Câmara de Portalegre abre inscrições para as Festas da Cidade

As Festas da Cidade de Portalegre, que decorrem entre os próximos dias 19 e 23 de maio, no Jardim da Corredoura e na Avenida George Robinson têm inscrições abertas, para expositores de artesanato e associações sem fins lucrativos, bares, restaurantes, divertimentos, tasquinhas, empresas, venda ambulante e outros.

Os interessados, revela a Câmara de Portalegre, deverão remeter até ao próximo dia 12 de maio, a sua candidatura em requerimento próprio, devidamente preenchido e remetido para o Município de Portalegre.

O requerimento deve ser dirigido à presidente da Câmara Municipal e enviado para Rua Guilherme Gomes Fernandes, 28, 7300-186 Portalegre, através de correio eletrónico para eventos@cm-portalegre.pt, ou no Serviço de Atendimento da Câmara Municipal de Portalegre.

“As empresas, venda ambulante, bares, divertimentos e restaurantes deverão, através do requerimento, solicitar a redução de taxas de 60%”, revela ainda a autarquia.

Toda a informação disponível aqui.

Conferência Hispano-Lusa de Artesanato e Turismo esta sexta-feira em Portalegre

“Matéria-prima-Conferência Hispano-Lusa de artesanato e turismo” é o nome da iniciativa, organizada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e a Escola de Hotelaria Agroturismo da Extremadura está a decorrer até amanhã, sexta-feira, 21 de abril, em Mérida e Portalegre.

No entanto, é na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, amanhã, sexta-feira, dia 21, que as atividades terão lugar.

O programa tem início às 1030 horas com a apresentação do livro “O que se leva desta vida…”, com a presença do autor Domingos Bucho, seguida de uma Mesa Redonda com a participação do autor, de Silvina Ferro Palma (Confraria Gastronómica do Alentejo) e Francis Refolio (Director de la Escuela de Hostelería de Extremadura).

Segue-se entre as 1030 e as 12.30 horas uma mesa redonda sobre o tema “La innovación tecnológica en la cerámica“ com a participação de Alberto Lista e Buño (Malpica de Bergantiños).

Entre as 10.30 e as 15 horas estarão presentes vários artesãos, com demonstração ao vivo de técnicas tradicionais.

Pelas 13 horas será feita uma demonstração da arte de cozinhar em barro num “lume de chão”, um showcooking e degustação de petiscos do receituário tradicional de Portalegre com os formadores da EHT Portalegre, Cristiano Louro, Luís de Matos e Miguel Picado.

Presidente da República visita Ovibeja no dia 29

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita a 39ª edição da Ovibeja no dia 29 de abril, sábado, a partir das 15 horas.

No entanto, a organização da 39ª Ovibeja, que se realiza de 27 de abril a 1 de Maio, decidiu, este ano, não convidar a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, para o certame, nem qualquer membro do Governo.

Rui Garrido, afirmou em entrevista publicada no website da ACOS que, “depois de muito ponderar, a direção da ACOS tomou a decisão de não convidar formalmente a senhora ministra da Agricultura para visitar a Ovibeja, tendo em atenção o descontentamento generalizado dos agricultores, bem patente nas várias manifestações realizadas neste último mês, nas quais a ACOS tem participado ativamente. Mas o primeiro-ministro também não ouve a contestação dos agricultores e teima em manter no Governo uma ministra sem qualquer peso político e sem competência para o lugar. Naturalmente que, perante uma postura desta índole, não faz, igualmente, sentido, convidar o Senhor Primeiro-Ministro e por consequência, outros membros do atual Governo“.

Presidente da República de Cabo Verde apela à união dos países da CPLP

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, exortou à união dos países da Comunidade de País de Língua Portuguesa (CPLP), todos limitados por mar, pela implementação de uma Economia Azul, integrada no processo de transição da Economia Linear para a Circular. O responsável lembra a importância de preservar os oceanos e os recursos marinhos, aproveitando o seu potencial para promover o desenvolvimento justo e sustentável dos países de língua portuguesa.

José Maria Neves encerrou a V Energy and Climate Summit, dedicada à “Economia Circular”, que decorreu, ontem e hoje, no Campus do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). O Presidente da República de Cabo Verde anunciou ainda que Cabo Verde está de portas abertas para receber a próxima edição das conferências Energy and Climate Summit, promovidas pelo Projeto GUARDIÕES.

“O GUardiões, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em todos os países da CPLP, aliado à ciência e à tecnologia, é fundamental para o sucesso desta cooperação em nome da proteção das nossas cidades e países”, afirmou José Maria Neves.

Para Ricardo Campos, Presidente do Fórum Energia e Clima, os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa usufruem de uma ligação especial, fraterna, e podem vir a afirmar-se como exemplo da união necessária entre as nações para enfrentar os desafios prementes das alterações climáticas. “Eu Sou Tu e Tu És Eu, foi a mensagem que Luís Represas, Tito Paris, Don Kikas e Tonekas Prazeres nos deixaram ontem e que se torna ainda mais verdadeira quando pensamos na luta contra as alterações climáticas que é uma batalha da Humanidade. O nosso laço de países irmãos pode fazer a diferença e servir de exemplo”, adiantou.

A V Energy and Climate Summit, dedicada à Economia Circular, é uma iniciativa do Projeto Guardiões, promovido pelo IPP, em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

Workshop “Baladi” este sábado em Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior acolhe este sábado, 22 de abril o workshop “Baladi”, com a professora Lola Samarana, às 16 horas.

Esta atividade está integrada no Encontro Transfronteiriço de Dança Oriental.

Para mais informações e inscrições deve ser contactada a professora e organizadora, Letícia Garcia.

Alunos e CAVE da ESAE promovem “abril, mês da desparasitação”

O Centro de Atendimento Veterinário Escolar (CAVE) da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) do Instituto Politécnico de Portalegre, em parceria com os alunos do 2º ano da disciplina de Análises Clínicas da licenciatura em Enfermagem Veterinária e do 1º ano do CTeSP em Cuidados Veterinários da ESAE, promovem a iniciativa “Abril mês da desparasitação”, durante a qual são apresentadas e desenvolvidas diferentes atividades, algumas das quais, centradas na comunidade local.

Durante este período, os alunos irão aplicar um pequeno questionário com o objetivo de avaliar os hábitos e conhecimentos dos tutores sobre parasitas e zoonoses, aproveitando o contacto para promover a sensibilização para uma desparasitação responsável dos seus animais de companhia. As zoonoses (doenças transmitidas ao Homem através de animais) são frequentemente causadas por parasitas. A desparasitação externa e interna assume um papel de grande importância na manutenção da saúde pública, sobretudo no que concerne a crianças e pessoas com sistema imunitário enfraquecido que por essa razão poderão ser mais vulneráveis a infestações parasitárias.

Todos os animais domésticos, mesmo aqueles que não passeiam na rua, devem ser desparasitados, cada um com o protocolo de desparasitação que melhor se adequa às suas características.

Todos os esclarecimentos poderão ser prestados no Centro de Atendimento Veterinário Escolar da ESAE através dos seus contactos: cave.esae@ipportalegre.pt e 268 628 528/245 301 502.

Comissão Europeia reconhece importância da iniciativa “Salvar as Abelhas e os Agricultores”

A Iniciativa de cidadania europeia “Salvar as abelhas e os agricultores” já recolheu um milhão de assinaturas, de pelo menos sete países diferentes da União Europeia, o número necessário para que a Comissão Europeia possa legislar sobre esta matéria.

Esta iniciativa fundamentava-se no facto de haver, atualmente, uma degradação na biodiversidade e declínio das abelhas, pelo que se pretendia, entre outros, um maior apoio aos agricultores para que sejam mais sustentáveis nas suas culturas, bem como a redução dos pesticidas sintéticos.

Entretanto a Comissão Europeia pediu já ao Parlamento Europeu rapidez para aprovar as medidas em questão. Tudo para saber no programa “Espaço Europa” desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

 

Inscrições abertas para o estágio nacional de Karaté que vai decorrer em Elvas

Foto ilustrativa

O Estágio nacional de Karaté, que será realizado em Elvas, tem como objetivo unir os atletas numa actividade física conjugada à visitas culturais. Com organização da escola de Karaté do Motoclube Alentejano de Elvas, as atividades decorrem nos dias 29 e 30 de abril.

No sábado, o treino será feitas no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas, e no domingo, no Forte da Graça. Paulo Ramalhete, coordenador desta iniciativa, refere que tentam sempre “fazer a parte técnica do karaté, mas também conhecer um pouco da história e da cultura de cada cidade que visitam”.

Desta forma, no sábado, após o estágio, a escola de Karaté de Elvas levará os alunos e as famílias, “que vêm da Zona do Porto, de Torres Vedras, Lisboa, Vila nova de gaia, e outras regiões”, a visitarem os monumentos da cidade. Paulo Ramalhete reforça que “os estágios são técnicos/práticos mas também tem um aspecto cultural e de convivência”.

No domingo, com apoio da Câmara Municipal de Elvas e da Junta de freguesia de Caia e São Pedro, a atividade será feita dentro do Forte da Graça, com mais uma visita cultural no final.

O estágio contará com seis treinadores, vindos da Associação de Karaté do Porto, que trabalha em conjunto com escola de Karaté do Motoclube Alentejano de Elvas. As atividades serão feitas “no estilo Shotokan e os senseis trabalharão em 3 módulos”, refere o coordenador.

20 Atletas de Elvas participam da iniciativa e há por volta de 80 pessoas inscritas de outras regiões. Se pratica karaté e pretende inscrever-se na iniciativa, deve fazê-lo até dia 26 de abril, com o contacto 961 703 739.

Centro Comunitário de Campo Maior acolhe no sábado uma prova de vinhos

Foto arquivo

A tradicional prova de vinhos, promovida pela Junta de Freguesia de São João Baptista, decorre este sábado, 22 de abril, no Centro Comunitário de Campo Maior.

O objetivo, como revela o presidente da Junta, Miguel Tavares, passa por “promover os vinhos dos produtores locais e a gastronomia dos restaurantes da vila, numa tarde de convívio, em que são mais de 12 os produtores representados”.

Miguel Tavares adianta ainda que esta é uma iniciativa “com vários anos, que tem corrido sempre muito bem e, onde há troca de conhecimentos e de experiência e temos visto o aumento de práticas mais científicas, na produção dos vinhos”.

Prova de vinhos que decorre este sábado, 22 de abril, no Centro Comunitário de Campo Maior, a partir das 16 horas.

APPACDM de Elvas recebe prémio Brisa “Ser Solidário”

A APPACDM de Elvas candidatou-se ao projeto da empresa Brisa, com o nome “Ser Solidário”, no qual os colaboradores da Brisa são convidados a descontar para uma das causas a concurso.

O projeto “batismo de Voo” da APPACDM de Elvas foi o escolhido pelos trabalhadores da empresa que gere as autoestradas.

O resultado é a atribuição de 17 mil euros, destinados à concretização do batismo de voo de 25 utentes, que irão realizar a sua primeira viagem de avião entre Lisboa e Porto.

A entrega do prémio decorreu, ontem, quarta-feira, 19 de abril, na sede da empresa, em São Domingos de Rana.