Bombeiros de Mora promovem este domingo o Aquarace

A quarta edição do Aquarace, uma prova de Trail Running, organizada pelos Bombeiros Voluntários de Mora, vai decorrer no domingo, dia 16 de abril.

Fátima Calhau, membro da organização, explica que esta prova “é bastante importante não só para a coporação dos bombeiros, mas também para desenvolver, nas pessoas do concelho, hábitos de vida saudáveis, prática de exercício e para responder às necessidades da corporação”.

Este ano há algumas surpresas, revela Fátima Calhau, adiantando que “será maravilhoso e melhor que os anteriores”, e também irá decorre a prova de Aquarace Kids, no sábado, dia 15 de abril.

Esta prova passa por “várias linhas de água, pequenas ribeiras, e por paisagens do concelho, com alguma dificuldade no percurso, sendo uma aventura controlada, porque estão presentes os bombeiros, enfermeiros, e elementos de outros quartéis de bombeiros”.

O valor das inscrições, nesta inciativa, reverte para os Bombeiros Voluntários de Mora, este ano, “para a recuperação de um veículo de resgate, que engloba muito dinehiro que a corporação não tem”.

A prova conta com caminhada, mini trail, trail curto e trail longo. A partida está marcada para as 9 horas, do dia 16 de abril, junto ao Museu do Megalistismo.

O Aquarace é organizado pelos Bombeiros Voluntários de Mora com o apoio de várias entidades nomeadamente o Município de Mora e a empresa Trilho Perdido.

Nacional de Remo disputado este domingo nas Azenhas d’el Rei

A Área Recreativa das Azenhas d’el Rei, em Montejuntos, no concelho de Alandroal, é palco, este domingo, 16 de abril, do Campeonato Nacional de Fundo de Remo.

Este promete ser um dia cheio de ação para remadores e comunidade local, a partir das 9h30, sendo que, para além da competição, vão ser promovidas atividades para quem quiser experimentar a modalidade.

Esta é a primeira vez que o concelho de Alandroal acolhe uma prova desta natureza, promovida pela Federação Portuguesa de Remo, diz o presidente da Câmara, João Grilo, muito devido às condições que estão agora reunidas, com a praia fluvial de Azenhas d’el Rei e a certificação da estação náutica. “Passamos a ter uma realidade um bocadinho diferente daquela que tínhamos e começamos a poder acolher atividades ligadas à água”, assegura.

A discutir este Nacional de Fundo de Remo vão estar cerca de 300 remadores de 20 clubes. Com isso, espera ainda o autarca, se possa “projetar a vocação náutica do concelho”.

“Temos outros objetivos para o futuro, porque queremos passar a ter atividades ligadas aos desportos náuticos com alguma regularidade”, garante ainda João Grilo, pelo que foram já estabelecidas algumas parcerias com a Federação Portuguesa de Remo.

Obra literária e poética de Avelino Bento apresentada em Arronches

A obra literária e poética de Avelino Bento vai ser apresentada este sábado, 15 de abril, na Biblioteca Municipal de Arronches, pela poetisa Amélia Bravo Vadillo, da Filigrana Editora.

“A Geração que Quis Ser Feliz”, “No Rio… Onde Começa o Mar”, “Quarent’(ena + Poemas)” e “Os Últimos Putos Neo-Realistas” são obras de Avelino Bento que serão dadas a conhecer no decorrer da iniciativa.

O início da sessão está marcado para as 16 horas.

Tributo aos Queen com Kind of Magic este sábado à noite no Coliseu de Elvas

A banda kind of Magic & The Flashing Voices Tribute to Queen vai atuar na noite deste sábado, 15 de abril, no Coliseu de Elvas, às 21.30 horas.

A marca distintiva da banda reside na abordagem que fazem à música dos Queen, produzindo ao vivo a sonoridade sinfónica original.

“Este concerto assenta na comemoração dos 50 anos do lançamento do primeiro álbum dos Queen e, ao mesmo tempo, é um ano em que também fazemos o nosso décimo aniversário, por isso, o que fizemos para esta tour foi recolher as principais músicas de Queen. Deste modo, celebramos estes dois aniversários que acabam por casar”, revela Pedro Ferreira, baterista da banda.

Este será um momento para recordar o passado, através de várias músicas icónicas da banda britânica. Por isso, Pedro Ferreira convida “os amantes dos Queen” a estarem presentes neste evento.

Os bilhetes estão à venda este sábado, na bilheteira do coliseu, bem como na Ticketline e na Blueticket.

André Martins promete “noite bem passada” e a rir este sábado em Campo Maior

André Martins apresenta este sábado, dia 15 de abril, no Centro Cultural de Campo Maior, o espetáculo “Mandado de Captura”, pelas 21h30.

Trata-se do segundo solo de Stand Up do jovem humorista que, segundo diz, está “bem consolidado”, com os temas “a fluírem muito bem de uns para os outros”, e melhor que o seu primeiro espetáculo, “André do Karaté”.

André Martins promete uma noite “bem passada”, tendo em conta a experiência que já leva com este espetáculo em digressão e a resposta de outras plateias. “Acho que cumpre os requisitos de um espetáculo de stand up comedy, que era aquilo que eu ambicionava e que acho que estou a conseguir”, garante.

Neste seu mais recente espetáculo, André Martins fala sobre os segredos que algumas pessoas escondem, na importância de ter um seguro de vida e conta também como é que o seu pai foi capturado pela polícia e como isso o afetou ao longo dos anos.

“Este espetáculo fala desta parte, que eu nunca tinha revelado, como é que aconteceu toda esta situação do meu pai. A maior parte das pessoas, e felizmente, não esteve nessa situação e eu explico, tim tim por tim tim, para que as pessoas compreendam porque é que eu falo disto, com piada. Passei muito tempo a esconder este mistério, este segredo que eu tinha, que só de há dois anos para cá é que eu conseguir expor isto em praça pública”, diz ainda.

“Mandado de Captura”, garante ainda o humorista, é “mais eficaz” que “André do Karaté”, assegurando que é “obcecado” pela quantidade de vezes que o público se ri ao longo dos seus espetáculos.

Os bilhetes para o espetáculo, com o custo de cinco euros, podem ser adquiridos na Ticketline.

Feira da Saúde em Elvas arranca com Jornadas alusivas à Covid-19

A 2ª edição da Feira da Saúde decorre este fim de semana, dias 15 e 16 de abril, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, numa organização da delegação distrital de Portalegre da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.

Trata-se de uma iniciativa que pretende, em conjunto com cerca de 34 associações e instituições promover workshops, bem como rastreios e ainda uma caminhada.

Hoje, associada a esta iniciativa, decorrem as Jornadas da Saúde, subordinadas ao tema da covid-19, “o que mudou, o que falhou e o que temos de mudar, que conta com um vasto leque de especialistas desta área, desde pessoas do Instituto Ricardo Jorge, da Task Force, entre outros, revela Sandra Carvalho, coordenadora da delegação distrital de Portalegre da SPEM.

A abertura da Feira está marcada para as 9 horas, no CNT. A programação completa, para ver no cartaz, abaixo: