela associação sem fins lucrativos apela às pessoas para que sejam voluntárias do projeto.

“Ao fim de semana, combinem connosco, apareçam, vão passear os cães, só o passear já é muito bom. E outra coisa muito fácil é o simples partilhar. Hoje em dia toda a gente usa o Facebook ou o Instagram. Temos cães lindíssimos, todos estão esterilizados, têm as vacinas, têm tudo como deve ser. Falta-lhes mesmo é uma família para lhes dar uma oportunidade”, refere.

Atualmente, com 11 cães no abrigo, a esterilização é um dos desafios com que a associação se depara diariamente.

“A esterilização dos animais é um grande problema que temos porque as pessoas queixam-se que é muito caro. As pessoas têm que perceber que estas operações são realizadas por médicos veterinários e é para o resto da vida, gasta-se este dinheiro e está o problema resolvido. É importante [a esterilização] porque quem sabe a realidade de Portugal, da Europa e do mundo, há demasiados animais abandonados e simplesmente não há pessoas suficientes para adotar”, expõe Mafalda Ensina, que considera que atualmente ter um animal “não é para todos. É um privilégio ter um animal”.

Campomaiorense Fernando Fitas apresenta livro na Biblioteca de Elvas

O escritor e poeta campomaiorense Fernando Fitas apresentou este sábado, 20 de maio, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, a sua mais recente obra “Um Corpo Sob o Pó”.
O livro, que conquistou a quarta edição do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa, é composto por um conjunto de poemas com destaque para a temática da perda: desde a perda de amigos, familiares e de espaços, como a casa dos pais do autor.
O ato contou, a abrir e a fechar, com temas de Carlos Paredes interpretados à guitarra de Coimbra por Miguel Fitas, também uma dissertação sobre Francisco Fitas e a obra, a cargo de Joaquim Saial e ainda uma leitura de quatro poemas pelo ator José Vaz d’Almada.
Seguiu-se a tão esperada intervenção do autor, num momento que contou com a presença do vereador da Câmara de Elvas Cláudio Monteiro.

Elvas: MACE recebeu pequenos exploradores para uma “Noite no Museu”

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, foi palco da atividade “Noite no Museu”.
A atividade realizou-se na noite desta sexta-feira para sábado e foi destinada a exploradores, com idade dos 10 aos 14 anos, pertencentes ao Agrupamento de Escuteiros 158 de Elvas.
Entre as iniciativas realizadas estiveram uma visita-jogo ao Museu “Qual o teu Super Poder”?, a oficina “O MACE vai contigo acampar”, o jogo pedagógico “As minhas afirmações positivas” e na manhã de sábado um pequeno almoço no espaço da cafetaria, oferecido pelo Município de Elvas.
O dia terminou com um jogo escutista adaptado ao espaço do Museu.