Obra da Águas do Alto Alentejo corta trânsito em ponte de Arronches

A Águas do Alto Alentejo iniciou esta segunda-feira, 6 de março, trabalhos de remodelação da rede de abastecimento e da rede de saneamento na rua Dr. Edmundo Curvelo, em Arronches. O término das obras está previsto para, no máximo, acontecer às 17 horas do próximo dia 10.

“Para segurança de todos e não havendo forma de os evitar, prevêem-se condicionalismos no trânsito rodoviário nessa rua, nomeadamente na ponte. Os trabalhos implicarão o corte de trânsito na ponte, impedido assim a passagem de trânsito automóvel durante a sua execução”, adianta a Águas do Alto Alentejo, em nota de imprensa.

A empresa agradece “a melhor compreensão por parte de todos os utilizadores afetados e também de toda a população em geral”. De modo a causar o menor impacto possível, a Águas do Alto Alentejo promete realizar os trabalhos “no mais curto espaço de tempo”.

IPDJ: “Desporto para Todos” com candidaturas abertas até 3 de abril

Com um apoio global de 1 milhão e 450 mil de euros, destinados a projetos desportivos que fomentem o desporto para todos e a prática informal, recreativa, intergeracional, não competitiva e não federada, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) tem, até às 23h59 de dia 3 de abril, as candidaturas abertas à 1.ª Fase do Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT) 2023.

Esta primeira fase destina-se a clubes desportivos, clubes de praticantes, associações promotoras de desporto e outras entidades, cujo objeto compreenda ou capacite o desporto de base em Portugal.

Até 2022, no âmbito do PNDpT, foram distribuídos 20 milhões de euros, por cerca de 1700 projetos de associações e clubes.

O PNDpT foi elaborado de acordo com as orientações internacionais do movimento “Desporto para Todos” e adota a definição consagrada na “Carta Europeia do Desporto” do Conselho da Europa, na qual se entende por Desporto, “todas as formas de atividades físicas que, através de uma participação organizada ou não, têm por objetivo a expressão ou a melhoria da condição física e psíquica, o desenvolvimento das relações sociais ou a obtenção de resultados na competição a todos os níveis”.

Este programa visa, através do desporto, a promoção da saúde e dos estilos de vida saudáveis em todos os segmentos da população. Além das entidades cujo objeto compreenda ou capacite o desporto de base em Portugal podem ainda beneficiar de apoios outras entidades.

Todas as informações sobre o programa e a forma de se candidatar são disponibilizadas no portal do IPDJ. As candidaturas podem ser efetuadas aqui.

Casa Museu José Régio convida alunos para atividade “Uma Casa Cheia”

Todas as terças e quintas-feiras de março a maio, entre as 9h30 e as 11h30, a Casa Museu José Régio, em Portalegre, convida alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico a participarem na atividade de Serviço Educativo, “Uma Casa Cheia”.

A participação requer marcação prévia através do email museu.joseregio@cm-portalegre.pt e inclui uma visita guiada e uma oficina de expressão plástica tridimensional: “Construir uma Casa da Poesia”.

Grupo cívico contesta instalação de central fotovoltaica no concelho de Santiago do Cacém

O grupo cívico “Proteger Alentejo 1260 hectares” foi criado para proteger o total de hectares que um projeto de instalação de uma central fotovoltaica no concelho de Santiago do Cacém vai abranger.

Na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, José Janela da Quercus revela que este grupo cívico “contesta a emissão da Declaração de Impacte Ambiental favorável ao projeto fotovoltaico que a Iberdrola e a Prosolia Energy vão desenvolver na freguesia de São Domingos e Vale de Água, pelo que terá como consequência o abate de um milhão e meio de árvores para plantar dois milhões de painéis solares e que 80% da área está localizada em Reserva Ecológica Nacional e pode haver impactos na biodiversidade”.

“O projeto em causa teve anteriormente e por duas vezes parecer negativo por parte da Comissão de Avaliação devido aos impactes negativos previstos”, acrescenta José Janela.

A contestação do projeto de instalação de uma central fotovoltaica no concelho de Santiago do Cacém, por parte de um grupo cívico, é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Inscrições abertas para a Meia Maratona Badajoz-Elvas

A Câmara Municipal de Elvas, em parceria com a Fundación Municipal de Deporte (FMD) de Badajoz, organiza a 16 de abril (domingo), a 33ª Meia Maratona Internacional Badajoz-Elvas.

A prova conta com o apoio técnico da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) e tem inscrições abertas até 12 de abril, que devem devem ser efetuadas no site da prova: www.aadp.pt.

O processo de inscrição inclui o pagamento de dez euros por participante, pago à AADP, sendo que a inscrição apenas se considera concluída após envio do comprovativo de transferência para o endereço de email: portalegre@fpatletismo.org. O regulamento está disponível em www.cm-elvas.pt.

Inserida nesta prova, decorre a 1ª Corrida EuroBEC e a Caminhada, com partida no quilómetro 11, do percurso da meia maratona. As inscrições para a prova decorrem também no site da AADP.

A passagem do Granfondo EuroBEC por Campo Maior (c/ fotos)

A primeira edição do EuroBEC Granfondo Lusiberia realizou-se na manhã de ontem, domingo, 5 de março, tendo contando com a participação de mais de 1500 ciclista.

Com partida e chegada em Badajoz, os concelhos de Campo Maior e Elvas foram ponto de passagem das três distâncias (minifondo, mediofondo e granfondo), com um ponto de abastecimento instalado junto ao Jardim Municipal de Campo Maior.

Durante a manhã, o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, e os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha juntaram-se a dezenas de campomaiorenses e apoiaram os participantes da prova que em 2025 terá partida e chegada em Campo Maior.

No fim da prova, Luís Rosinha e Paulo Pinheiro estiveram em Badajoz, onde participaram na cerimónia de entrega dos prémios.

Fonte: Município de Campo Maior

Animateatro apresenta “Ao Crescer Quero Ser” às crianças de Campo Maior

Teve início, no fim de semana, o Mês do Teatro, em Campo Maior, com a apresentação, em três sessões, da revista à portuguesa “Agora Damos a Segunda”, da associação campomaiorense “Agora Quer’Arte”, no Centro Cultural da vila.

O evento prossegue esta segunda-feira, 6 de março, com a Animateatro a apresentar às crianças do ensino pré-escolar a peça “Ao Crescer Quero Ser”.

Trata-se de um espetáculo, segundo a produtora da companhia de teatro, da freguesia da Amora, no Seixal, Rita Araújo, que pretende demonstrar que “não somos só aquilo que fazemos”, “divertido”, em que a intereção entre atores e público será uma constante.

Em cena vão estar duas atrizes, que se vão desdobrando em diversas personagens. “Ao longo do espetáculo, vão, por magia, ganhar uma profissão. Vão experimentando, voltam à criança, e depois voltam a experimentar outra personagem”, adianta.

Rita Araújo revela ainda que esta peça de teatro, com uma aceitação “muito positiva”, encontra-se em cena desde 2021. “Temos corrido Portugal de lés a lés, porque temos um projeto que é o ‘O Teatro Vai à Escola’, em que procuramos ir ao encontro de alunos e professores e a aceitação tem sido muito positiva”, garante.

Questionada sobre a relevância deste Mês do Teatro, em Campo Maior, a produtora assegura ser “muito importante”, sobretudo em locais onde não há tanto acesso a esta e outras artes.

A peça “Ao Crescer Quero Ser” é apresentada hoje, no Centro Cultural de Campo Maior, em duas sessões: a primeira às 10 horas e a segunda às 14h30.