Centenas de crianças na chegada dos Reis Magos a Badajoz (c/fotos e vídeos)

Passava pouco depois das 15.30 horas desta quinta-feira, 5 de janeiro, quando Baltasar, Belchior e Gaspar chegaram à Estação de Comboios de Badajoz, vindos do Oriente, para cumprir mais uma vez a tradição da Cavalgata dos Reis Magos, na cidade pacense.

À sua chegada, os reis magos cumprimentaram as centenas de crianças presentes, que os aclamavam com muito entusiasmo e fizeram questão de entregar os seus pedidos.

Baltasar, Belchior e Gaspar, em declarações à Rádio Campo Maior expressaram a sua felicidade, por ver os sorrisos das crianças, neste dia, desejando o melhor para todas elas. “Muito felizes por ver a quantidade de pessoas e queremos ver o sorriso das crianças que é o melhor que há, é uma alegria poder voltar a estar aqui e esperamos que as crianças desfrutem, já que nos últimos dois anos não puderam e desejo saúde amor e felicidade para todos”.

O alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, considera que é uma “alegria voltar a celebrar este dia de Reis, de forma totalmente tradicional”, tendo em conta que nos últimos dois anos, tal não foi possível devido à pandemia, mas também ver “a felicidade das crianças”, esperando que desfrutem, porque segundo diz, “este dia é para eles”.

No total foram mais de mil crianças que participaram na Cavalgata, nos carros alegóricos, alusivos a temas como A Bela e Monstro, o livro da Selva ou mesmo as princesas da Disney.

Falámos também com algumas crianças, que demonstraram a sua felicidade ao ver os reis Magos e a quem pediram, entre animais de estimação, brinquedos, telemóveis, entre outros.

Ângela, uma das pessoas que aguardava a chegada dos reis magos, na Estação, revela que este “é um dia muito especial, principalmente para as crianças”, adiantando que uma das suas filhas desfilou num dos carros alegóricos, pelo que é um dia “muito feliz para todos”.

Esta é uma tradição que tem passado de geração em geração, e Fátima é o exemplo disso, uma vez que sempre aguardou, enquanto criança, a chegada dos Reis Magos e agora, junto à Estação de comboios, passa “a alegria e emoção” ao seu filho de dois anos.

Cavalgata dos Reis Magos que voltou a cumpriu-se em Badajoz, com a chegada dos três reis magos à Estação de comboios, seguindo-se o desfile, onde as crianças, atiraram às centenas de pessoas presentes os tradicionais rebuçados.

 

 

Barbacena canta aos Reis esta noite

O Grupo de Cantares Santos Rezes de Barbacena, no concelho de Elvas, vai, nesta noite de 5 de janeiro, cantar aos Reis, como manda a tradição.

Hugo Tiago, membro do grupo, refere que “este é um regresso sem restrições e em que o mais importante é manter a tradição. Infelizmente já perdemos alguns membros do grupo e, para que esta tradição não se perca, contamos já com jovens a participar”.

O cantar aos Reis, em Barbacena, tem início marcado para as 21 horas, na Praça do Pelourinho.

“Avatar – O Caminho da Água” sábado em Campo Maior

“Avatar – O Caminho da Água” é o filme em exibição no sábado, 7 de janeiro, no Centro Cultural de Campo Maior, pelas 21h30.

O filme de James Cameron, que conta com Sam Worthington, Zoe Saldaña e Sigourney Weaver nos principais papéis, é para maiores de 12 anos. Os bilhetes têm o custo de 3,5 euros (podem ser adquiridos aqui).

Sinopse: “decorre uma década após os acontecimentos do primeiro filme e conta a história da família Sully (Jake, Neytiri e os seus filhos), os seus problemas, as longas distâncias que vão percorrer para se manterem a salvo, as batalhas que lutam para se manterem vivos, e as tragédias que suportam”.

GNR detém dois homens em Campo Maior por furto de azeitona

Dois homens, com 23 e 28 anos, foram detidos, na passada terça-feira, 3 de dezembro, por furto de azeitona, no concelho de Campo Maior, pela GNR.

No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares do Posto Territorial de Campo Maior detetaram “dois suspeitos a realizar colheita e recolha de azeitona para o interior de um veículo ligeiro, sem que para tal se encontrassem autorizados pelo proprietário”, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR, em nota de imprensa.

No seguimento das diligências policiais, os militares apreenderam 80 quilos de azeitona, um veículo automóvel ligeiro e uma máquina manual para apanha de azeitona no solo (conhecida como ouriço).

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

A GNR relembra que “a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival poderá configurar crime contra o património”.

No âmbito da operação “Campo Seguro 2022”, a GNR leva a cabo ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto, junto de propriedades/explorações agrícolas, bem como de reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas.

Ano Europeu das Competências em destaque no “Espaço Europa”

O Ano europeu das competências foi anunciado pela presidente da Comissão Europeia, em setembro de 2022 e surgiu de uma análise do que se tem passado na Europa nos últimos anos, em termos das competências dos seus cidadãos.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, explica que cada vez mais “a dimensão digital assume um papel principal no quotidiano, sendo objetivo que esta transição digital chegue a todos, de igual forma, dotando as pessoas para estas competência, não só para o trabalho, mas também para a sua vida pessoal”.

Alguns estudos que foram feitos a empresas revelam que “o número de adultos que fazem formação regular é de 37%, sendo objetivo da União Europeia chegar aos 60%”, adianta Ana Pereira, acrescentando que, mais de ¾ das empresas da União Europeia têm já dificuldades em encontrar trabalhadores com competências necessárias para área digital, e o número de adultos que fazem formação regular é muito baixo”.

 Ana Pereira acrescenta que “2023 servirá para, principalmente desenvolver diversas ações, como campanhas de sensibilização, angariação de parceiros para atividades específicas e candidaturas para financiamento, para que as intuições trabalhem nesta área da formação”.

O Ano Europeu das Competências é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Volume da Barragem do Caia é 94% do máximo

Na leitura das 9 horas desta quinta-feira, 5 de janeiro, o volume da água armazenada na Barragem do Caia era de 94% da capacidade máxima da albufeira.

Os dados são divulgados pela Associação de Beneficiários do Caia e referem um volume de 178 milhões de metros cúbicos e uma cota de 232,14 metros do nível da superfície da água.

Note-se que a água está a pouco mais de um metro do nível de pleno armazenamento da albufeira, que corresponde a 190 milhões de metros cúbicos.

Reis Magos chegam esta quinta-feira a Badajoz

Os Reis Magos chegam esta quinta-feira, dia 5, a Badajoz para o tradicional encontro com as crianças no passeio de San Francisco.

A chegada dos Reis Magos à estação ferroviária de Badajoz está marcada para as 15.30 horas. Por volta das 16.15 horas tem início o desfile que, este ano, conta com 29 grupos e 14 carros.

CURPI de Campo Maior celebra Dia de Reis com lanche convívio

A Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior celebra amanhã, 6 de janeiro, o Dia de Reis, com um lanche convívio, para todos os sócios da instituição.

Segundo o presidente da CURPI campomaiorense, José Pedro Caldeirão (na imagem), todos os anos se assinala este dia na coletividade, esperando que este volte a ser “um sucesso”. “Não queremos fugir às nossas atividades, porque foi um hábito que se criou e todos os utentes alinham nestes convívios”, adianta.

O objetivo é que todos aqueles que frequentam, diariamente, a CURPI, “se sintam bem naquela casa”. “Quando eles se sentem bem, nós, direção, também nos sentimos bastante bem e recompensados, com o nosso trabalho”, garante José Pedro Caldeirão.

O bolo rei, por esta ocasião, assegura ainda o presidente da CURPI, não faltará nas mesas da sala de convívio da instituição.

Município de Campo Maior convida população a cantar as Janeiras

Com a colaboração de diversas associações e instituições do concelho, o Município de Campo Maior convida os campomaiorenses a participar, na tarde de amanhã, sexta-feira, 6 de janeiro, numa das tradições mais características da quadra natalícia: cantar as Janeiras.

Com concentração e partida do Largo do Barata, pelas 17 horas, o grupo sairá em desfile pelas ruas do centro histórico da vila de Campo Maior ao som das canções típicas desta época. “Esta é uma tradição que iremos tentar dar continuidade este ano. É dinamizarmos uma das tradições que consideramos mais bonitas desta época do ano”, revela a vereadora São Silveirinha.

A iniciativa, que promete também resultar num convívio de gerações, envolve, entre outros, o grupo de cantares “Despertar Alentejano”, os alunos da Academia Sénior da CURPI, os elementos dos Clubes dos Mayores, o ATL da Casa do Povo, o Centro Educativo Alice Nabeiro, os alunos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, incluindo a própria Associação de Estudantes e os funcionários do município, que se queiram associar.

“Apelo à população para se juntar a nós numa das atividades que serve de encerramento à época festiva que temos estado a viver”, diz ainda São Silveirinha.