Águas Públicas do Alentejo lança concurso de Artesanato “Água e Alentejo”

A Águas Públicas do Alentejo, S.A (AgdA), no âmbito das suas responsabilidades de promoção do desenvolvimento do território, de sensibilização para o valor da água e de responsabilidade, promove o Concurso de Artesanato “Água e Alentejo”.

A iniciativa resulta de uma parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, o Turismo do Alentejo, E.R.T. e a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública no Alentejo.

A AgdA realizou esta segunda-feira, 27 de fevereiro, a cerimónia de lançamento do Concurso de Artesanato “Água e Alentejo”, no Centro UNESCO, em Beja, contando com a presença de representantes das entidades parceiras. Foi exposto que, o objetivo deste concurso é incentivar a produção de artesanato, distinguindo os artesãos, privilegiando as suas competências técnicas e profissionais, bem como a sua capacidade estética.

O concurso envolve a criação de uma peça artesanal de valor artístico e ou utilitário, que deve evidenciar valor cultural e social, relacionando a água e o território do Alentejo. A peça pode integrar a valorização de resíduos, subprodutos e a reciclagem de materiais.

O concurso é aberto a qualquer pessoa ou conjunto de pessoas, para o caso de autoria partilhada, ou por qualquer entidade ou conjunto de entidades. As inscrições ocorrem entre 27 de fevereiro a 30 de junho e exigem a entrega da peça e do formulário disponível no site da AgdA, devidamente preenchido, na Sede da empresa, em Beja.

A cada uma das peças selecionadas pelo Júri do Concurso será atribuído um prémio pecuniário repartido entre o primeiro e décimo lugar, sendo o primeiro prémio no valor de 1 500 euros.

O anúncio dos vencedores do concurso será divulgado publicamente nos canais de comunicação da AgdA, designadamente no site www.agda.pt, como por comunicação eletrónica.

Aulas de Sevilhanas e Flamenco em Arronches

Todas as quintas-feiras, pelas 18 horas, no Pavilhão de Paisagem da Piscina Municipal Miguel Lagarto, em Arronches, há aulas de Sevilhanas e Flamenco.

Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição através do contacto 925 769 378.

GNR efetua dez detenções numa semana

Dez pessoas foram detidas em flagrante delito pelo Comando Territorial de Portalegre, da GNR, entre os dias 20 e 26 deste mês, sendo cinco por crimes contra a propriedade industrial; três por condução sob o efeito do álcool e dois por condução sem habilitação legal.

No mesmo período foram também apreendidos 578 artigos contrafeitos.

Ao nível da fiscalização de trânsito, a GNR detetou 168 infrações, das quais 11 por excesso de velocidade, nove relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; nove relacionadas com pneumáticos; sete por falta de inspeção periódica obrigatória; e cinco por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.

Registaram-se também 11 acidentes de viação dos quais resultaram nove feridos leves.

Oito autos de contraordenação foram levantados pela GNR, relativos à proteção da natureza e do ambiente.

Relativamente a ações de sensibilização a GNR realizou 27 ações no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 440 idosos; 21 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 186 comerciantes; e 11 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 247 pessoas da comunidade escolar.

Higino Maroto mantém-se na coordenação da comissão distrital do BE

A nova Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda (BE) de Portalegre tomou posse no passado dia 18 de fevereiro, após as eleições de dia 11.

O coordenador, nomeado pelo secretariado, é Higino Maroto, que mantém essas funções. Para além de Higino Maroto, integram o secretariado José Carlos Soares e Tiago Monteiro Amaro.

A Comissão Coordenadora Distrital do BE é composta, em termos efetivos, por Higino Maroto, José Carlos Soares, Márcia Cruz, Rui Jorge Sousa, David Bizarro, Daniela Sande Lopes e Tiago Monteiro Amaro.

Os suplentes são João Luís Mourato Varela, Hugo Freire dos Reis Ferreira, Ana Maria de Oliveira Vinagre, Manuel António Azeitão Rebelo, José Luís da Fonseca Monteiro, Mariana de Lurdes Reguina Faria, António Maria Ramos Ricardo.

“Para além da escolha dos responsáveis de organização interna, foi decidido manter os grupos de trabalho: Ambiente e ecologia; Trabalho e sindical; Autarquias; Questões Sociais; e Juventude”, revela ainda o partido em comunicado.

Miguel Minas reeleito presidente da Casa Benfica de Campo Maior

A Casa Benfica em Campo Maior, a número 1 no mundo, foi a eleições no passado sábado, 25 de fevereiro.

A sufrágio apresentou-se uma lista única, liderada por Miguel Minas, que se mantém no cargo de presidente da coletividades no triénio 2023/2026.

Esta lista única foi eleita pela unanimidade dos 111 votos expressos no ato eleitoral.

Alandroal: peixe do rio é protagonista de festival e vai ter direito a uma academia

O peixe do rio vai ser o grande protagonista de um festival, que envolve um vasto leque de atividades e que vai muito para além da sua comercialização nos restaurantes de Alandroal, de 3 a 12 de março.

Na apresentação do evento, na manhã desta segunda-feira, 27 de fevereiro, à comunicação social, no Fórum Cultural e Transfronteiriço, o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, defendeu que a venda desta iguaria nos restaurantes “continua a ser fundamental”, mas é igualmente importante “envolver toda a comunidade local, as escolas”, em torno do peixe do rio e do que ele representa para o concelho e a região.

Esta passagem de mostra gastronómica para festival, diz ainda, encontra-se em fase de “processo”, até porque “não se muda tudo de um dia para o outro”. “A ideia é que, ao fazermos um festival, garantimos que há uma altura do ano em que pode haver uma procura adicional, porque vão encontrar as propostas de peixe do rio, mas queremos que o peixe vá passando para as ementas dos restaurantes, ao longo do ano, também em função da sazonalidade e da disponibilidade de cada um dos peixes”, adianta.

A pensar na dinamização do concelho, em torno do peixe do rio, a Câmara de Alandroal está já a preparar uma candidatura a fundos comunitários para ter uma academia dedicada a esta iguaria. “Estamos a preparar o projeto, mas a ideia é ter um espaço que, ao longo do ano, seja um espaço de investigação, exploração e apresentação, para que, quem venha ao Alandroal, e que queira saber mais sobre um pouco toda esta cultura do peixe do rio, tenha esse espaço onde possa encontrar informação e onde possa aprender”, explica.

Num espaço que se quer de partilha, com a intervenção de vários chefs ao longo do ano, com esta academia, diz ainda João Grilo, pretende-se salvaguardar a tradição. “Temos de a guardar e colocar à disposição de quem a quer conhecer”, acrescenta.  O investimento a fazer nesta academia rondará os 300 mil euros.

Para o chef José Júlio Vintém, que esteve hoje a cozinhar peixe do rio, com recurso a alguns utensílios de origem asiática, o festival, antes mostra gastronómica, torna o evento “mais forte”. Defensor da “sazonalidade do produto”, o chef, ainda assim, garante que, com o projeto da academia pretende-se, entre outros, “ensinar as pessoas a comer peixe do rio o ano inteiro”.

Durante mais de uma semana, no decorrer do festival, haverá um conjunto de atividades culturais e desportivas, e ainda uma feira de atividades económicas, associados à venda do peixe do rio nos restaurantes do concelho. Entretanto, está já a ser preparado um roteiro do peixe do rio, bem como um livro sobre o tema, que será escrito pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Alandroal.


Ponte de Sor: pulseira eletrónica para homem detido por violência doméstica

Um homem de 52 anos foi detido na passada quarta-feira, 22 de fevereiro, por violência doméstica, no concelho de Ponte de Sor, pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Ponte de Sor.

No âmbito de uma denúncia por violência doméstica, os militares da Guarda “deslocaram-se ao local onde apuraram que a vítima, uma mulher de 44 anos, sofria de violência psicológica por parte do seu companheiro de 52 anos. Durante a ação policial, e já na presença dos militares, o agressor continuou com o seu comportamento, infligindo agressões psicológicas, motivos que levaram à sua detenção em flagrante”, revela a GNR em comunicado.

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Ponte de Sor, no dia seguinte à detenção, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contactos com a vítima e testemunhas no processo, por qualquer forma ou meio, proibição de frequência de locais que a vítima frequente e proibição de se aproximar da vítima, controlado por pulseira eletrónica.

Primeiro censo nacional de coruja-das-torres em destaque no “Ambiente em FM”

O Laboratório de ornitologia da Universidade de Évora e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves lançaram o primeiro censo nacional de coruja-das-torres, que decorre até junho, no âmbito de um projeto da Comissão Europeia de “Ciência para todos: sustentabilidade e inclusão”.

A coruja-das-torres é uma das sete aves de rapina noturnas que existem em Portugal. Na edição desta semana do programa “Ambiente em FM” José Janela, da Quercus, revela que este primeiro censo tem como objetivo “conhecer com mais detalhe o estado de conservação desta espécie. Por viver tão próxima das pessoas, todos podemos ajudar a encontrá-la para conhecermos melhor a sua distribuição e sabermos aproximadamente quantas corujas-das-torres existem em todo o país”.

Quem quiser participar no censo pode consultar aqui toda a informação e responder ao inquérito existente sobre a observação da coruja-das-torres.

O primeiro Censo Nacional de coruja-das-torres é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Museu Militar de Elvas candidata metralhadora antiaérea aos prémios APOM

O Museu Militar de Elvas, através dos militares e civis afetos à secção de conservação e restauro, procedeu, recentemente, à total recuperação de uma peça de artilharia antiaérea que será, este ano, submetida à votação nos prémios APOM, da Associação Portuguesa de Museologia.

Esta metralhadora destinava-se “a abater aeronaves que voavam a baixa altitude”, começa por explicar o major Carlos Carretas. “Todos os anos, das nossas reservas, selecionamos uma peça que está em muito mau estado, para apresentarmos no dia do Museu Militar de Elvas”, adianta. No ano seguinte, o museu candidata essa mesma peça aos referidos prémios.

Foi com “muita dedicação e empenho”, garante ainda o major, que esta peça foi restaurada, depois de encontrada “completamente degradada”. “Teve um trabalho de manutenção brilhante. Todo o sistema hidráulico, o sistema de motor de combustão interna, foi tudo reparado, foi tudo descascado, com aplicação de primários, de tinta e temos o resultado final como se pode ver”, diz ainda o major, assegura que a metralhadora está “precisamente como se fosse uma peça original”.

“Vamos agora fazer essa candidatura e esperamos que esta peça seja premiada, durante o ano de 2023”, remata Carlos Carretas.

“O Elvas” é campeão distrital 2022/23

A equipa sénior de “O Elvas, após vencer por uma bola a zero no Estádio Municipal de Gáfete, no concelho do Crato, chegou ao título de campeão distrital na temporada de 2022/2023, a duas jornadas do final do campeonato.

O capitão João Carlos, na execução de um livre direto, mo minuto 39, foi o marcador do único golo do desafio. Este jogador, com 13 golos, é o melhor marcador da equipa nos jogos oficiais desta época.

O Clube Alentejano de Desportos, com a vitória no campeonato, assegurou a presença na disputa da Supertaça Comendador Rui Nabeiro, a 2 de abril em Campo Maior, a ainda está na luta por conquistar a Taça da Associação de Futebol de Portalegre, com final a 26 de março, na capital de distrito.