Caravana da Baja TT Dehesa Extremadura mostra-se em Elvas

Os 375 participantes da X Baja TT Dehesa Extremadura estão esta sexta-feira, 14 de abril, reunidos no Rossio de São Francisco, junto ao Aqueduto da Amoreira, em Elvas, local que acolhe o reagrupamento da comitiva desportiva.

A competição, segundo explica o diretor da prova, na área das motos, o português Sérgio Sequeira, arrancou hoje com um prólogo de seis quilómetros e as verificações, em Badajoz, ainda antes deste reagrupamento em Elvas. “O prólogo serve para ordenar a saída de amanhã, para quase 500 quilómetros de corrida e, pela primeira vez, a prova vem aqui a Elvas, para um pequeno reagrupamento”, explica o responsável.

“As motos, carros e os squads vão estar aqui parados, para as pessoas que quiserem ver. A caravana pára toda aqui algum tempo”, revela ainda Sérgio Sequeira.

Ao final do dia, todos os veículos saem em direção a Badajoz, onde se realiza uma cerimónia simbólica de partida, para que, amanhã, se inicie a competição “a sério”. Esta é a primeira vez que esta competição é pontuável para a Taça do Mundo de Bajas.

O piloto português Pedro Bianchi Prata, atual campeão Taça do Mundo de Bajas de todo-o-terreno, na categoria de veteranos, garante ter expectativas “altas” para esta prova. “Vou agora iniciar o campeonato, tenho um título a defender e aqui, em Elvas e Badajoz, estamos no paraíso do todo-o-terreno, porque as condições para a prática da modalidade são espetaculares”, diz ainda.

Conseguir trazer uma etapa desta prova para a cidade, em 2024, garante o vereador na Câmara Municipal de Elvas Hermenegildo Rodrigues, seria uma “mais-valia”. O dia de hoje e este reagrupamento, garante ainda, é só “o pontapé de saída” para que isso possa ser uma realidade, já no próximo ano.

Monforte: Tiago Silva anima primeira noite da festa dos Prazeres

A festa em honra de Nossa Senhora dos Prazeres, em Monforte, tem início este sábado, 15 de abril, com a estafeta Monforte – Prazeres, pelas 15 horas.

Às 16 horas, são oferecidas febras de porco a todos os presentes, seguindo-se, meia hora depois, uma atuação do Grupo Coral de Cante Alentejano do Alvito. A partir das 21h30, há baile com o Duo Lunar e às 23 horas espetáculo com Tiago Silva (na imagem).

Já no domingo, pelas 10 horas, tem início a iniciativa desportiva “Prazeres a Pedalar/Caminhar”.

Pelas 15h30, decorre uma missa solene. Para as 17 horas, está marcada uma atuação da Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor. A partir das 21h30, há baile com Vítor Realinho.

Segunda-feira, dia 17, feriado municipal em Monforte, pelas 11h30, há missa seguida de procissão. Pelas 16 horas, há atuação de Vítor Noruegas e às 21 horas a animação musical fica a cargo do Duo Sol Nascente. A festa termina, depois das 23 horas, com o sorteio das rifas.

O evento é organizado pela Associação Cultural e Recreativa de Prazeres, com o apoio, entre outros, do Município de Monforte.

GNR apreende quase três mil quilos de cortiça em Nisa

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Nisa, constituiu arguidos, na quarta-feira, dia 12 de abril, oito homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 22 e 62 anos, por furto de cortiça, na localidade de Montalvão, no concelho de Nisa.

Na sequência de uma denúncia de furto de cortiça, os militares da Guarda deslocaram-se ao local, “onde foi possível apurar que os suspeitos recolheram a cortiça sem a legítima autorização do proprietário”, revela a GNR em comunicado.

No decorrer das diligências policiais, “os militares da Guarda conseguiram intercetar cinco veículos que transportavam a cortiça, onde seguiam os 11 suspeitos que se encontravam em fuga do local do furto”, ainda aquela força de segurança.

No seguimento das diligências policiais, a GNR apreendeu 2.800 quilos de cortiça; dez machados para extração de cortiça; oito pares de luvas de trabalho; e cinco veículos.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.

A ação contou com o reforço do Posto Territorial de Castelo de Vide e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Nisa.

Elvas comemora 105 anos da Batalha de La Lys (c/fotos)

O Dia do Combatente e os 105 anos da Batalha de La Lys foram assinalados esta manhã de sexta-feira, 14 abril, pelo Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, numa cerimónia que teve lugar junto ao monumento aos Combatentes da 1ª Grande Guerra.

O presidente do Núcleo de Combatentes de Elvas, tenente-coronel Luís Franco, releva que é objetivo “manter a tradição desta cerimónia, para que as gerações mais novas não esqueçam que existiram estas datas, e que houve muitos militares que estiveram em batalhas e morreram em combate ao serviço de Portugal”.

O coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas, considera que é importante homenagear os militares que combateram, nestas cerimónias que são “extremamente importantes para a história de Portugal, sobretudo homenagear estes militares que combateram há 105 anos”.

Já o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, reforça que devemos recordar “aqueles que deram o corpo pela pátria e que é extremamente importante que existam estas ligas de combatentes”.

Rondão de Almeida lamenta que, atualmente, as guerras continuem a acontecer. “Quando estou numa cerimónia destas penso quando é que acabam as guerras, porque desde sempre continuam a existir, e preocupa-me haver muitas vidas perdidas por decisões de grandes líderes, que estão nos seus gabinetes e veem o seu povo a morrer”.

Após a deposição de flores por parte das entidades convidadas, decorreu a cerimónia de imposição de condecorações, a Sílvio Bairrada e Pedro Barrena, dois ex-combatentes.

Estima-se que nesta batalha tenham morrido mais de 1300 soldados e mais de quatro mil tenham ficado feridos.

Espetáculo de Cante Alentejano em Montemor este sábado

O Cante Alentejano está de volta ao palco do Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor, num espetáculo comemorativo do Grupo Coral Fora D’oras  do seu 12º aniversário este sábado, dia 15 de abril, pelas 15 horas,  juntamente com o Grupo de Cante Os Lagoias, de Portalegre, e o Grupo “Os Cá de Cima”  de Alter do Chão.

O Grupo Coral Fora D’oras traz consigo quatro convidados: o Grupo de Cante Os Lagoias (Portalegre), o Grupo de Cantares Alentejano “Os Cá de Cima” (Alter do Chão), a Tuna da Universidade Sénior do Grupo dos Amigos de Montemor – Museu e o Rancho Coral Feminino “Papoilas do Enxoé” (Vale de Vargo, Serpa).

Os bilhetes estão disponíveis no Posto de Turismo de Montemor e na BOL do Município.

A Rádio Campo Maior esteve à conversa com José Grulha, membro do Grupo Coral Fora D’oras, que explicou a história destes 12 anos do Grupo Coral Fora D’oras e a programação deste dia, para ouvir no podcast abaixo:

 

Câmara de Alandroal promove visita ao património do concelho

O Município do Alandroal, em parceria com o Ayuntamiento de Olivença e com apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, está a organizar as Visitas ao Património na Raia Alentejo – Extremadura. Esta iniciativa tem como objetivo promover o património cultural e as práticas tradicionais de ambos os lados da fronteira.

A primeira visita será feita no concelho de Alandroal, este sábado, dia 15 de abril. O programa começa às 10 horas, no Santuário da Nossa Senhora da Boa Nova, em Terena, e continuará à tarde, pelas 14.30 horas, no Castelo de Alandroal, no Sítio Arqueológico Rocha da Mina e ainda em Juromenha.

No dia 13 de maio, a visita guiada será feita em Olivença.

As visitas guiadas estão sujeitas a inscrição prévia. Para a visita a Alandroal, os interessados devem ligar para o 266 769 800 ou enviar e-mail para um dos seguintes endereços info@cultura-alentejo.gov.pt – paula.serra@cultura-alentejo.gov.pt.

As visitas são gratuitas e têm um limite de 20 pessoas por programa. O transporte e o almoço são da responsabilidade dos próprios participantes.

Rendas das casas em destaque na rubrica da DECO desta semana

Depois de nos últimos anos o valor das rendas não ter sofrido um aumento muito expressivo, em 2023 as rendas voltaram a aumentar. Excecionalmente, o aumento, de 2%, é inferior ao que estava previsto (5,43%), não acompanhando a subida da inflação e as normas do Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU). Este limite visa mitigar os efeitos da inflação junto dos arrendatários.

A comunicação do aumento da renda deverá ser feita por escrito pelo senhorio com uma antecedência mínima de 30 dias antes da data de pagamento da nova renda, através de uma minuta própria. Caso o inquilino note que esteja algum cálculo errado “o ideal será o inquilino esclarecer as suas dúvidas diante o senhorio, tentando perceber o que levou o senhorio aplicar aquele cálculo, que por vezes não se trata de uma atualização, mas sim de uma nova proposta negocial terminando o contrato de arrendamento”, como explica Ana Sofia Batista, jurista da DECO.

As rendas das casas é o tema em destaque na rubrica desta semana da DECO. Que pode ouvir no podcast abaixo:

 

Atletas elvenses de Karaté participam no campeonato regional no domingo

Foto ilustrativa

Três atletas elvenses competem na fase de regional, com vista ao apuramento para o campeonato nacional de Karaté. Mariana Baltazar, Núria dos Santos e Diogo Casacão partem para Castelo Branco, no domingo, 16 de abril, para tentar vencer este desafio.

Segundo Paulo Ramalhete, treinador na escola de Karaté do Motoclube Alentejano de Elvas, os atletas começaram a competir este ano, mas há expectativa de que alguém seja apurado para os nacionais.

148 atletas participam da competição, que reúne crianças entre os dez e os doze anos. O treinador reforça que “o mais importante é o trabalho que eles têm feito”. A maior esperança é que eles tragam um sorriso na cara, pois, vindo de uma “cidade pequena como Elvas”, participar nesta competição já é “um ganho muito grande”.

O Campeonato Nacional de Karaté está marcado para os dias 6 e 7 de maio, em Paços de Ferreira, no Porto.

“A Baleia” em exibição na noite desta sexta-feira em Campo Maior

“A Baleia” é o filme em exibição na noite desta sexta-feira, dia 14, pelas 21h30, no Centro Cultural de Campo Maior.

O filme, que deu a Brendan Frases o Óscar de Melhor Ator, este ano, conta a história de um professor de inglês recluso que vive com grave obesidade, que tenta recuperar a relação com a sua filha adolescente, numa última oportunidade de redenção.

Os bilhetes, com o custo de 3,50 euros, podem ser adquiridos em Ticketline.