GNR agredida no Bairro de São Sebastião

(Em atualização) Neste domingo, militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) foram agredidos no Bairro de São Sebastião, em Campo Maior.

Os militares deslocara-se ao bairro para dar seguimento a um mandado de captura de um indivíduo e quando efetuavam essa diligência sofreram agressões.

 

 

Câmara de Monforte promove visita ao Regimento de Cavalaria de Estremoz

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado na próxima terça-feira, dia 18 de abril.

O Município de Monforte, nesse dia, promove uma visita à Coleção Visitável do Regimento de Cavalaria nº 3, em Estremoz.

O ponto de encontro é o Jardim António Sardinha, estando a partida para Estremoz marcada para as 9 horas.

CPCJ de Campo Maior tem nova presidente

Ana Reis é, desde o final do mês passado, a nova presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Campo Maior.

Dar continuidade ao trabalho feito até então, sempre em prol da prevenção dos maus tratos e da proteção das crianças, garante Ana Reis, é sempre o principal objetivo da comissão. “Vamos dar continuidade a tudo o que já estava estipulado, definido e aprovado com a nossa antiga presidente”, adianta Ana Reis.

A acompanhar “alguns” casos de maus-tratos na infância, a nova presidente da CPCJ de Campo Maior, revela que a maioria deles está relacionada com situações de violência doméstica. “Depois da pandemia, foi esse caso que ficou mais presente”, diz ainda.

Ana Reis substitui Francisca Russo, no cargo de presidente da CPCJ de Campo Maior. As eleições realizaram-se no passado dia 22 de março.

Torres humanas da Catalunha em Elvas no dia 22 de abril

As famosas torres humanas da Catalunha chegam a Portugal no âmbito da celebração do Dia de Sant Jordi organizada pela Delegação do Governo da Catalunha em Portugal.

Os Castells é uma tradição que remonta ao século XVIII e atualmente faz parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Esta tradição vai ser divulgada em Elvas, a 22 de abril, a partir das 11 horas, com um programa de animação, para assinalar, na cidade, o Dia de Sant Jordi, centrado no coração do centro histórico.

No mesmo dia, a partir das 19 horas, está previsto um concerto dos “Filhos da Madrugada”. Ao longo de todo o dia, estarão disponíveis vários foods trucks.

Concerto de Páscoa do Coral Públia Hortênsia de Castro este domingo no Santuário da Piedade

O Coral Públia Hortênsia de Castro promove este domingo, 16 de abril, o seu tradicional concerto de Páscoa.

José Velasques, membro-fundador do coral, refere que o concerto será feito posterior a Páscoa para que um maior público possa aproveitá-lo, tendo em conta que “muitos elvenses viajam durante este feriado”.

A apresentação de Páscoa já é uma tradição na cidade de Elvas. José velasques revela que o concerto tem um repertório “muito variado”, com músicas portuguesas, inglesas e em latim, mas sempre à “fazer alusão a época de páscoa”.

Sobre os espectadores, o músico refere que se a igreja estiver composta “o concerto corre melhor”. A iniciativa está marcada para as 19 horas, no Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

Mais de 30 associações/instituições representadas na Feira da Saúde em Elvas

A Feira da Saúde, que decorre desde ontem, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, prossegue hoje, com diversos rastreios e workshops, ligados a esta área, promovidos por mais de 30 instituições e associações.

Sandra Carvalho, coordenadora da delegação distrital de Portalegre da SPEM revela que esta edição da iniciativa é “mais abrangente, tanto para os profissionais de saúde como para a população em si, que tem mais valências para participarem, bem como para ficarem a conhecer as respostas existentes, não só relacionadas com algumas doenças, mas também com a prevenção”.

A Feira da Saúde encerra este domingo, 16 de abril, às 12.30 horas, com a atuação dos artistas Jorge Goes e Kikas.

Exposição de pintura e colagem “Mansas São as Tardes”, de Henrique Ruivo

O espaço.arte tem patente até ao dia 9 de julho, a exposição de pintura e colagem “Mansas São as Tardes”, de Henrique Ruivo, pintor, ilustrador e cenógrafo com fortes ligações a Campo Maior.
A inauguração da mostra decorreu ontem dia 15 de abril e contou com a presença do Presidente do Município, Luís Rosinha, também esteve presente os filhos de Henrique Ruivo, Ana Ruivo e André Ruivo, e o professor de Belas Artes Fernando Rosa Dias, que fez um enquadramento da exposição na rica obra do artista.

“Egresso ao Passado” este domingo no Centro Cultural de Campo Maior

O Clube de Teatro do Centro Educativo Alice Nabeiro apresenta, este domingo, dia 16 de abril, no Centro Cultural de Campo Maior, a peça de teatro “Egresso ao Passado”, pelas 18 horas.

A apresentação deste espetáculo, inserido na programação do Mês do Teatro, do Município de Campo Maior, foi adiada, uma vez que estava previsto para o passado dia 19 de março, data da morte do Comendador Rui Nabeiro.

O espetáculo, totalmente produzido pelo Centro Educativo – “escrito, musicado e encenado” – explica Ana Paio, uma das responsáveis pelo Clube de Teatro, envolve cerca de 15 crianças, dos oito aos 12 anos, “numa viagem entre o passado e o futuro”, com a imaginação do texto a levar o público até ao ano de 3202. “É tudo imaginado por nós, como é que poderá ser a parte da educação, a parte do ensino”, revela.

Ana Paio explica que esta peça, que conta também com o trabalho de Sancho Moura, só começou a ser preparada em janeiro. “Isto dá um trabalho gigante e só depois de termos o número de crianças é que fechamos o texto”, acrescenta.

Os bilhetes têm o custo de três euros. Os ingressos adquiridos mantêm-se válidos para esta nova data, sem necessidade de troca.