Inscrições para Caminhada da Liberdade em Ouguela até sexta-feira

Realiza-se no próximo dia 22 de abril, em Ouguela, no concelho de Campo Maior, a “Caminhada da Liberdade”, uma iniciativa inserida na 21ª edição dos Jogos do Alto Alentejo. As inscrições encontram-se abertas até sexta-feira, dia 14 de abril.

No dia da iniciativa, com organização conjunta da Câmara Municipal de Campo Maior e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, o secretariado, na Casa do Governador, abre às 9 horas, sendo que a caminhada tem início meia hora depois, na praça do castelo de Ouguela.

O percurso, de 12 quilómetros, considerado de dificuldade moderada, inclui passagem por caminhos rurais na envolvente à aldeia de Ouguela, em trilhos junto ao rios Xévora e Abrilongo. Aos participantes é aconselhada a utilização de roupa e calçado confortáveis.

Terminada a caminhada, haverá um almoço convívio, na Destilaria Atalaya Gin, em Ouguela.

Participam na iniciativa os Municípios de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Elvas, Marvão e Sousel, sendo que cada autarquia pode inscrever o número de participantes que pretender. O passeio será acompanhado por um carro de apoio.

As inscrições podem ser feitas aqui. Em Campo Maior, podem ser feitas diretamente no Centro Comunitário.

Insetos na rubrica “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”

Os insetos são um grupo de animais invertebrados que se destaca pela presença de asas, corpo dividido em cabeça, tórax e abdómen e a presença de seis pernas.

Na edição desta semana da rubrica “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, Hadi Sheikhnejad (na foto), investigador do laboratório, refere que decidiram dar destaque aos insetos no projeto ABC “para tentar desmistificar a ideia errada que muitas vezes se tem destes animais”.

Os insetos são o tema em destaque na edição desta semana da rubrica “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, que pode ouvir, no podcast abaixo:

Forte da Graça aumenta número de visitantes em abril

O Forte da Graça é um dos locais mais visitados em Elvas. O monumento, que tem uma grande representação histórica, recebe pessoas de todo o mundo, mas neste mês de abril, as visitas aumentam de forma considerável.

Vera Guelha, a responsável pelo forte, revela que, no mês de março, o forte recebeu “cerca de dois mil e quinhentos visitantes”, adiantando que “o mês de março é sempre um mês que as pessoas começam a fazer visitas, sobretudo visitas de estudo e excursões”.

O mês de abril já está a ser promissor, tendo tido cerca de 350 pessoas a visitar o forte na quarta-feira, 5 de abril. Vera Guelha afirma que, sendo “um mês que normalmente costumam a bater records”, devido à semana santa, altura em que esses números aumentam ainda mais, não só com visitantes nacionais, mas também internacionais.

O Forte da Graça costuma receber pessoas de todo o mundo, tanto “pela sua arquitetura, pelo conteúdo e pela representação histórica que teve, quer no nosso país, quer fora”, reforça a responsável pelo forte.

O Monumento é gratuito para as escolas; já para adultos, uma visita livre custa 5 euros. Também é possível marcar antecipadamente uma visita guiada, que tem o custo de 8 euros por adulto.

André Martins apresenta “Mandado de Captura” no sábado em Campo Maior

André Martins apresenta no sábado, dia 15 de abril, no Centro Cultural de Campo Maior, o espetáculo “Mandado de Captura”, pelas 21h30.

Trata-se do segundo solo de Stand Up do jovem humorista que, segundo diz, está “bem consolidado”, com os temas “a fluírem muito bem de uns para os outros”, e melhor que o seu primeiro espetáculo, “André do Karaté”.

André Martins promete uma noite “bem passada”, tendo em conta a experiência que já leva com este espetáculo em digressão e a resposta de outras plateias. “Acho que cumpre os requisitos de um espetáculo de stand up comedy, que era aquilo que eu ambicionava e que acho que estou a conseguir”, garante.

Neste seu mais recente espetáculo, André Martins fala sobre os segredos que algumas pessoas escondem, na importância de ter um seguro de vida e conta também como é que o seu pai foi capturado pela polícia e como isso o afetou ao longo dos anos. “Este espetáculo fala desta parte, que eu nunca tinha revelado, como é que aconteceu toda esta situação do meu pai. A maior parte das pessoas, e felizmente, não esteve nessa situação e eu explico, tim tim por tim tim, para que as pessoas compreendam porque é que eu falo disto, com piada. Passei muito tempo a esconder este mistério, este segredo que eu tinha, que só de há dois anos para cá é que eu conseguir expor isto em praça pública”, diz ainda.

“Mandado de Captura”, garante ainda o humorista, é “mais eficaz” que “André do Karaté”, assegurando que é “obcecado” pela quantidade de vezes que o público se ri ao longo dos seus espetáculos.

Os bilhetes para o espetáculo, com o custo de cinco euros, podem ser adquiridos na Ticketline.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

Um de dois segundos prémios do sorteio de ontem, 11 de abril, do Euromilhões, no valor de quase 270 mil euros, saiu em Portugal.

O terceiro prémio, de 12.600 euros, contemplou dez apostadores, três deles com aposta registada em território nacional. Já o quarto, de 1.190 euros, vai para 33 jogadores, um deles em Portugal.

Sem totalistas, o jackpot para o sorteio de sexta-feira, 14 de abril, “engorda” para 76 milhões de euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 10, 14, 16, 19 e 29 e as estrelas 2 e 10.

A informação apresentada não dispensa a consulta da lista de prémios no portal dos Jogos Santa Casa.