O Centro Cultural de Arronches é palco, este domingo, 2 de abril, de um Sarau da Primavera.
Neste sarau participam as Academias Seniores de Arronches e Estremoz, num espetáculo que de dança e canto.
O início do sarau está marcado para as 16 horas.
Depois de um encontro com as crianças da catequese, na Igreja de São João, em Campo Maior, o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho vai proceder, este domingo, 2 de abril, à Bênção dos Ramos, pelas 10h15.
Segue-se a Procissão dos Ramos, da Igreja de São João até à Matriz, às 10h30.
Pelas 11 horas, será celebrada a Missa dos Ramos na Paixão do Senhor, na Matriz.
João Moura Jr., Marcos Bastinhas e António Prates são os cavaleiros que vão entrar em praça, em Estremoz, no próximo dia 29 de abril, pelas 17h30, na corrida que se realiza no âmbito da FIAPE, a Feira Internacional Agropecuária de Estremoz.
Nesta corrida, que conta também com um concurso de ganadarias, vão ser lidados exemplares de Veiga Teixeira, Murteira Grave, Branco Núncio, Fernandes Castro, Pégoras e Ascensão Vaz. Pegam os Forcados Amadores de Montemor e os Amadores de Évora.
Esta corrida de touros é uma organização conjunta da Tertúlia Tauromáquica de Estremoz e da Toiros e Tauromaquia, empresa liderada por Margarida e António José Cardoso.
A quinta edição do Festival das Sopas, organizada pelos Escuteiros de Elvas, decorre hoje, sábado, 1 de abril, na Casa das Barcas.
Este ano, como revela Mónica Figueira, chefe da terceira secção, dos Escuteiros de Elvas, a iniciativa tem moldes um pouco diferentes, uma vez que “as 14 sopas serão confecionadas por vários restaurantes da cidade, com patrocínio de mercearias, que fornecem os ingredientes necessários”.
Haverá ainda “serviço de bar, com bebidas e cafés, bem como doçaria, confecionadas pelos pais dos jovens dos escuteiros, bem como bifanas e enchidos”.
As verbas angariadas, nesta iniciativa, acrescenta Mónica Figueira, revertem para “as atividades escutistas do grupo de pioneiros, nomeadamente para uma atividade a realizar, este verão no Gerês”.
Festival das Sopas, organizado pelos Escuteiros de Elvas, que este sábado, entre as 18 e as 22 horas, no mercado municipal de Elvas e conta com animação musical a cargo de um grupo de escuteiros da Ajuda, do concelho de Lisboa.
As Festas em Honra de Nossa Senhora da Enxara, em Campo Maior, arrancam na noite deste sábado, 1 de abril.
Esta romaria, que tem o seu ponto alto no próximo fim de semana, com diversas atividades, como garraiadas e baile, reúne sempre muita gente, que, por tradição, celebra a Páscoa no campo.
O início da festa faz-se esta noite, segundo explica o padre Rodrigo Oliveira de Sousa, com a tradicional procissão, que tem início em Ouguela, pelas 21 horas. “Temos como hábito iniciarmos a festa com esta procissão da Virgem, que é muito venerada na vila. É muito bonito iniciarmos a festa com esta procissão”, assegura.
Caberá ao Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, na Segunda-feira de Páscoa, dia 10 de abril, feriado municipal de Campo Maior, celebrar a missa e a procissão de encerramento desta festa, a partir das 16 horas.
O programa da festa:
O sorteio de ontem, 31 de março, do Euromilhões não teve totalistas, pelo que na próxima terça-feira, 4 de abril, vai estar em jogo um jackpot de 40 milhões de euros.
Dois apostadores no estrangeiro foram contemplados com um segundo prémio, de quase 347 mil euros e outros três com o terceiro prémio, de 54 mil euros.
Para Portugal vêm cinco quartos prémios, num total de 27 atribuídos, de 1.870 euros.
A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 16, 18, 28, 34 e 47 e as estrelas 5 e 10.
A informação apresentada não dispensa a consulta da lista de prémios no portal dos Jogos Santa Casa.
Como forma de assinalar o Dia Mundial da Árvore, que se celebra a 21 de março, o Município de Campo Maior promoveu a plantação de 42 árvores em vários locais.
Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar para a importância dos espaços verdes em ambiente urbano, tornando-o mais agradável para todos, e teve a colaboração das Juntas de Freguesia, das escolas do concelho e do GEDA.
Fonte: Município de Campo Maior
A Feira do Folar, que vai já na sua segunda edição tem início hoje, 1 de abril, em Alegrete, onde decorre até amanhã, contando com um vasto leque de iniciativas, direcionadas para esta iguaria típica.
A organização deste certame é da junta de freguesia de Alegrete. O presidente, Luís Ricardo, revela que para hoje estão previstas, principalmente “atividades com os mais novos, no âmbito do projeto “Crescer em Alegrete”, com demonstração de jogos tradicionais, com a Associação do distrito de jogos tradicionais. Também hoje será feita uma visita ao lagar “Encostas de Alegrete”, com degustação de azeite”.
Já amanhã, domingo, 2 abril, o presidente da junta revela que será feita a venda de folares, bem como outras iguarias, por parte de particulares e também estabelecimentos comerciais, e haverá ainda animação de rua pela Banda da Sociedade Recreativa Musical Alagretense, que dará um colorido muito bonito à Avenida Isaura Correia Santos”.
Feira do Folar que decorre este fim de semana, na freguesia de Alegrete.