Município de Monforte e Escola de Hotelaria acordam formação em várias áreas

No âmbito do protocolo existente entre a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e o Município de Monforte, encontram-se abertas as inscrições para diversas ações de Formação que decorrem durante este mês, que podem ser consultadas aqui.

Mariana Mota, vereadora na Câmara Municipal de Monforte, enaltece a importância deste protocolo, que vai permitir “ter uma melhor oferta no território para atrair mais visitantes, através de pessoas qualificadas”.

Município de Monforte, que através de um protocolo com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre possibilitam formação gratuita, em diversas áreas.

Malefícios do tabaco em destaque no “De Boa Saúde”

Fumar aumenta significativamente o risco de morte prematura e de doenças cardiovasculares, cancro ou doenças respiratórias graves. Segundo a Organização Mundial da Saúde o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano.

O médico Pintão Antunes revela que deixar de fumar “não é fácil, porque é um vício”, e para tomar esta decisão deve sempre ser acompanhado por um profissional de saúde.

Os malefícios do tabaco é o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde” com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas ou, no podcast abaixo:

Compromisso de Honra do Curso de Formação da GNR em Portalegre

A cerimónia do Compromisso de Honra do 50.º Curso de Formação de Guardas realizou-se na manhã desta segunda-feira, 8 de maio no Centro de Formação de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR). O ato foi presidido pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

O evento teve o seu momento alto na leitura do Código de Honra do militar da Guarda e no consequente Compromisso de Honra, em que juraram “fidelidade à Pátria e à Guarda Nacional Republicana” 212 formandos.

Estiveram também presentes, entre diversas individualidades civis e militares, o comandante-Geral da GNR, tenente-general José Manuel Lopes dos Santos Correia, e a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, assim como centenas de familiares dos novos guardas. Ao longo dos últimos 37 anos de cursos em Portalegre, já aqui foram formados mais de 20 mil guardas da GNR.

O ministro da Administração Interna, no seu discurso, informou que o júri já selecionou o vencedor do concurso para o projeto de execução do novo Comando Territorial de Portalegre e Centro de Formação da GNR, que brevemente vai ser anunciado. O novo Comando Territorial de Portalegre e Centro de Formação da GNR tem cerca de 40 mil metros quadrados de área e comporta cerca de 1200 pessoas, entre oficiais, sargentos, guardas, civis e formandos.

O ministro José Luís Carneiro agradeceu ainda a “colaboração inexcedível” do Município de Portalegre neste projeto, não apenas na cedência gratuita dos terrenos, mas também no futuro investimento em infraestruturação e acessibilidades no local.

A Câmara Municipal de Portalegre lançou, em 2022, o programa de concurso e caderno de encargos do projeto de execução para a empreitada de expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Portalegre, que permite a viabilização do futuro Comando Territorial de Portalegre e Centro de Formação da GNR, bem como a infraestruturação de mais 16 lotes, no valor de cerca de três milhões de euros, mais IVA.

Prémio Carlos V entregue a António Guterres (c/fotos e vídeo)

A cerimónia de entrega do Prémio Europeu Carlos V a António Guterres, Secretário-Geral da ONU, já decorre esta terça-feira, 9 de maio, no Mosteiro de Yuste, na província de Cáceres.

Esta cerimónia, que a Rádio ELVAS está a acompanhar, assume-se como um ato de Estado que é presidido pelo Rei de Espanha, Felipe VI, que ocupa a presidência Honorária da Fundação Yuste.

A acompanhar António Guterres, na chegada ao Mosteiro, para além do Rei de Espanha estão o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assim como o primeiro-ministro, António Costa.

De recordar que esta é a terceira vez que o Prémio Europeu Carlos V é atribuído a um político português: em 2004 foi galardoado o antigo Presidente da República e já falecido, Jorge Sampaio, e em 2014, ao então presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.


Interpretação das Fortalezas Abaluartas da Raia no Forte da Graça

O Forte da Graça conta com um Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartas da Raia, inaugurado recentemente, por ocasião da Rota de Fortalezas Abaluartadas da Raia, da qual fazem parte as cidades de Elvas, Almeida, Marvão e Valença.

Para o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, o Centro de Interpretação é “extremamente interessante”, porque a fortificação, só por si, merece ser visitada a, mas o seu interior merece também que vão surgindo alguns conteúdos”.

Rondão Almeida adianta que há mais de dez anos foi feito um centro interpretativo do património, que está no Museu Militar pelo que pretende que seja transferido para o Forte da Graça. “Elvas fez um grande investimento no centro interpretativo do seu património geral, que está no Museu Militar, e praticamente pouco nada visitável, pelo que o local mais adequado é transferi-lo para esta fortificação e juntarmos os dois centros interpretativos, para que no Forte da Graça seja ocupado espaço com algo museológico”.

É ainda objetivo fazer um projeto de museologia no Forte da Graça, revela Rondão Almeida, adiantando que sabe que é dispendioso, mas “vamos tentar fazer uma candidatura para vermos o Forte da Graça com um museu interativo, com elementos explicativos de cada uma das áreas do Forte da Graça”.

Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartas da Raia que foi, recentemente, instalado no Forte da Graça.

Corrida “Património em Movimento” esta sexta-feira em Campo Maior

No âmbito dos Jogos do Alto Alentejo, Campo Maior vai receber na próxima sexta-feira, 12 de maio, a Night Race “Património em Movimento”.

Numa parceria entre o Município de Campo Maior e o Campo Maior Trail Runners, esta é a segunda edição da iniciativa que vai contar com uma corrida e uma caminhada não competitiva.

“ Há duas distâncias: uma caminhada de 8km e uma corrida de 10km. Tanto uma como outra são de caráter não competitivo e têm por objetivo juntar atletas federados, com experiência de corrida, com atletas amadores”, explica Carlos Pepê, da Campo Maior Trail Runners, que acrescenta ainda que se pretende que este seja um momento de “partilha de experiências”.

Com ponto de partida no Jardim Municipal, a caminhada às 21h00 e a corrida às 21h30, os percursos são distintos mas têm em comum a partida à descoberta do património.

As participações estão abertas a atletas de todas as idades e durante os percursos haverá apoio por parte de técnicos da organização do evento.

“O que tentamos fazer é garantir, primeiro que tudo, a segurança dos participantes”, confirma Carlos Pepê.

São esperados para esta prova cerca de 200 participantes, aos quais será oferecido um frontal luminoso.

No final dos percursos, haverá um momento de animação musical com DJ no Jardim Municipal de Campo Maior num momento que tem como objetivo “manter as pessoas um bocadinho em convívio”.

As inscrições são gratuitas e podem ser formalizadas através do formulário disponível na página de Internet do Município de Campo Maior, AQUI.