Alandroal celebra 25 de Abril com concerto e lanche-convívio

O Município de Alandroal celebra o 49º aniversário do 25 de Abril, na noite de dia 24, com um concerto dos Diabo a Sete, no Fórum Cultural, a partir das 21h30.

As comemorações prosseguem no dia 25, durante a manhã, a partir das 8h30, com o hastear da Bandeira na Sede de Concelho, bem como nas Sedes das Juntas de Freguesia, com o acompanhamento da Banda do Centro Cultural de Alandroal.

A partir das 16 horas, é promovido um lanche convívio, no Jardim Público de Terena, com animação musical com “Os Garridos” e a Tuna da Universidade Sénior de Alandroal.

Estremoz volta a promover caminhadas “Pelos Trilhos do Concelho”

O projeto “Pelos Trilhos do Concelho” está de regresso a Estremoz. Esta iniciativa de caminhadas, promovida pela Câmara Municipal, que está na sua segunda edição, decorre desde este mês de abril até outubro, nas diversas freguesias do concelho.

A primeira caminhada acontece em Evoramonte, no próximo dia 23 de abril, a partir das 10 horas.

Em maio, decorrem três caminhadas, todas com início às 9 horas. Na União de Freguesias do Ameixial, a caminhada será no dia 7, em São Lourenço de Mamporcão e São Bento de Ana Loura no dia 14, e em Estremoz, no dia 18.

Para junho estão programadas três caminhadas: no dia 4, em São Bento Cortiço e Santo Estêvão e, no dia 25, em Arcos, ambas com início às 8.30 horas. No dia 17, em Veiros, há caminhada noturna, às 21h30.

Setembro conta com apenas uma caminhada, em São Domingos de Ana Loura, no dia 17, às 9 horas. Em outubro, no dia 1, a iniciativa termina na Glória, com a última caminhada a arrancar às 9 horas.

Para os participantes desta iniciativa, há diversos prémios, como fitas, chapéus, mochilas e casacos.

Aqueles que necessitem de transporte até as freguesias terão à sua disponibilidade um autocarro, que estará a aguardar os participantes em frente à Câmara Municipal de Estremoz, 30 minutos antes da hora marcada para o início da caminhada.

Para participar, é necessário fazer uma inscrição, que é gratuita, e que poderá ser feita até à terça-feira anterior a data de cada trilho. No ato da inscrição, é entregue um passaporte, que é carimbado em cada caminhada que participar.

As incrições podem ser feitas no Setor de Desenvolvimento Desportivo e Juventude do Município, nas Juntas de Freguesia, de acordo com o local da caminhada, ou através de um formulário disponível online (aqui).

Mundialito de Futebol em Elvas de 8 a 10 de junho

Foto arquivo

Elvas vai acolher novamente o Mundialito de Futebol, entre os dias 8 e 10 de junho.

Uma informação avançada pelo vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, que adianta que “todas as infraestruturas do concelho serão envolvidas e a terem uma participação ativa, no evento, e são esperadas cerca de 12 mil pessoas entre atletas e acompanhantes”.

O vereador reconhece que este evento trará “um retorno a todos os níveis, quer de promoção do concelho, mas também de encaixe económico, por exemplo na restauração e é uma mais-valia para a cidade”.

Qual a melhor hora para ingerir fruta?“De Boa Saúde” responde

“É melhor comer fruta antes, durante ou depois das refeições? Esta questão é o mote para o programa desta semana “de boa saúde”.

O médico Pintão Antunes defende que, “no caso dos diabéticos, devem ingerir fruta, fora das refeições ou, uma hora e meia depois da refeição, para não aumentar o valor da glicose”.

Quem não tem qualquer problema de saúde pode comer a qualquer hora. Tudo para saber sobre este tema com o médico Pintão Antunes e Carlos Falcato, no “De boa Saúde” desta semana, para ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Avelino Bento apresentou a sua obra literária na Biblioteca de Arronches

“Verdadeiramente enriquecedora”. Assim se pode classificar a experiência passada, na tarde do passado sábado, dia 15 de abril, na Biblioteca Municipal de Arronches, com a apresentação da obra literária de Avelino Bento, escritor e professor da região, que mantém uma relação de grande amizade com Arronches e com o seu povo e que se fez acompanhar, na mesa, pela vereadora do Município, Maria João Fernandes, pela representante e poetisa da Filigrana Editora, Amelia Bravo Vadillo e pelos amigos Daniel Balbino e Elisabete Tavares.

Esta apresentação literária iniciou-se com intervenção da autarca local, Maria João Fernandes, com a qual deu as boas-vindas a todos os presentes e agradeceu ao escritor por ter aceitado o convite do Município em dar a conhecer aqui o seu trabalho, sendo um privilégio para Arronches receber este tipo de sessões culturais.

Teve depois a palavra Amelia Bravo Vadillo, que se mostrou grata com o convite, reiterando que é sempre um prazer estar em Arronches, terra que recebeu a editora de braços abertos numa altura em que esta tinha muito pouco tempo de existência. A representante da editora mencionou a grande honra em ter as publicações de Avelino Bento no seu portefólio, sendo o seu autor mais prolífico, classificando o escritor como uma mente inquieta, um verdadeiro pensador, que dedicou a sua vida à educação e à arte nas suas mais variadas vertentes. Finalmente, Amelia Bravo Vadillo explicou algumas das características dos livros apresentados, declamando então alguns poemas presentes nas mesmas.

Foi a vez de “entrar em cena” Avelino Bento, que iniciou a sua intervenção com uma palavra de gratidão para com o Município pelo convite efetuado, sublinhando que é sempre com muito gosto que regressa a Arronches, uma terra onde foi sempre bem-vindo desde a primeira vez que a visitou há cerca de cinco décadas atrás. O professor lamentou que a cultura não tenha uma maior dimensão junto dos jovens, mas disse compreender essa mudança de paradigma. Não obstante, esta continua a ter para si uma enorme importância e a sua carreira enquanto autor nasce com a necessidade de exprimir por escrito os seus pensamentos e memórias. Por fim, o grande protagonista da tarde falou da sua experiência de vida e das suas inspirações, fundamentais para a elaboração de qualquer uma das quatro obras apresentadas, a saber, “No Rio… Onde Começa o Mar”.

“A Geração Que Quis Ser Feliz”, “Os Últimos Putos Neo-Realistas” e “Quarent’(Ena + Poemas)”, as quais passou a explicar em traços gerais. Avelino Bento interpretou depois alguns poemas e passagens dos seus trabalhos.

Igualmente a interpretar alguns excertos dos livros apresentados, estiveram Elisabete Tavares e o arronchense Daniel Balbino, que realçou o gosto que é ler o que o colega e amigo escreve, algo que muitas vezes o remete para algumas memórias da sua vida.

Para terminar esta magnífica tarde, foi ainda convidado alguém da assistência a recitar também um dos poemas de Avelino Bento, antes de ter lugar um momento de convívio, com o Município de Arronches a oferecer um porto de honra a todos os presentes.

Kids Atletics arranca esta terça-feira nas escolas em Elvas

A segunda edição do Kids Athletics arranca esta terça-feira, 18 de abril, nas escolas do concelho de Elvas, e decorre até dia 1 de junho, onde os alunos do primeiro ciclo do ensino básico vão competir de forma saudável.

O vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues revela que “se pretende que as pessoas se envolvam e participem e tentamos ser o mais abrangente possível, no ano passado esta iniciativa teve uma aprovação significativa por parte dos agrupamentos escolares e quiseram, este ano, na última jornada, que era só para as equipas vencedoras, que estivessem todos os intervenientes e nós, enquanto município aceitámos o repto, convidámos a Federação Portuguesa de Atletismo que aceitou e se disponibilizou para estar presente”.

Hermenegildo Rodrigues garante que “em boa hora o município decidiu colocar esta iniciativa à disposição da comunidade escolar”.

O vereador explica ainda de haverá “uma equipa vencedora em cada escola, e cada equipa tem de ter um jovem de cada ano de escolaridade para não haver grandes discrepâncias, e aquilo que pretendemos é que todos estejam em pé de igualdade, envolver a comunidade em termos de socialização e prática da modalidade”.

Kids Athletics, uma prova de atletismo, que tem início hoje na Escola de Alcáçova, percorrendo todas as escolas do concelho, até ao dia 1 de junho, data da final que tem lugar no Estádio Municipal de Atletismo.

Kids Urban Run em Campo Maior abre inscrições

O grupo Campo Maior Trail Runners promove, a 25 de abril (terça-feira e feriado nacional), a primeira etapa da segunda edição do Kids Urban Run, no Jardim Municipal de Campo Maior, prova para a qual já se encontram abertas as inscrições.

Através desta competição, de corrida com obstáculos, procura-se, acima de tudo, alertar os jovens para “a importância da prática desportiva”, segundo explica um dos responsáveis da organização, Carlos Pepê, lembrando que a primeira edição arrancou, precisamente, a 25 de abril do ano passado.

Com esta “experiência desportiva e pedagógica”, pretende-se também promover estilos de vida saudáveis, sendo que, para tornar esta prova de corrida mais atraente para as crianças, adianta Carlos Pepê, esta conta com uma “pitada de aventura” à mistura. Chegar aos cem participantes, à semelhança do que aconteceu no ano passado, é o objetivo do Campo Maior Trail Runners.

Depois desta primeira etapa, haverá uma outra, em junho, em Degolados, e, por fim, uma terceira e última, em outubro, junto ao Castelo de Campo Maior. As provas destinam-se a crianças e jovens, desde benjamins a juvenis.

O início da atividade, no dia 25 de abril, está marcado para as 10.30 horas, com a entrega de prémios prevista para as 13 horas. Todas as provas serão acompanhadas por elementos da organização, bem como as partidas e chegadas.

As inscrições para a edição deste ano do Kids Urban Run podem ser feitas aqui.

“IVA 0%” em mais de 40 alimentos considerados essenciais entra em vigor esta terça-feira

Laticínios, fruta, carne, peixe, e vegetais são alguns dos alimentos que a partir de hoje, dia 18 de abril, estão isentos de IVA. Depois de a medida ter sido promulgada pelo Presidente da República.

O objetivo do Governo é que os preços de venda ao consumidor destes produtos baixem, refletindo a redução do imposto, de modo a atenuar os efeitos da inflação.

A Rádio Campo Maior saiu à rua para questionar os ouvintes sobre esta medida e perceber se esta redução fará a diferença no orçamento familiar. Se por um lado, há quem considera a medida “insuficiente” e “não vai servir de quase nada, não se irá notar nas compras” e consideram que deveria “ter sido aumentado o ordenado mínimo das pessoas”, há também quem pense que a medida “pode ajudar, mas a diferença vai ser pouca”.

A isenção do IVA nos 44 alimentos que compõem o cabaz básico vai estar em vigor entre hoje e 31 de outubro.