Portalegre JazzFest de regresso de 27 a 29 de abril

O Portalegre JazzFest, o Festival Internacional de Jazz de Portalegre, um dos mais conceituados eventos da área do país, está de regresso, entre os próximos dias 27 e 29 de abril.

No primeiro dia, 27 de abril (quinta-feira), pelas 18h30, Margaux Oswald apresenta o seu espetáculo de piano, no Auditório do Museu da Tapeçaria – Guy Fino. Segue-se, pelas 21h30, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, um concerto de Ricardo Toscano Trio “Chasing Contradictions”.

No segundo dia do festival, sexta-feira, 28 de abril, atua o grupo Circus, do baterista norueguês Paal Nilssen-Love, a partir das 21h30, no Grande Auditório do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP). A partir das 23 horas, já no espaço do Café Concerto do CAEP, há espetáculo com os Move, de Yedo Gibson, Felipe Zenicula e João Valinho.

Por fim, no dia 29, sábado, João Lencastre apresenta no Grande Auditório do CAEP o espetáculo “Unlimited Dreams”, a partir das 21h30. Cabe a Julien Desprez Abacaxi fechar mais esta edição do festival. O início do espetáculo, no Café Concerto, está marcado para as 23 horas.

O valor dos bilhetes variam entre os três e os dez euros. O bilhete geral, que dá acesso a todos os espetáculos, custa 20 euros.

No decorrer do evento, são promovidas ainda, entre outras iniciativas, uma feira do disco e do livro, da editora Clean Feed, bem como uma prova de vinhos e de produtos regionais.

Destaque ainda, nas tardes dos dias 28 e 29, para sessões de “Jams”, no espaço Improvisos da aKadémia Jazz, localizado na Rua 1 de Maio, no edifício Business Center, em Portalegre. Estas “Jams” serão asseguradas harmónica e ritmicamente, com piano ou guitarra elétrica, baixo e bateria, sendo os temas disponibilizados antecipadamente, assim como as tonalidades, partituras e cifras.

Ovibeja vence Prémio Cinco Estrelas Regiões

A Ovibeja venceu o Prémio Cinco Estrelas Regiões, na Categoria de Festas, Feiras e Romarias.

Este galardão resulta, segundo a organização, de um “sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que os produtos, serviços ou marcas conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra/consumo”.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões “é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada uma das 20 regiões ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional”.

Claudino Matos, Diretor Geral da Associação de Agricultores do Sul, evidencia que “receber este prémio é um grande orgulho e comprova que a Ovibeja é uma marca com notoriedade”.

Segundo a entidade organizadora “para chegar às marcas vencedoras, estiveram envolvidos 436.000 consumidores, que avaliaram mais de 900 marcas, através da metodologia do Prémio Cinco Estrelas. Destas, apenas 116 conseguiram provar a sua excelência e conquistar o Prémio”.

Testosterona em destaque no “De Boa Saúde”

A testosterona é a principal hormona masculina, sendo responsável pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais no homem e de características como crescimento da barba, engrossamento da voz e formato masculino do corpo.

Depois dos 50 anos é normal haver uma diminuição na produção de testosterona, dando origem à andropausa, que é semelhante à menopausa das mulheres, mas nos homens.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes revela que tomar testosterona, aquando da sua diminuição só depois de consultar um endocrinologista.

Este é o tema da edição desta semana do programa “De Boa Saúde2, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, para ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

25 de abril em Elvas: hastear da Bandeira nos Paços do Concelho (c/ fotos e vídeo)

Hoje, 25 de abril, comemora-se o Dia da Liberdade, em Portugal, o dia da Revolução dos Cravos, em 1974. Este é um feriado nacional onde se recorda a importância da liberdade no país.

Para assinalar a data, em Elvas, foram hasteadas as bandeiras nos Paços do concelho, ao som do hino nacional, interpretado pela Banda 14 de janeiro.

Graça Luna Pais, presidente da Assembleia Municipal de Elvas refere que “é sempre importante assinalar esta data que é memorável, que deve ser sempre comemorada porque representou uma mudança na vida das pessoas, no que à liberdade diz respeito”.

Já Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, neste dia em que se comemoram os 49 anos do 25 de abril de 1974 recorda a “importância dos capitães que nos devolveram algo muito importante, que é a liberdade de expressão, que tem um grande significado e com ela surgiram outras questões como a evolução do país, que era completamente fechado ao mundo, por isso temos que enaltecer os bravos que nos deram esta liberdade”. O presidente acrescenta que “esta liberdade também nos trouxe mais responsabilidade”.

Feira de São Marcos encerra esta terça-feira

Chega esta terça-feira, 25 de abril ao fim a edição deste ano da Feira de São Marcos que decorre em Aletr do Chão.

O programa deste último dia contempla, às 10 horas a recriação da bênção do bolinho de São marcos, seguindo-se meia hora mais tarde o concurso do cão rafeiro alentejano.

Durante a tarde, pelas 16 horas haverá desfile de cavalo até à Praça de Touros acompanhado pela EPDRAC, Banda Municipal Alterense e forcados, terminando com uma corrida de touros, marcada para as 17 horas.

Tributo a Zeca Afonso pelos “Filhos da Madrugada” esta tarde em Campo Maior

Campo Maior dá continuidade esta terça-feira, feriado nacional, às comemorações dos 49 anos do 25 de abril, sendo que pelas 9.30 horas a bandeira nacional volta a ser hasteada em vários locais do concelho, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda 1º de Dezembro.

Pelas 10.30 horas decorre a prova de atletismo, Kids Urban Run, dedicada aos mais novos, no jardim municipal da vila.

As comemorações, em Campo Maior encerram com o concerto com os “Filhos da Madrugada”, marcado para as 17.30 horas, na Praça da República.

25 de abril: concertos e hastear da bandeira marcam comemorações em Campo Maior(c/fotos e vídeo)

Campo Maior deu início, ontem à meia-noite, segunda-feira, 24 de abril, às celebrações dos 49 anos do 25 de abril, com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, ao som do hino nacional, interpretado pela Banda 1º de Dezembro. Antes decorreu uma série de concertos, no mesmo local.

Jorge Grifo, presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior enaltece a importância desta data, lembrando que é preciso demonstrar aos mais novos o significado do 25 de abril de 74. “O 25 de abril simboliza a liberdade, democracia a e a luta de tantos homens e mulheres que estiveram naquela madrugada de abril, para que hoje possamos ter liberdade”.

“Temos que festejar todos os anos e hoje, comemoramos abril e a liberdade e os jovens têm que começar a perceber os valores de abril e passar-lhes essas mensagens, porque são direitos que adquirimos e devemos preservá-los da melhor forma possível”, remata Jorge Grifo”.

O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, revela que esta data “deve ser sempre lembrada”, recordando que em Portugal “houve uma grande mudança, nos ideais fortíssimos que levaram a que hoje possamos viver em democracia e temos que pegar nesses valores e colocá-los em prática, porque o 25 de abril deve ser de todos os portugueses”.

Rosinha acrescenta que na noite de ontem, “todas as gerações” se juntaram para celebrar abril, numa série de concertos que decorreram na Praça da República, “que é o espaço que caracteriza o 25 de abril”.


49 anos do 25 de abril comemorados em Elvas

Hoje, dia 25 de abril comemora-se o dia da Liberdade, em Portugal, o dia da Revolução dos Cravos. Este é um feriado nacional onde se recorda a importância da liberdade no país.

Em Elvas, as comemorações dos 49 anos do 25 de abril de 1974 têm início às 9.30 horas, com o hastear das bandeiras, nos Paços do concelho, seguindo-se a distribuição de cravos, à população na Praça da República.

Também hoje, no coração da cidade tem lugar a última jornada do Torneio da Malha do concelho de Elvas “João Brioso”. Esta iniciativa teve um total de dez jornadas, sendo que hoje, a prova tem início às 9 horas.