Escuteiros de Elvas promovem 5ª edição do Festival de Sopas no sábado

A quinta edição do Festival das Sopas, organizada pelos Escuteiros de Elvas, decorre no próximo sábado, 1 de abril, na Casa das Barcas.

Este ano, como revela Mónica Figueira, chefe da terceira secção, dos Escuteiros de Elvas, a iniciativa tem moldes um pouco diferentes, uma vez que “as 14 sopas serão confecionadas por vários restaurantes da cidade, com patrocínio de mercearias, que fornecem os ingredientes necessários”.

Haverá ainda “serviço de bar, com bebidas e cafés, bem como doçaria, confecionadas pelos pais dos jovens dos escuteiros, bem como bifanas e enchidos”.

As verbas angariadas, nesta iniciativa, acrescenta Mónica Figueira, revertem para “as atividades escutistas do grupo de pioneiros, nomeadamente para uma atividade a realizar, este verão no Gerês”.

Feira do Folar está de regresso este fim de semana a Alegrete

A segunda edição da Feira do Folar decorre este fim de semana, dias 1 e 2 de abril, na freguesia de Alegrete.

Esta é uma feira “direcionada para as nossas tradições”, segundo o presidente da Junta, Luís Ricardo, adiantando que serão dois dias onde existirão atividades para os mais novos e, no segundo dia, decorrerá venda de bolos, licores e folares, com atelier de confeção de broas.

O objetivo, acrescenta Luís Ricardo é “trazer o maior número de pessoas possível, para conhecer e comprar este produto regional que se faz em Alegrete”.

Segunda edição da Feira do Folar, em Alegrete que decorre este fim de semana, contando com várias iniciativas, para miúdos e graúdos, bem como animação musical.

A programação completa, para ver nos cartazes abaixo:

Alentejo com o melhor resultado de sempre no Campeonato Nacional das Profissões

No passado dia 24 de março, a Delegação Regional do Alentejo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) promoveu, no Serviço de Formação Profissional de Vila Nova de Santo André, uma receção à equipa que representou o Alentejo na última edição do Campeonato Nacional das Profissões, que se realizou em Portimão, de 7 a 12 de março.

A iniciativa teve por objetivo entregar os certificados e diplomas a todos os participantes, mas sobretudo agradecer o empenho, esforço e dedicação demonstrados por todos e que resultou na conquista de 23 medalhas: oito medalhas de ouro, duas medalhas de prata, seis medalhas de bronze e sete medalhas de excelência.

A região obteve ainda a medalha de ouro que distingue o campeão dos campeões, título atribuído a João Pereira, do Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo Litoral, concorrente na profissão de Técnico de Produção Aeronáutica – Montagem de Estruturas.

Este foi o melhor resultado de sempre obtido pelo Alentejo, que assim triplicou o número de medalhas conquistadas em edições anteriores, comprovando a qualidade e a excelência da formação profissional ministrada pelo IEFP na região, através dos resultados obtidos no confronto dos concorrentes dos Centros de Formação Profissional do IEFP do Alentejo com os concorrentes de vários operadores, a nível nacional.

A etapa nacional, em Portimão, contou com a participação de cerca de 360 concorrentes de todo o país, provenientes de diferentes operadores de educação e formação; 290 jurados e outros técnicos e formadores; 100 empresas e várias entidades patrocinadoras; e 55 profissões.

Os jovens medalhados, nesta etapa nacional, poderão vir a representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro, em Gdánsk, na Polónia, e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em setembro de 2024.

Todos os medalhados do Alentejo na lista abaixo:

Nome Entidade Profissão Medalha
João Pereira CEFP Alentejo Litoral Técnico de Produção Aeronáutica – Montagem de Estruturas Ouro/Campeão Regional/Campeão Nacional
Diogo Bárbara CEFP Évora Padaria Ouro
Joana Ripado CEFP Évora Cabeleireiro Ouro
Rafael Ferreira CEFP Évora Condução de Drones Ouro
Sérgio Queimada CEFP Évora Jardinagem Paisagística Ouro
João Marques CEFP Portalegre Produção e Transformação de Compósitos Ouro
Pedro Correia CEFP Évora Web Technologies Prata
João Zêzere CEFP Portalegre Produção e Transformação de Compósitos Prata
Bárbara Leandro CEFP Alentejo Litoral Caring – Serviços Pessoais e à Comunidade Bronze
Bruno Godinho CEFP Portalegre Produção e Transformação de Compósitos Bronze
Rafael Coelho CEFP Beja Tecnologia Automóvel (Mecatrónica) Bronze
Simone Fadista CEFP Évora Tecnologias da Moda – Designer Bronze
Vitor Cruz CENFIM – Sines Soldadura Bronze
Mariana Marques CEFP Portalegre Produção e Transformação de Compósitos Bronze
Liliana Guerreiro CEFP Alentejo Litoral Animação/Vídeo Excelência
Beatriz Souza CEFP Évora Condução de Drones Excelência
Margarida Rocha CEFP Beja Marketing digital | E-commerce Excelência
Margarida do Rosário CEFP Beja Tecnologias da Informação | Microsoft Excelência
Mariana Teixeira CEFP Beja Cabeleireiro Excelência
Alexandre Verdú CEFP Évora Desenho Gráfico Excelência
Rute Correia CEFP Alentejo Litoral Animação/Vídeo Excelência

 

Dádiva de sangue na sexta-feira no Centro Educativo Alice Nabeiro

As instalações do Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, vão acolher, na sexta-feira, 31 de março, a realização de uma dádiva de sangue promovida pelo Coração Delta – Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.

A recolha vai decorrer entre as 9 horas e as 13h15, sendo condição obrigatória ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, ter o pequeno-almoço tomado e não comparecer em jejum.

As inscrições para esta dádiva de sangue podem ser feitas de forma antecipada através do site www.coracaodelta.com.

Agroecologia em destaque no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”

A Agroecologia propõe transformações no sistema alimentar por meio de pesquisa, educação e ações voltadas para a sustentabilidade, esse tema está totalmente alinhado com os princípios da Economia Circular e, por sua vez, com o projeto, do InnovPlantProtect, ABC- AgriBioCircular.

Na edição desta semana, a investigadora do departamento de Monitorização e diagnóstico de pragas e doenças do InnovPlantProtect, Maysa Toledo, explica que “com a intenção de repensarmos a produção de alimentos de uma forma sustentável, a Agroecologia começa a ser descrita como método científico na década de 80. Só que se engana aquele que pensa que, por essa razão, a Agroecologia é considerada apenas uma ciência. Apesar de ser primeiramente descrita dessa maneira no meio científico, muitos princípios já estavam a ser praticados pela população rural e por povos tradicionais muito antes disso, destacando o seu aspeto social e cultural”.

Maysa Toledo acrescenta que “o conceito de economia circular comunica com as propostas da Agroecologia para o desenvolvimento de sistemas agrícolas mais sustentáveis, assim como gerir a matéria-prima utilizada na agricultura como, por exemplo, o uso sustentável de água e do solo, a utilização de adubação verde oriunda do próprio sistema agrícola, promovendo a reciclagem de nutrientes e também a redução da emissão de resíduos, como, por exemplo, fertilizantes e pesticidas que acabam por poluir o solo, são propostas que podem coexistir dentro da abordagem da Economia Circular e da Agroecologia”.

A agroecologia é o tema em destaque, esta semana, no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Profissionais das Misericórdias de Campo Maior e Borba reunidos em intercâmbio

Um intercâmbio de profissionais das Misericórdias de Campo Maior e Borba decorreu ontem, 28 de março, em Campo Maior, num encontro subordinado ao tema “Cuidar em Fim de Vida – Que desafios?”.

A sessão decorreu no auditório do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, tendo contado com as presenças da vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, bem como do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, Luís Machado.

Durante o encontro discutiram-se os desafios atuais que são colocados aos profissionais da área na hora de cuidar, dignificando o final da vida.

Neste encontro foi apresentado o movimento “Cidades Compassivas”, que tem como objetivo a criação de comunidades capazes de cuidar com dignidade todos os concidadãos, estando inclusivamente a ser trabalhada a criação de uma Eurocidade Compassiva que reúna Campo Maior, Elvas e Badajoz.

Fonte: Município de Campo Maior

Articulação de respostas em saúde mental em debate nas Jornadas do Assumar

“Articular Respostas em Saúde Mental” é o tema da oitava edição das Jornadas do Assumar, que se realizam entre sexta-feira e sábado, dias 31 de março e 1 de abril, no Salão Multiusos do Centro de Recuperação de Menores daquela freguesia do concelho de Monforte.

Com esta edição das jornadas, explica o diretor desta Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras, Pedro Valente, que é aberta a toda a comunidade e que é dedicada “à articulação com outros intervenientes na saúde das pessoas com deficiência”, pretende-se criar “um espaço de diálogo”, em que profissionais possam partilhar as suas experiências, “dificuldades e obstáculos”, no que toca à área da saúde mental.

Participam, entre outros, nestas jornadas, que estavam planeadas para 2020, adiadas devido à pandemia, profissionais do Serviço Nacional de Saúde, “quer da região do Alentejo, quer de outras zonas do país, assim como de outras áreas de intervenção, como a psiquiatria, a cirurgia, a medicina dentária e a pediatria”. Irão também estar também presentes “representantes da rede de apoio à pessoa com deficiência como familiares, assistentes espirituais, professores e as pessoas assistidas”.

Em paralelo às jornadas, vão ser proporcionados aos participantes, entre outros, workshops de dança e movimento e sessões de relaxação terapêutica e mindfullness. Pedro Valente destaca ainda a participação, no evento, dos cuidadores, das famílias e dos grupos de autorrepresentação.

Segundo Pedro Valente, é necessário criar mais respostas ao nível da saúde mental, sendo que, localmente, o Centro de Recuperação de Menores tem procurado contribuir para dar resposta a estas necessidades, com consultas, entre outros, de psiquiatria e psicologia.

Marcha rosa percorreu vila de Arronches

O Município de Arronches juntou-se à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama e promoveu, no passado domingo, dia 26 de março, uma caminhada simbólica realizada com o objetivo de angariar fundos para apoiar as mulheres diagnosticadas com a referida doença.

Para levar a efeito esta ação solidária, os participantes juntaram-se no Jardim do Fosso e daí partiram em grupo, percorrendo os trilhos da sede de concelho com tons de rosa, a coloração da t-shirt oferecida na altura da aquisição do kit à supracitada instituição, que contemplava ainda um saco-mochila e uma barra de cereais, além do dorsal de cada um dos participantes.

Com o apoio das Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros e do Centro de Saúde de Arronches foi possível sensibilizar a população, tendo-se reunido um valor total de 444 euros, significativo das 37 pessoas que previamente se inscreveram neste megaevento que juntou milhares de pessoas por todo o país.

Exposição de arte na Rua “De Polo a Polo” inaugurada esta quarta-feira em Portalegre

Exposição de arte na Rua “De Polo a Polo” é o nome da exposição que é inaugurada esta quarta-feira, 29 de março, pelas 14.30 horas, no jardim da Avenida da Liberdade, em Portalegre, onde estará patente até dia 12 de maio.

“De Polo a Polo” assume-se como uma viagem fotográfica aos últimos paraísos naturais do Planeta e tem como objetivo sensibilizar para a importância de proteger o Planeta e também refletir sobre os efeitos da elevada taxa de extinção de espécies e da destruição de habitats como resultado do nosso estilo de vida.

A exposição, em exibição pela quarta vez em Portugal, convida os visitantes a fazer uma viagem surpreendente por alguns dos mais espetaculares espaços naturais da Terra, muitos deles conhecidos como «hotspots», ecorregiões terrestres reconhecidas pela sua elevada biodiversidade e que estão gravemente ameaçadas pela atividade humana. Uma viagem do Ártico à Antártida e por todos os biomas da Terra através de 52 fotografias marcantes.

As fotografias provêm do arquivo da National Geographic Society e são obra de prestigiados e reconhecidos fotógrafos de natureza como Frans Lanting, Steve Winter, Paul Nicklen e Tim Laman, entre outros.

A exposição faz parte do programa Arte na Rua, através do qual a Fundação ”la Caixa” pretende levar a ciência, a natureza e a cultura às pessoas fora do contexto habitual dos museus e salas de exposição.

A exposição apresenta 52 imagens de grande beleza sobre diversos espaços naturais da Terra, do Ártico à Antártida, com um denominador comum: sensibilizar para a importância de conservar estas áreas únicas do Planeta. A exposição reúne mais de 30 prestigiados fotógrafos de natureza, alguns deles vencedores de prémios como o Wildlife Photographer of the Year e o World Press Photo.

Um dos objetivos prioritários da Fundação ”la Caixa” é levar a cultura, a ciência e o conhecimento à sociedade. A divulgação da cultura é um instrumento fundamental para promover o crescimento das pessoas e, por esta razão, a Fundação ”la Caixa” e o BPI trabalham de forma a levar o conhecimento a públicos de todas as idades e contextos educativos.

Pedro Chagas Freitas em oficina de escrita criativa em Campo Maior

O Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro está a promover, até sexta-feira, 31 de março, várias iniciativas no âmbito daquela que é a Semana da Leitura.

Para amanhã, quinta-feira, dia 30, às 15 horas, está prevista uma oficina de escrita criativa, com o escritor Pedro Chagas Freitas, no auditório do centro.

Lembrando a obra do escritor, a diretora do centro, Cristina Lages, explica que, com esta atividades, pretende-se, acima de tudo, incentivar, quer os alunos mais novos, quer os adultos, que frequentam o Centro Qualifica, para a leitura e para a escrita.

Esta oficina de escrita criativa com o escritor Pedro Chagas Freitas insere-se no âmbito da atividade “Café com Letras”. Tem início amanhã pelas 15 horas e decorre no auditório do Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro, em Campo Maior.