“O Elvas” ganha 3-1 em Gavião e é líder na Taça

“O Elvas” venceu o Gavionenses por 3-1, esta tarde de domingo, 15 de janeiro, em jogo da quarta jornada da fase de grupo da Taça da Associação de seniores, que decorreu em Gavião (foto ao lado).

Os azuis-e-ouro adiantaram-se no marcador, aos 19 minutos, com um golo marcado, de grande penalidade, por Luís Dias; aos 22 minutos, João Carlos fez o 2-0; o golo do Gavionenses surgiu aos 46 minutos, através de Garba; e “O Elvas” fixou o resultado, no minuto 79, com o golo marcado por Okebe.

Nesta jornada, o Eléctrico folgou e o Gafetense venceu o Mosteirense por 2-1. Classificação do grupo: 1º “O Elvas”, 7 pontos; 2º Gavionenses, 7 pontos; 3º Gafetense, 4 pontos; 4º Eléctrico, 3 pontos; e 5º Mosteirense, 0 pontos. Na próxima jornada, no dia 29, o Gavionenses folga e jogam-se o “O Elvas” – Gafetense e Mosteirense – Eléctrico.

Quanto ao campeonato, os azuis-e-ouro, no próximo domingo, 22 de janeiro, deslocam-se a Mosteiros, para defrontar a equipa local, e o Eléctrico joga em Gáfete, numa jornada em que o Gavionenses folga.

Fernando Mendes apresenta “Insónia” em Elvas no dia 28

O apresentador e humorista Fernando Mendes traz a Elvas, a 28 de janeiro, a peça de teatro “Insónia”.

A iniciativa, integrada nas comemorações dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas, decorre a partir das 21h30, no Cineteatro Municipal.

Uma comédia imperdível, que retrata a hilariante crise interior pela qual, em tempo real, Custódio vai passar.

Os bilhetes para o espetáculo estão à venda no Posto de Turismo da Praça da República ou na Ticketline.

Exposição “Do Outro Lado do Espelho” patente no Espaço.arte

A exposição coletiva “Do Outro Lado do Espelho”, foi inaugurada ontem, 14 de janeiro, no Espaço.arte, em Campo Maior.

Trata-se de uma mostra de pintura e desenho que junta os trabalhos de Luís Almeida, Rodrigo Canhão e Run Jiang em que os três artistas plásticos, através do uso de diferentes linguagens visuais, exploram o tema dos “Sonhos”.

Esta mostra inaugura a programação para 2023 do espaço.arte que este ano terá como temática “Da Universalidade à Individualidade”.

Marcaram presença na ocasião, para além de Luís Almeida e Rodrigo Canhão, o presidente do Município, Luís Rosinha, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, e Vanda Portela e José Leão, em representação das Juntas de Freguesia de S. João Baptista e de Nossa Senhora da Expectação, respetivamente.

Após estragos provocados pelas cheias, Piscina de Arronches reabre ao público

Resolvidos os problemas que surgiram devido às inundações que ocorreram no passado mês de dezembro, a Câmara Municipal de Arronches reabriu ao público a Piscina Municipal Miguel Lagarto, na passada terça-feira, dia 10 de janeiro.

A piscina volta a funcionar nos horários habituais, de segunda a sexta-feira: às segundas, das 15 às 19 horas; e de terça a sexta-feira, entre as 10 e as 13 horas e das 15 às 19 horas.

As aulas de natação são também retomadas nos seus horários habituais.

Juvenis da ACD Belhó/Raposeira são campeões distritais de futsal

A equipa de Juvenis da Associação Cultural e Desportiva (ACD) Belhó/Raposeira, a duas jornadas de terminar o campeonato distrital de futsal, sagrou-se campeã.

Num jogo muito disputado com o Elétrico FC, os atletas acabaram por vencer o jogo, num resultado de 7-6, com os golos a serem marcados por Francisco Cláudio, Guilherme Sardo  e Lourenço Coelho.

Campeonato Regional de Cadetes de Judo decorreu em Campo Maior

O Campeonato Regional de Cadetes realizou-se no sábado, 14 de janeiro, no Pavilhão Desportivo Rui Nabeiro, em Campo Maior.

Quanto aos resultados, em femininos: Liliana Gama (-44Kg), Casa do Povo de Campo Maior) ficou em primeiro lugar, em segundo lugar Joana Coelho, do Sporting Clube Campomaiorense (-48kg); já

na categoria – 57KG, Maria Borrega, do SCC, ficou em primeiro e Bárbara Estrela do CDP, em segundo.

Nos masculinos m -55 kg, Tomás Regino da Casa do Povo de Campo Maior, ficou em primeiro lugar; na categoria (-60 Kg) o elvense Miguel Abreu ficou em segundo lugar (do CRP da Boa-Fé), em terceiro lugar ficaram Tomás Mafra e Santiago Vilhalva da Casa do povo de Campo Maior (CPCM).

Na categoria – 66kg Guilherme Nanita (CPCM) conquistou o primeiro lugar e em segundo ficou Daniel Mardari (CRP-Elvas)

Já nos +90kg, Gabriel Azevedo (CPCM) foi o primeiro classificado, Laurindo Cardoso (CDP) o segundo e em terceiro lugar ficou Duarte Marques (EFC).

Alandroal com orçamento de 19 milhões para concluir obras do Portugal2020

O ano de 2023 vai ser decisivo para o concelho de Alandroal na conclusão de projetos financiados pelo Portugal 2020, como é o caso da Fortaleza de Juromenha, Escola Básica e Castelo de Alandroal, entre outros.

Nesse sentido, “o orçamento municipal sofreu um aumento de dois milhões de euros, passando de 17 para 19 milhões, sobretudo devido à necessidade de conclusão de obras”, como nos referiu João Grilo, presidente da câmara de Alandroal.

Sem solução ficou a obra do centro comunitário de Alandroal, uma vez que “não foi aprovado pela Assembleia Municipal. Nesse sentido, vamos tentar transferi-lo para o 2030 para que o possamos concluir”.

João Grilo considera que este vai ser “um ano de grandes desafios. Saímos de uma pandemia, estamos a viver uma crise inflacionista e temos um conjunto de condicionantes externas que não controlamos mas, a nível interno, estamos a viver um excelente momento de oportunidade, projetos e novos investidores. Desta forma, temos que tentar encontrar um equilíbrio de, em circunstâncias mais difíceis, e com nas mesmas receitas, conseguir dar resposta a todas as obras que temos em andamento, às que queremos lançar e às necessidades que o concelho apresenta, mas acho que vai correr bem”.

Câmara Municipal de Alandroal com orçamento de 19 milhões de euros para este ano, um aumento de dois milhões, sobretudo, devido à necessidade de conclusão de obra.

Obras na Estrada do Bicho arrancam nos próximos dias

Vão ter início, nos próximos dias, em Campo Maior, os trabalhos de recuperação do Caminho Municipal 1113, mais conhecido como Estrada do Bicho, depois de uma passagem hidráulica ter desaparecido com as cheias que a assolaram a vila a 13 de dezembro.

Segundo o presidente da Câmara, Luís Rosinha, a estrada poderá voltar a estar transitável “entre duas a três semanas”. Ainda assim, os trabalhos poderão não estar concluídos nesse espaço de tempo, uma vez que “há sempre trabalhos acessórios a fazer lateralmente à estrada”. A obra arranca agora, adianta o autarca, depois de concluído “o processo de adjudicação e de formalização do contrato” da empreitada.

“Uma passagem hidráulica, que fazia a transição transversal da água, de um lado para o outro, desapareceu. A estrada ficou sem passagem hidráulica e, portanto, sem condições de circulação. É isso que vamos fazer a partir da próxima semana: é reposicionar, com uma maior capacidade de escoamento, essa mesma passagem hidráulica”, explica ainda Luís Rosinha.

Relativamente à Estrada Nacional 373, que liga Campo Maior a Elvas, Luís Rosinha assegura que tudo aponta para que, no final da semana, já se possa voltar lá a circular. Recordando que algumas situações que provocaram “algum atraso” na obra, ainda assim, assegura o presidente, e ao contrário do que acontece em outros concelhos, onde as intervenções a fazer, do mesmo género, ainda sem sequer começaram, em Campo Maior a Infraestruturas de Portugal, colocaram “os meios que tinham disponíveis no terreno, quase no imediato”.