A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) anunciou que foi implementada a Rede Nacional do Património Cultural Imaterial.
Já com 17 membros, a diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, explica que esta rede “tem uma grande relevância, porque se trata de uma dimensão da área da cultura e do património cultural que a partir deste momento tem instrumentos para uma melhor estruturação do trabalho em rede”.
O objetivo da Rede Nacional do Património Cultural Imaterial assenta “na partilha, no conhecimento, de boas práticas e em apoiar aquilo que são as maiores ou menores competências e capacidades dos vários membros da rede”, acrescenta Ana Paula Amendoeira, que subliha a necessidade de “um apoio mútuo que resulte num maior fortalecimento desta rede”.
O conhecimento tradicional, segundo a diretora regional de cultura do Alentejo, “é fundamental para o desenvolvimento do presente e do futuro, inclusivamente, para os desafios que se colocam às regiões, aos territórios, às pessoas e à economia circular”.


A iniciativa “Ervas e Companhia” termina este domingo, 14 de maio, na freguesia de Orada, no concelho de Borba.
Com o objetivo de promover as tradições gastronómicas alentejanas, a iniciativa está a decorrer em sete restaurantes do concelho com pratos diversificados e que têm como estrela o arroz.
Rita Nabeiro, directora Geral da Adega Mayor e administradora do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, e a escritora e académica Djaimilia Pereira de Almeida passam a integrar o conselho directivo da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), em substituição de Celeste Hagatong e Pedro Mexia.