Mariza abre Festival do Fado em Estremoz a 2 de junho

A segunda edição do Festival de Fado de Estremoz tem início a 2 de junho, no Castelo da cidade, com a fadista Mariza.

Este é um festival que “trará boas surpresas para a cidade e para a região”, garante José Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, adiantando que de 2 de junho a 1 de julho há vários espetáculos que se estendem também às freguesias do concelho, com o objetivo de criar um festival que pode ser uma referência, não só no Alentejo, mas também no país”.

Com a direção artística de José Gonçalez, o festival contará com artistas como: Sara Correia, Miguel Moura, José Geadas, Maritina, João Caldeira, José Leal, Pedro Calado, Nani Nadais, António Varela, Maria João Quadros, Miguel Ramos e o próprio José Gonçalez.

Decorrerá ainda o programa “Em Casa d’Amália”, no Rossio Marquês de Pombal de Estremoz, com a presença do apresentador José Gonçalez, Paulo de Carvalho, Ricardo Ribeiro, FF, Jorge Fernando, José Manuel Neto, sendo que Silvino Sardo atuará na 1.ª parte do evento.

A segunda edição do Festival de Fado de Estremoz tem início a 2 de junho e decorre até 1 de julho.

APPACDM de Elvas promove venda de pulseiras e ímanes

A APPACDM de Elvas volta a marcar presença na Feira Escolar que começa amanhã, 1 de junho, no jardim municipal de Elvas.

Entretanto, este ano, como revela Luís Mendes, presidente da instituição, a pedido dos utentes estão já a ser vendidos a um preço simbólico pulseiras e ímanes, com um cariz solidário. “Todos os anos gostamos de apresentar alguma novidade e para isso consultamos os utentes que quiseram que se fizesse uma pulseira e também ímanes, que são solidários e está a ter muita adesão o que demonstra o espírito de solidariedade que existe na cidade”.

Estes artigos podem ser adquiridos, por um euro, na sede da APPACDM ou no stand da instituição, durante os quatro dias da Feira Escolar.

Para além destas pulseiras a APPACDM, na Feira Escolar promove também “o trabalho que é desenvolvido ao longo do ano, nas várias valências, bem como algumas iguarias confecionadas na instituição”, acrescenta Luís Mendes, desejar que esta iniciativa corra tão bem ou melhor do que noutras edições”.

Concentração motard em Portalegre arranca sexta-feira

A VIII Concentração do Grupo Motard Novo Milénio vai acontecer em Portalegre nos próximos dias 2 a 4 de junho.

Inicialmente marcada para o Kartódromo de Portalegre, as atividades vão ser deslocalizadas para os pavilhões da NERPOR, devido às condições climatéricas, uma vez que as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera são de chuva para os próximos dias.

A concentração do Grupo Motard Novo Milénio tem início esta sexta-feira, contando durante três dias com uma programação repleta de jogos tradicionais, atuações musicais, strip-tease, uma bike wash e ainda momentos de refeições e convívio.

Pode consultar o programa completo de seguida:

Animação e diversão no início do Dia da Criança em Campo Maior

Insufláveis, jogos tradicionais, pinturais faciais, dança e pipocas são alguns dos ingredientes das comemorações do Dia da Criança, em Campo Maior, que arrancaram esta quarta-feira, 31 de maio e se prolongam até sexta-feira, 2 de junho.

O local escolhido pelo município foi a Ermida de São Pedro onde, hoje, as crianças do pré-escolar puderam desfrutar de todas as atividades, numa manhã diferente. São Silveirinha, vereadora na Câmara de Campo Maior diz que esta “é uma aposta do município, para trazer as crianças a esta Ermida, tão bonita, onde as crianças podem estar em contacto com a natureza, mas em segurança, onde estão reunidas as condições para umas manhãs muito aprazíveis e de muita animação, ao longo destes três dias”.

Cristina Godinho, coordenadora pedagógica do Jardim de Infância “O Despertar” garante que estas atividade “despertam muito interesse nas crianças e que as ajuda a desenvolver criatividade e imaginação”.

As crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro também puderam usufruir desta atividade. Rute Tanganho, educadora nesta instituição de ensino, afirma que esta manhã foi “muito divertida” e garante que “eles adoram estas atividades e divertem-se ao máximo com tudo o que têm disponível”.

A outra instituição que participou nestas atividades com as crianças do pré-escolar foi o Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro. A educadora Fátima Mendes garante que “estão todos muito felizes com as várias atividades, sendo uma mais-valia para eles”.

Dia da Criança que é comemorado em Campo Maior até sexta-feira, com alunos dos vários níveis de ensino, na Ermida de São Pedro.

Economia Circular na Agricultura e Práticas Sustentáveis no “ABC”

Quando se fala em economia circular aplicada à agricultura, estamos a referir-nos a um sistema em que os recursos são utilizados de forma eficiente e os resíduos são reduzidos através de práticas como a reciclagem e a reutilização.

Os agricultores já utilizam várias práticas como a compostagem e a utilização de fertilizantes naturais. Ao minimizar os resíduos e maximizar a eficiência dos recursos, a economia circular pode conduzir a práticas agrícolas mais sustentáveis, reduzir os custos e proporcionar novas oportunidades económicas, como é o caso da produção de embalagens biodegradáveis ou da bioenergia.

Outra das alternativas sustentáveis é a agricultura não convencional, como é o caso da agrosilvicultura, em que o foco é promover solos mais sustentáveis. Mas transformar a produção agrícola não é fácil, quer pela resistência de agricultores quer pela falta de sistemas de apoio e infraestruturas.

A economia circular na agricultura e como esta pode ser utilizada para promover práticas agrícolas sustentáveis é o tema em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com a investigadora no InnovPlantProtect, Maysa Toledo, que pode ouvir no podcast abaixo:

GNR realiza operação de sensibilização contra violência no desporto

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar, desde esta quarta-feira, 31 de maio, e domingo, 4 de junho, uma operação de prevenção e sensibilização, dirigida aos praticantes de atividades desportivas (escolar e não escolar), encarregados de educação, adeptos, agentes desportivos e escolares, com a finalidade de prevenir e fomentar uma maior consciencialização para a necessidade de erradicar todas as formas de violência no desporto e assim contribuir para um ambiente seguro nos espetáculos desportivos e nas escolas.

O desporto assume um papel de destaque na nossa sociedade, que, sendo transversal à mesma é por isso, considerado como o seu reflexo. Como tal, é tido como uma ferramenta de progresso social, um centro de aprendizagem paralelo com alta vocação para a promoção da saúde, do bem-estar físico e psicológico e da assimilação e vivência de valores e princípios éticos tão necessários à construção “dessa” sociedade mais justa e mais equilibrada.

O desporto congrega um conjunto de valores – respeito, fair-play, tolerância, espírito de equipa, disciplina, verdade, entre outros, sem a presença dos quais perderia todo o seu pendor educativo. Importa por isso salvaguardar o direito à prática desportiva saudável, criando as condições, necessárias para o efeito, nas quais se destacam a segurança.

A segurança no Desporto, é uma área identificada como uma necessidade prioritária de intervenção, face à expressividade que o fenómeno tem assumido nos últimos anos.

Na zona de ação da Guarda Nacional Republicana, existem cerca de 1 192 clubes e associações desportivas, considerando-se um total de aproximadamente 70 000 atletas/praticantes dos escalões inferiores aos séniores, os quais se constituem como o público-alvo privilegiado para a execução das ações de sensibilização e prevenção, que se pretendem levar a cabo no âmbito desta operação.

O desporto tornou-se um fenómeno mobilizador de massas, tendo adquirido uma importância vital na sociedade portuguesa, com a realização semanal de um número significativo de espetáculos desportivos, pelo que se torna fundamental prevenir e fomentar uma maior consciencialização para a necessidade de erradicar todas as formas de violência do desporto e assim contribuir para um ambiente seguro nos espetáculos desportivos e nas escolas.

Assim, através de ações de sensibilização, irá procurar apelar-se à não violência no desporto que pode assumir a forma verbal, física, de exclusão ou simbólica, bem como não ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, de forma a possibilitar a realização dos mesmos com segurança, procurando-se sensibilizar a população para o fenómeno da violência, promovendo os valores éticos do desporto, como a cooperação; o respeito, a solidariedade e a tolerância.

Final do Kids Athletics esta quinta-feira no Estádio de Atletismo de Elvas

A Fase final da segunda edição do Kids Athletics tem lugar amanhã, quinta-feira, 1 de junho, no Estádio Municipal de Atletismo, depois de ter decorrido em todas as escolas do concelho.

O vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, adianta que, este ano, a final acontece “numa data muito especial para as crianças, em que esta iniciativa é complementada com as atividades da Feira Escolar”.

A fase final da iniciativa, promovida pela Câmara de Elvas, Kids Athletics tem lugar manhã, a partir das 9 horas, no estádio Municipal de Atletismo.

Marisa Liz sobe a palco no segundo dia do Festival Raya

A cantora e compositora Marisa Liz é o segundo nome confirmado para o Festival Raya 2023, em Campo Maior, que decorre de 7 a 15 de julho.

A artista portuguesa que lançou em março deste ano o álbum a solo “Girassóis e Tempestades” vai subir a palco do festival no dia 8 de julho, conforme divulgou a organização do evento nas redes sociais.

Anteriormente, tinha já sido anunciado o nome de ProfJam para abertura do festival, no dia 7 de julho.

Com mais de 10 edições realizadas, o Festival Raya tornou-se já num evento cultural multigeracional e dinâmico, que envolve a comunidade campomaiorense durante os dias do evento. Além da música, durante este festival é também promovida a participação ativa da população em questões ambientais e de cidadania.

Os preços para o festival variam entre os 6,00€ para bilhete diário e os 18,00€ para passe de 4 dias.

Os bilhetes podem ser adquiridos online, no Centro Cultural de Campo Maior, no Posto de Turismo de Campo Maior e nas bilheteiras do recinto nos dias dos espetáculos.