A mobilidade elétrica é cada vez mais uma realidade presente na vida dos municípios como um pilar importante para cumprirmos o compromisso de atingirmos a neutralidade carbónica em 2050.
Sendo relativamente recente, a mobilidade elétrica ainda desperta muitas dúvidas e incertezas aos Municípios, enquanto gestores do território e importantes atores neste
processo.
Para ajudar os Municípios a enfrentarem esta nova realidade, numa iniciativa que conta com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, a MOBI.E vai realizar com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e da Associação Nacional de Municípios Portugueses no próximo dia 13 de abril pelas 11 horas no auditório da CCDR Alentejo um workshop que é um Guia sobre a mobilidade elétrica, que conta com a colaboração da E-Redes e da APOCME – Associação Portuguesa de Operadores e Comercializadores de Mobilidade Elétrica.
Na sessão de abertura vão estar presentes o Secretário de Estado da Mobilidade Urbana,
Jorge Delgado, bem como a Vice-Presidente da CCDR Alentejo, Carmen Carvalheira e do Presidente da MOBI.E, Luís Barroso.
Na sessão de trabalhos que se seguirá vão ser debatidos temas como a “Mobilidade
Elétrica – Guia para os municípios” apresentado por Gonçalo Pacheco, responsável da Rede e Inovação da MOBI.E, João Filipe Nunes Diretor de Gestão de Clientes da E-REDES falará sobre “E-REDES como facilitadora da mobilidade elétrica e Carlos Ferraz, Presidente da APOCME (Associação Portuguesa de Operadores e Comercializadores de Mobilidade Elétrica apresentará o tema a “importância do carregamento público em Municípios”.
Pela importância deste tema tão atual para a vida dos cidadãos, gostaríamos de contar com a presença desse prestigiado órgão de comunicação social no evento.


O Complexo das Piscinas da Fonte Nova vai estar encerrado ao público no domingo de Páscoa, dia 9 de abril, bem como na segunda-feira, dia 10, feriado municipal em Campo Maior.

O restaurante “Azeitona”, no Jardim Municipal de Campo Maior, é um dos dez da vila que aderiu à segunda edição da Quinzena Gastronómica Terras do Borrego, promovida pelo Município de Sousel, num total de 120 estabelecimentos, espalhados pelos 15 concelhos do Alto Alentejo.
Com uma procura semelhante, tanto pelo clientela espanhola, ainda que mais ao fim de semana, como pela portuguesa, garante José Martins, o público adere “muito bem” aos pratos de borrego. “É o casamento perfeito: é a quinzena, na altura da Páscoa, e a procura está garantida”, remata o proprietário do “Azeitona”.
O auditório do Centro Cultural foi o palco escolhido pelo Conservatório de Música Sons e Compassos para apresentar o espetáculo que resulta do estágio da sua Orquestra Sinfónica Juvenil que decorreu em Arronches ao longo dos primeiros cinco dias do corrente mês.
O Programa Jovens Políticos Eleitos, do Comité das Regiões Europeu, que tem candidaturas abertas até à próxima segunda-feira, dia 10 de abril, tem procurado permitir o contacto entre jovens políticos da União Europeia, para a partilha de boas práticas, para dar voz às regiões e municípios da União Europeia no processo legislativo europeu e para aumentar a sua visibilidade nos círculos europeus.
O restaurante “O Ministro”, em Campo Maior, é um dos dez da vila que aderiu à segunda edição da Quinzena Gastronómica Terras do Borrego, promovida pelo Município de Sousel, num total de 120 estabelecimentos dos 15 concelhos do Alto Alentejo.
Entre os principais pratos de borrego servidos n’ “O Ministro”, o proprietário destaca “o ensopado, as costeletas de borrego, costeletas de borrego panadas e o borrego assado no forno”.