Município de Monforte homenageia João Maria Carriço dando o seu nome ao Agrupamento de Escolas

O município de Monforte vai esta segunda-feira, 8 de maio, promover uma sessão solene de atribuição do nome João Maria Carriço ao Agrupamento de Escolas de Monforte, inaugurando um mural em sua homenagem, pelas 10 horas.

João Maria foi um menino, monfortense, a quem o destino permitiu uma passagem demasiado breve na vida. Ainda que breve, “conseguiu ser marcante e inspiradora, ensinando a toda a comunidade valores como a crença, perseverança, superação e coragem”, revela o município, adiantando que esta homenagem pretende perpetuar o “legado e valores” de João Maria.

Compromisso de honra da formação da GNR segunda-feira em Portalegre

Foto arquivo

A cerimónia de compromisso de honra do 50º curso de formação de guardas no Centro de Formação da GNR de Portalegre tem lugar amanhã, segunda-feira, 8 de maio.

O coronel Carlos Belchior, Comandante do Centro de Formação da GNR de Portalegre congratula-se que este “compromisso de honra seja uma data redonda, porque são 50 cursos, desde 1985, formados em Portalegre e há um marco diferenciador que são mais de 20 mil militares da GNR, formados na capital de distrito, com o encerramento deste 50º curso”.

Compromisso de honra do 50º curso de formação da GNR de Portalegre que tem lugar amanhã.

Hugo Tavares deixa Comando do Posto da GNR de Campo Maior

Hugo Tavares deixa este domingo, 7 de maio, de ser comandante do Posto Territorial da GNR de Campo Maior, sendo substituído no cargo por Luís Santos.

Através das redes sociais, Hugo Tavares diz que este é um “dos dias mais surpreendentes e felizes” da sua vida e mostra-se “orgulhoso” do trabalho desenvolvido, agradecendo a todos os militares com quem trabalhou diariamente: “graças a todos vocês, hoje, e à semelhança de há um ano atrás (coincidência ou não) fizeram -se sentir o Comandante de Posto mais feliz, concretizado e grato por ter um efetivo, hoje unido e a trabalhar num só sentido”.

Quanto ao novo comandante, Hugo Tavares revela ficar “em paz e tranquilidade”, assegurando que Luís Santos, desde “o seu primeiro dia como furriel” lhe deu “evidentes sinais de estar perante um semelhante e um comandante de posto carregado de êxitos futuros”.

Hugo Tavares assumiu funções de comandante do Posto Territorial da GNR de Campo Maior, a 24 de setembro de 2018, substituindo, na altura, o Sargento-Chefe Roxo.

Encontro de Coros regressa a Arronches

O auditório do Centro Cultural de Arronches recebe este domingo, dia 7 de maio, o 2.º Encontro de Coros.

A iniciativa promovida, pela Escola de Música de Arronches, recorda o presidente da Câmara João Crespo, “conta com a presença dos grupos Grupo Coral Polifónico de Alter do Chão, do Grupo Coral Vozes da Aldeia de Escusa e do Grupo Coral Vozes À Janela de Arronches”.

João Crespo considera que é um evento “muito importante para nós e a cultura para nós é também fundamental, por isso o município apoia esta iniciativa, que esperamos que corra bem e tenha muita afluência de público a assistir ao espetáculo”.

Com hora de início marcada para as 17h00, a entrada é gratuita.

80 pessoas participaram na Caminhada de Primavera em Degolados

Decorreu na manhã de sábado a Caminhada de Primavera, evento organizado pela Junta de Freguesia de Degolados que contou com o apoio do Município de Campo Maior, da União Futebol Degoladense e do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura.
Com partida do Centro Polivalente de Degolados, num percurso de 14,5 km, foram cerca de 80 as pessoas que participaram nesta caminhada, que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia, João Cirilo, da secretária Olga Madeira e do tesoureiro Bruno Marques. O vereador Paulo Almeida também participou na caminhada.
O percurso contou com passagens emblemáticas da região, nomeadamente, pelo ribeiro da contenda, ponto Geodésico, Delta Cafés, vinhas da Adega Mayor e Monte dos Faraustos.
No final, decorreu um almoço convívio no polivalente de Degolados, que contou com um momento de fado que pode rever aqui.
Veja na galeria abaixo alguns dos momentos desta caminhada:

Elvenses participam na recriação do cerco ao Forte de Santa Luzia

A recriação histórica do cerco ao Forte de Santa Luzia, em Elvas, continua este domingo com a mostra de ofícios de outra época, tasquinhas e convívio, mas também com encenações que fazem voltar atrás no tempo e ficar a conhecer o passado do concelho e do país.

Nestas representações do cerco ao Forte, há não só atores mas também elvenses que fazem questão participar nesta tradição, como é o caso de Maria da Piedade que, quase a completar 90 anos de vida, faz parte do grupo de encenações “já há muitos anos”.

“Eu já sou velha e assim [ao participar nestas iniciativas] fico mais nova”, diz-nos, em jeito de brincadeira.

Com espírito de união e vontade de perpetuar a história, o objetivo é o de divertir as pessoas.

No caso de Maria da Piedade, interpreta nesta recriação a personagem de uma peixeira que anda a pedir ajuda.

“Andamos a divertir os outros e divertimo-nos a nós, isto é uma brincadeira”, admite.

A recriação histórica do cerco ao Forte de Santa Luzia decorre até às 20h00 com diversas demonstrações de esgrima, treinos de milícias e reprodução de ofícios de outros tempos.

A entrada tem um custo de 3,00€.

Arroz é rei nos restaurantes de Campo Maior até dia 15

De forma a promover as tradições gastronómicas e a dinamizar economia local, o Município de Campo Maior vai promover uma série de Quinzenas Gastronómicas ao longo dos próximos meses.

Neste momento e até 15 de maio está a decorrer a Quinzena do Arroz.

Com sete restaurantes aderentes à iniciativa, as propostas de pratos a degustar são variadas e vão desde o típico arroz de pato, bacalhau ou feijão até pratos mais consistentes como arroz de tamboril ou de cabidela.

A Taberna “O Ministro” é um dos estabelecimentos que participa nesta quinzena gastronómica do arroz. O proprietário do espaço, João Paulo Borrega, admite que o sucesso para um bom prato é “o respeito pela gastronomia”.

“As coisas têm que ser bem feitas, tem que se ser fiel, nunca perder os palares do comer que se comia em casa da avó”, acrescenta.

Numa iniciativa que pretende apoiar a economia local, o proprietário do Azeitona – Tapas Bar, José Martins, outro dos espaços aderentes à iniciativa, sublinha a importância destes eventos para atrair clientes.

“Tem todo o interesse este tipo de iniciativas porque acaba por captar alguma clientela que se calhar em condições normais não viria mas com este apelativo acabam por ter curiosidade e vir”, confessa.

São sete os restaurantes aderentes à Quinzena Gastronómica do Arroz: Azeitona – Tapas Bar, Restaurante Cozinha do Mercado, Restaurante O Faisão, Restaurante Primavera, Restaurante São Pedro, Taberna O Ministro e Tasca da Nicole.

Homem de 34 anos detido por violência doméstica em Portalegre

Um homem de 34 anos foi detido pela GNR, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Portalegre, pela GNR, na passada quinta-feira, dia 4 de maio.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR , “apuraram que o agressor exercia de forma contínua coação psicológica e agressões físicas contra a vítima, sua companheira de 35 anos”. No decorrer das diligências policiais os militares deram cumprimento a um mandado de detenção.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Portalegre, onde lhe foi aplicada a medida de coação de proibição de contacto com a vítima, controlado por pulseira eletrónica, bem como proibição de aquisição de armas de fogo e frequência de tratamentos para dependência de álcool.

A GNR lembra que a violência doméstica é crime público e denunciar “é uma responsabilidade coletiva”. Quem precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica deve participar: