“Trilho” é a peça em destaque este mês no MAEE

“Trilho” é a peça em destaque este mês de março, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.

Esta peça era utilizada para a debulha de cereais, com auxílio de uma parelha de muares ou equídeos, sob a direção de um condutor.

Granfondo EuroBEC com três passagens este domingo em Campo Maior

A primeira edição do EuroBEC Granfondo Lusiberia realiza-se este domingo, dia 5 de março, com a presença de 1500 participantes.

Badajoz será o local de partida e chegada das três distâncias deste Granfondo (146 km, 121 km e 64 km) que têm ainda passagem pelos concelhos de Elvas e Campo Maior.

No que diz respeito à passagem por Campo Maior, estará instalado um Ponto de Abastecimento no Jardim Municipal, junto à Creche “Cantinho dos Sonhos”.

As horas previstas de passagem as seguintes: às 9 horas, a passagem do Minifondo; às 10 horas, a passagem do Mediofondo; e às 10h30, a passagem do Granfondo (esta distância tem também passagem pela freguesia de Degolados, antes da chegada a Campo Maior)

No próximo ano, o EUROBEC Granfondo terá como ponto central a cidade de Elvas e, em 2025, Campo Maior.

Elvas: Jorge Gomes anima Baile da Pinha este sábado no CRP da Boa-Fé

O Centro Recreativo e Popular (CRP) da Boa-Fé, em Elvas, é este sábado, 4 de março, palco de um Baile da Pinha, que contará com a animação do músico Jorge Gomes.

Esta é uma tradição antiga, pelo que Eduardo Roldão, presidente da coletividade, revela que esta iniciativa “conta sempre com muitos participantes”. Eduardo Roldão explica que este baile decide “quem é o rei e rainha da festa, depois de encontrada a fita da pinha vencedora”.

A entrada no evento é livre, sendo que para participar no Baile da Pinha, é pago o valor de um euro. Também na coletividade haverá serviço de bar, com comida e bebida. O início do Baile da Pinha está marcado para as 18 horas.

Secretário de Estado acredita que Festival do Peixe do Rio deve ser “uma marca do território”

A abertura do Festival do Peixe do Rio já decorre no Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal, na manhã deste sábado, 4 de março.

Presente na sessão de abertura esteve o secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel, no seu discurso destacou o cartaz do Festival do Peixe do Rio, considerando que tem um “excelente design e imagem moderna e pretende dar a conhecer algo diferente, pelo que a Câmara esteve muito bem nisso”.

Carlos Miguel acrescenta que “é no que temos de melhor que devemos apostar e, este festival, pretende ser uma marca e isso é bom, transformar um produto endógeno e de qualidade, como uma marca do território, que traga gente, para alargar o conhecimento e que este festival se vá replicando no dia-a-dia como uma imagem de marca que se vá desenvolvendo para dar apoio à economia local”.

“Transformar aquilo que é uma ideia da Câmara, naquilo que é uma ideia de todos”, é o que o secretário de Estado pretende que se torne este Festival do Peixe do Rio, em Alandroal.

Esta sessão inaugural contou ainda, entre outras entidades civis e militares, com a vice-presidente da CCDR Alentejo, Carmen Carvalheira.

Seguiu-se a esta sessão de abertura a inauguração da exposição“Chaminés do Alandroal”, de Víctor Rosa. Entre as 13 e as 17 horas vai decorrer, também no âmbito do Festival Peixe do Rio , uma feira de produtos regionais, na Praça da República, e um sunset, no Mercado Municipal, a partir as 16.30 horas.

Mais de 1500 ciclistas no Granfondo EuroBEC este domingo

A Eurocidade Badajoz Elvas e Campo Maior acolhe amanhã, domingo, 5 de março, o Granfondo Eurobec, um evento desportivo que vai atrair cerca de 1500 ciclistas.

No entanto hoje, sábado, 4 de março, para os atletas mais jovens, dos 5 aos 12 anos, a organização preparou uma prova por categorias que decorre hoje, às 16 horas nas instalações da IFEBA, em Badajoz.

Luís Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, revela que este “é um evento que ficará marcado neste território e é de grande interesse desportivo para a nossa Eurocidade”.

Para Rondão Almeida, presidente da Eurobec e da Câmara Municipal de Elvas, “esta prova vai trazer mais cerca de quatro ou cinco mil pessoas, entre atletas e famílias, que vêm a um espaço que é a Eurobec e com isso o que pretendemos é que todos têm que começar a sentir, desde elvenses, pacenses e campomaiorenses que este é nosso espaço, o nosso território”.

Ignacio Gragera, alcaide de Badajoz, garante que “durante um fim-de-semana a Eurobec vai ser o centro do ciclismo. Será uma grande prova que atrai visitantes de Espanha e Portugal e que vai posicionar a Eurocidade como destino desportivo, turístico e paisagístico”.

O Granfondo Eurobec parte, amanhã, de Badajoz, às 8 horas e conta com três percursos diferentes, de 64, 121 e 146 quilómetros, passando por Elvas e também por Campo Maior, num total de cerca de 1500 participantes. A entrega de prémios está prevista para as 13 horas, em Badajoz.

“Agora Quer’Arte” estreia “Agora Damos a Segunda” em Campo Maior

A associação “Agora Quer’Arte” estreia, este sábado, 4 de março, a revista à portuguesa “Agora Damos a Segunda”, no Centro Cultural de Campo Maior, sendo o espetáculo também apresentado, amanhã, em duas sessões.

Trata-se, segundo o ator, cantor e encenador Duarte Silvério, de um espetáculo “diferente” e com “melhores cenários”, em que em palco se juntam a 18 pessoas, entre elenco e bailarinos, a Banda 1º de Dezembro. “É com um enorme orgulho que temos a banda agregada ao nosso espetáculo, que faz já parte do elenco, que é isso que nós queremos que sintam”, adianta.

Este promete ser um espetáculo “mais próximo das pessoas, em nome da liberdade”, sendo precisamente assim que começa a ser pensado. “Começámos a ter ideia de algumas cenas e pensámos por que não fazermos uma segunda revista à portuguesa”, adianta o encenador, assegurando que, inicialmente, não tinham em mente fazê-la. É daí também que surge o nome do espetáculo.

Comparativamente a “Agora É Que É”, a primeira revista produzida por este grupo de jovens, “Agora Damos a Segunda” tem “mais brilho”. “A luxúria do espetáculo é muito maior e tem um corpo de baile maior também”, acrescenta Duarte Silvério.

Com o objetivo de “acrescentar cultura” a Campo Maior, através dos vários espetáculos que tem vindo a realizar, a associação procura fazer sempre “mais e melhor”. “Queremos abranger mais pessoas, porque a verdade é que percebemos, com o outro espetáculo, que conseguíamos levar muitas pessoas ao Centro Cultural e é isso que já se verifica agora. Vão 600 pessoas ver este espetáculo. É um número que nós queremos ainda ultrapassar, estamos só ainda a tentar ver outras datas, para que possamos, também, ir a outros sítios”, diz ainda Duarte Silvério.

Sendo este um espetáculo através do qual se quer “quebrar tabus”, revela a atriz e cantora Leonor Alegria, não é recomendado a menores de 12 anos. Ainda assim, “fica ao critério de quem as quiser levar”. Apesar de diferente, este espetáculo, tem o mesmo registo “Agora É Que É”, juntando o teatro à dança e à música. “Mas é diferente porque temos uma mensagem a transmitir, uma mensagem que quebra tabus e fala em nome da liberdade. É isso que queremos transmitir”, garante Leonor Alegria.

“Desta vez tivemos uma preocupação em elevar os figurinos, os cenários e as próprias cenas e distanciarmo-nos daquilo que já foi feito”, revela, por sua vez, outro dos elementos do elenco, Miguel Henriques. Adiantando que o espetáculo contaa com uma pequena cena de homenagem ao fado, o artista revela ainda que o público vai poder esperar “muita dança, muitos ritmos de diferentes partes do mundo, muita alegria, muita cor e, essencialmente, liberdade”.

A verdade é que os bilhetes, no valor de oito euros, esgotaram no mesmo dia em que foram colocados à venda. Para isso, não tem dúvidas Duarte Silvério, contribui o facto da população de Campo Maior apoiar sempre muito os artistas da terra: “as pessoas querem-nos apoiar, querem mostrar que Campo Maior tem talento e que Campo Maior consegue avançar. É isto que faz sentido, é isto a essência também de uma comunidade”.

“Eu sinto muito, nestes momentos, o carinho das pessoas e que as pessoas querem muito vir nos ver. É assim que nos estamos a sentir nos últimos dias e é maravilhoso termos esgotado. Eu quero que muito mais pessoas vão”, diz ainda. Em conjunto da Câmara Municipal de Campo Maior, a associação está já a tratar de novas datas, porque, também para o município, garante o artista, deve ser um orgulho ter o Centro Cultural cheio.

Aqueles que foram a tempo de comprar bilhete, terão oportunidade de assistir a este “Agora Damos a Segunda”, este sábado, pelas 21 horas; ou amanhã, dia 5, em duas sessões: às 15 e às 19 horas.

De recordar que, depois de “Agora É Que É”, em março de 2022, a associação apresentou ao público, em Campo Maior, o espetáculo “Agora… Canta-se o Fado!”, em outubro.

Euromilhões: dois segundos prémios de 150 mil euros saem em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 143 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 4 de março, na chave sorteada.

Para Portugal vieram dois segundos prémios, no valor de 150 mil euros, num total de nove contemplados.

Já o terceiro prémio, de 13 mil euros foi para 23 apostadores, dois deles também com aposta registada em território nacional.

O quarto prémio, de 1.392 euros, saiu a 71 apostadores, sete deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 03 – 06 – 08 – 24 – 50 e pelas estrelas 10 e 11.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Trânsito condicionado na manhã de domingo em Campo Maior devido ao Granfondo Eurobec

Devido à realização da primeira edição do EuroBEC Granfondo Lusiberia, com passagem pelo concelho de Campo Maior, o trânsito estará condicionado amanhã, dia 5 de março, entre as 8.30 e as 13.30 horas, em várias artérias do concelho, com especial destaque para a zona do Jardim Municipal, onde estará instalado um ponto de abastecimento. Haverá a possibilidade de cortes no trânsito em alguns períodos da manhã.

Desta forma, o município de Campo Maior apela à compreensão de todos e deixa “o pedido para que siga as instruções das autoridades e dos elementos da organização nos diferentes locais de passagem da prova”.

Esta é uma prova que contará com a presença de 1500 participantes, em três distâncias diferentes que irão percorrer o território da Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior.