NAOM 2023 entre 10 e 12 de fevereiro em Castelo de Vide, Marvão e Portalegre

A edição deste ano do Norte Alentejano O’Meeting (NAOM) decorre entre os dias 10 e 12 de fevereiro, em Castelo de Vide, Marvão e Portalegre.

No primeiro dia, a Herdade do Pereiro, em Castelo de Vide, recebe um “evento modelo” desta prova de orientação pedestre, estando prevista, para dia 11, no Vale Lobo, também em Castelo de Vide, a prova de distância média.

Também no dia 11 de fevereiro, mas já em Santo António das Areias, é promovida uma prova de sprint. Para terminar, no dia 12, é na Herdade das Coutadas, em Portalegre, onde se disputa a prova de distância longa.

Dia 3 de fevereiro, até às 23h59, é a data limite para inscrições com preços vantajosos (podem ser feitas aqui). No dia 6, terminam as inscrições em escalões de competição.

O NAOM, incluído nos calendários da Federação Portuguesa de Orientação (FPO) e da Federação Internacional de Orientação (IOF), é aberto à participação de pessoas de qualquer idade, seja em escalões de competição, escalões abertos ou principiantes, individualmente ou em grupo.

Programa completo:

10 fevereiro

10h00 – Abertura do secretariado;

10h30 – Model Event;

12h30 – Secretariado encerra para almoço;

14h00 – Reabertura de secretariado;

18h00 – Encerramento do secretariado.

11 fevereiro

08h30 – Abertura do secretariado no local do evento;

10h00 – Distância Média WRE – Vale do Lobo (Castelo de Vide);

11h30 – Hora limite para partidas nos escalões abertos;

14h30 – Abertura do secretariado em Sto. António das Areias (Marvão);

15h45 – Sprint WRE – Sto. António das Areias (Marvão);

17h30 – Entrega de prémios WRE – Sto. António das Areias (Marvão).

12 fevereiro

08h30 – Abertura do secretariado no local da prova;

10h00 – Distância Média – Herdade das Coutadas (Portalegre);

11h30 – Hora limite para partidas nos escalões abertos;

13h00 – Cerimónia de entrega de prémios NAOM 2023 e encerramento.

Ovibeja 2023 decorre de 27 de abril a 1 de maio

Foto arquivo

“Comunicar, Um Grande Desafio para a Agricultura” é o tema da 39ª edição deste ano da Ovibeja agendada para a semana de 27 de abril a 1 de maio.

O tema escolhido este ano prende-se com “a necessidade de haver uma comunicação muito fluida, quer entre agricultores, quer para o exterior”, de acordo com Rui Garrido, presidente da Associação de Agricultores do Sul.

“Resolvemos ir para este tema porque tem aqui duas vertentes muito importantes: por um lado, o ato de comunicar no interior da atividade agrícola, ou seja, tem que haver uma fluidez entre a informação criada pela investigação e pelas universidades com a agricultura, para que os agricultores possam aderir a estas novas tecnologias. Por outro lado, temos a questão da comunicação para o exterior porque, muitas vezes, nós, os agricultores, não sabemos comunicar”.

Rui Garrido considera que “é necessário haver uma aproximação entre a agricultura, produtora de alimentos, e a sociedade civil, nomeadamente o mundo urbano, que muitas vezes não conhece as dificuldades que nós temos no campo”.

Com a visita de mais de 150 mil visitantes, a Ovibeja conta com mais de mil expositores, vários pavilhões temáticos dedicados a diversos setores, atividades pedagógicas e comunicação de boas práticas agrícolas. Uma das imagens de marca da Ovibeja é ainda a abertura dos grandes festivais de primavera, com quatro grandes concertos e as inconfundíveis “ovinoites”.

A organização do evento pertence à ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Saiba qual a importância das amígdalas no programa De Boa Saúde desta semana

As amígdalas fazem parte do sistema imunitário e são uma primeira linha de proteção do organismo. Como qualquer outra parte do nosso corpo, não são imunes a doenças e “a amigdalite, de causa bacteriana ou viral, é o problema mais frequente que as amígdalas enfrentam”, de acordo com o médico Pintão Antunes.

O melhor tratamento para uma amigdalite “é mesmo os antibióticos, uma vez que evitam que o vírus diminua a defesa da amígdala e provoque uma amigdalite bacteriana”.

Se em tempos, antes do aparecimento do antibiótico, o primeiro tratamento era a remoção das amígdalas, hoje em dia, essa opção apenas se verifica em último caso, “quando a pessoa desenvolve, todos os meses, amigdalites provocadas pelo streptococcus”.

A amigdalite é a inflamação das amígdalas, que são estruturas presentes no fundo da garganta e que têm como função defender o organismo contra infecções de bactérias e vírus.

As amígdalas são o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Barragem do Caia volta a efetuar descargas dez anos depois

Depois de ter atingido esta terça-feira, 10 de janeiro, os 98,22% da sua capacidade de armazenamento de água, a Barragem do Caia iniciou, hoje, pelas 10 horas, descargas de superfície.

As últimas descargas tinham acontecido há praticamente dez anos, mais precisamente em fevereiro de 2013.

Estas descargas de superfície servem para controlar o volume da barragem, que foi construída em 1963 e que tem capacidade para armazenar 190 milhões de metros cúbicos de água. Abastece, para além dos concelhos de Elvas e Campo Maior, os de Arronches e Monforte.

De recordar que ontem, a Associação de Beneficiários do Caia tinha informado a população dos concelhos de Elvas e Campo Maior que iria proceder a descargas, depois de, dias antes, já o ter feito junto de residentes e agricultores que vivem e trabalham nas margens do rio Caia.

Depois das descargas, a água segue o seu trajeto pelo rio Caia, entra no curso do rio Guadiana, culminando na Barragem do Alqueva.

Cerca de 200 pessoas na Corrida e Caminhada das Linhas de Elvas

A 29ª Corrida e a 17ª Caminhada das Linhas de Elvas realizam-se na manhã do próximo domingo, dia 15 de janeiro.

A organização da prova, que se realiza no âmbito das comemorações dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas, é da responsabilidade do Clube Elvense de Natação (CEN), com o apoio do Município de Elvas e a colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP).

Esta, garante o presidente do clube, José Caldes, é uma prova que se destina “a toda a gente”, sejam atletas federados ou não federados: “toda a gente pode participar, tanto na 29ª Corrida, como na 17ª Caminhada”.

A Corrida das Linhas de Elvas, uma prova de estrada, lembra José Caldes, é agora retomada no pós-pandemia. “Penso que poderemos fazer mais e melhor e acho que no ano que vem poderemos fazer uma coisa muito maior. Esta prova calha numa data que não é muito propícia, porque existem outras provas, no distrito, mas a verdade é que há sempre o pessoal que gosta muito da estrada e vem”, comenta o responsável.

Tanto a corrida, como a caminhada, têm início junto ao Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, terminando no Estádio Municipal de Atletismo. “Dentro do estádio, é feita uma prova para os miúdos”, explica José Caldes. Na corrida, adianta, todos os escalões vão estar em prova, desde os benjamins até aos veteranos, “com classificações para os dois sexos”.

As inscrições para a corrida e para a caminhada encontram-se abertas até quinta-feira, dia 12, sendo que José Caldes apela para que todos os interessados o façam. Sendo que a corrida integra o Circuito de Corridas da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, as inscrições podem ser feitas no site da AADP. Quanto à caminhada, os interessados podem inscrever-se ou no Posto de Turismo da Praça da República, em Elvas, ou através do email desporto@cm-elvas.pt.

A expectativa de José Caldes é que participem nesta iniciativa desportiva cerca de 200 pessoas, sendo que, até ao momento, há já “bastante” gente inscrita.

Os caminhantes arrancam, no domingo, pelas 9 horas, do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, no Sítio Murtais. Já os atletas em prova na corrida partirão um pouco mais tarde.

Volume da Barragem do Caia acima de 98%

A Associação de Beneficiários do Caia (ABC), publicou os dados referentes à leitura das 9 horas desta terça-feira, 10 de janeiro, onde se dá conta que o volume da albufeira era de 98,2%, 1,1 pontos percentuais acima do valor do dia anterior. A cota do nível das águas subiu, desde ontem, 11 centímetros e está em 232,60 metros. O volume de água armazenada é de 186,6 milhões de metros cúbicos, tendo aumentado 2,1 milhões relativamente ao que havia na segunda-feira.

Recorde-se que a ABC avisou que, a partir das 10 horas desta terça-feira, dia 10, vai haver descargas de superfície, o que vai provocar o aumento do caudal do Rio Caia, a jusante da barragem. Por essa razão, chama-se a atenção dos agricultores para cuidados a ter com equipamentos nas margens do rio e dos automobilistas nas travessias de pontes e pontões.

Inspeção adia reabertura da EN 373 entre Campo Maior e Elvas

Desde o passado dia 13 de dezembro que o trânsito, entre Campo Maior e Elvas, pela Estrada Nacional 373, está interdito, depois dos estragos provocados pelo mau tempo.

Os trabalhos de recuperação do talude e da via, levados a cabo pela Infraestruturas de Portugal, que têm vindo a ser acompanhados pelo presidente da Câmara de Campo Maior, estavam previstos terminar já esta semana, mas, segundo revela Luís Rosinha, depois de uma inspeção, verificou-se que o troço a ser intervencionado, de 20 metros, passou “quase para o dobro”.

“Eu acho que se não fosse esta expansão maior, nós, com certeza que, no final desta semana, terminávamos os trabalhos. Aquilo que me foi transmitido é que, ainda assim, haverá reforço de meios e penso que, nas próximas duas semanas, podemos ter novidades para a EN 373, que é uma estrada estruturante para o concelho de Campo Maior”, diz o autarca.

Por enquanto, ainda não é possível circular nesta estrada que liga Campo Maior a Elvas, sendo que a perspetiva inicial era de que, nestes primeiros dias de janeiro, já se pudesse transitar, pelo menos, numa das vias da EN 373.