No seguimento da contratualização da prestação de serviço de arboricultura à Fundação de Serralves, o município de Portalegre informa que estão a ser executadas intervenções em quatro árvores centenárias de Portalegre.
As árvores intervencionadas são: o Plátano do Rossio (árvore de interesse público, da espécie Platanus hybrida Brot., 2.ª Fase da intervenção preconizada no Relatório de Avaliação Fitossanitária, elaborado pelo Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida do Instituto Superior de Agronomia), os dois plátanos do Jardim da Corredoura (da espécie Platanus horizontalis L., situados próximos da escola do 1.º ciclo da Corredoura) e o Plátano do Palácio Amarelo (exemplar da espécie Platanus hybrida Brot., localizado no centro do Largo Cristóvão Falcão).
Em termos do serviço de arboricultura prestado, importa referir que os arboristas estão a intervir apenas a nível das copas, estando a ser levadas a cabo a remoção de ramos mortos, limpeza e tratamentos de cortes, feridas e cavidades, a diminuição da carga foliar, entre outras operações necessárias à sua correta e adequada manutenção, sem descurar a salvaguarda da especificidade estrutural e fisiológica de cada uma delas.
Os trabalhos estão a ser devidamente acompanhados pelos técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.


No âmbito da Campanha do Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, que decorreu durante o mês de abril, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) convidou todas as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do país a coordenar, nas respetivas zonas de intervenção, iniciativas de modo a dar maior visibilidade à necessidade de sensibilizar para a problemática em torno do assunto.
O CEO do grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, falou pela primeira vez aos colaboradores do grupo após o falecimento do comendador Rui Nabeiro, a 19 de março.
Está em fase de desenvolvimento a Carta Social do concelho de Arronches. Um documento que permitirá fazer um diagnóstico e planeamento exaustivo do concelho ao nível da população, educação, dinâmicas económicas, saúde, com vista a definir as ações prioritárias para o desenvolvimento social do município.
Um homem, de 34 anos, foi constituído arguido, ontem, quarta-feira, 3 de maio, pelo crime de burla, no concelho de Arronches, pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Elvas.
Estão abertas as candidaturas até dia 10 de julho, para estudantes de jornalismo e jovens jornalistas, com até dois anos de experiências, e até 30 anos de idade, para que possam obter formação, em Bruxelas.
O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), no âmbito do Clube Ciência Viva, participou na 16ª edição do Congresso Nacional Cientistas em Ação.
São dez os vinhos de Borba que concorrem à terceira edição do concurso “Cidades do Vinho 2023”, organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
No dia em que se assinalam os cinco anos desde a fundação da EuroBEC, a biblioteca municipal Dra. Elsa Grilo foi, na tarde de ontem, quarta-feira, 3 de maio, espaço para uma reunião de três autores, um de cada município que formam esta Eurocidade – Ethel D’Assa Castel-Branco, de Elvas; Luís Maia, de Campo Maior; e Amelia Bravo Vadillo, de Badajoz – e onde tiveram oportunidade de apresentar as suas obras literárias.
A associação cultural campomaiorense “Agora Quer’Arte” está de regresso ao palco do Centro Cultural de Campo Maior com a revista à portuguesa “Agora Damos a Segunda”.