Évora recebe novo Data Center da Saúde

O novo Data Center da Saúde, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência vai instalar-se em Évora após conversações entre a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), o parceiro estratégico no âmbito do digital DECSIS e a SPMS, EPE (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde).

Segundo informação na página de facebook da ADRAL, “Évora foi o local escolhido por reunir um conjunto de requisitos favoráveis, nomeadamente devido à proximidade de Lisboa e Espanha, por beneficiar de boas condições estruturais de abastecimento de energia e comunicações”.

O anúncio foi feito na passada semana, no debate “Um Data Center para a Saúde”, que decorreu em Évora, onde João Grilo, presidente da ADRAL, defendeu o “papel estruturante da Agência na captação de investimentos e na articulação de infraestruturas críticas de serviços coletivos onde se insere o digital” e demonstrou “satisfação” pela escolha do local ter recaído sobre Évora.

João Grilo lembrou também que a ADRAL tem a seu cargo a “definição da Agenda Digital do Alentejo, sublinhando os pilares Capacitação e competências, Modernização da Administração Pública no domínio da interoperabilidade, na transformação digital das empresas e no desenvolvimento de novas infraestruturas que promovam o acesso ao digital pelos cidadãos e empresas”.

Município de Arronches apoia financeiramente associação “Arronches Adopta”

Tal como tinha sido aprovado pelo executivo na segunda reunião de Câmara do mês de novembro, o Município de Arronches voltou a celebrar, para o ano de 2023, um protocolo de colaboração com a Associação de Proteção Animal “Arronches Adopta”, tendo o mesmo sido assinado no passado dia 27 de dezembro.

Nos Paços do Concelho, no gabinete do presidente da Câmara Municipal, o edil de Arronches, João Crespo, recebeu a presidente da Associação de Proteção Animal “Arronches Adopta”, Patrícia Flores, tendo-se procedido à assinatura do documento que rege o acordo entre a autarquia e a coletividade.

Com este protocolo, o Município atribui um apoio financeiro anual no valor de 14 mil euros, disponibilizado em prestações mensais, contribuindo para a manutenção do Centro de Hospedagem cedido à associação, bem como para os trabalhos de captura, recolha e tratamento de animais errantes na área do concelho.

Eurodeputada Sandra Pereira: apoio aos lesados das cheias “devia ser imediato e ainda não chegou”

Aqueles que perderam todos os seus bens, com as cheias, como aquelas que afetaram Campo Maior, no passado dia 13 de dezembro, precisavam de “um apoio imediato que ainda não chegou”. Estas são palavras da eurodeputada Sandra Pereira, que esteve esta terça-feira, 3 de janeiro, em Campo Maior, no âmbito das quintas “Jornadas de Trabalho dos deputados do Partido Comunista Português (PCP) no Parlamento Europeu”.

A eurodeputada assegura que os apoios “até podem vir”, sendo que eles eram “necessários no dia seguinte, porque as pessoas ficaram sem máquinas, sem fogões, sem camas, sem tudo isso”, lembrou, depois de ter estado, esta manhã, num contacto direto com a população da vila. “O que nos foi dito é que houve uma onda de solidariedade e que algumas dessas coisas já chegaram às pessoas, mas muitas outras ainda faltam chegar e para um novo recomeço era necessário que esse apoio chegasse no dia seguinte e ainda não chegou”, acrescenta.

Lembrando o “cenário totalmente devastador”, provocado pelas cheias, a deputada europeia não tem dúvidas que “estas pessoas precisam de apoios para reconstruir e recomeçar uma vida”. Quanto aos apoios, que podem ser disponibilizados pela Comissão Europeia, Sandra Pereira explica que dependem “muito da ajuda que o próprio Governo pedir para ser mobilizada”.

De visita também à Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior, Sandra Pereira explica que é necessário continuar a apoiar este tipo de instituições, para que possam continuar a desenvolver o seu trabalho diário: “estas instituições abrem as portas, onde as pessoas vêm jogar às cartas, vêm tomar uma refeição quente, vêm conviver e também estas instituições precisam de apoio, para continuar a fazer este papel”.

Por outro lado, a área dos idosos tem sido uma das prioridades do PCP: “temos defendido o aumento das reformas, também perceber como é que o aumento do custo de vida impacta os reformados e pensionistas, que têm as suas contas para pagar, mas a inflação aumentou imenso, sendo que a sua reforma não aumentou de acordo com a inflação”.

Estas quintas “Jornadas de Trabalho dos deputados do PCP no Parlamento Europeu” decorrem até sexta-feira, 6 de janeiro, sendo que hoje, para além de Sandra Pereira, que esteve em Campo Maior, João Pimenta Lopes visitou o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, seguindo para Nisa, para visitar o Centro de Saúde, o comércio local e os estaleiros da Câmara Municipal.

Cota da Barragem do Caia chega aos 232 metros

O volume da água armazenada na Barragem do Caia, nesta terça-feira, dia 3, é de 176 milhões de metros cúbicos, isto é 92,81% do volume total da albufeira. Os dados são da Associação de Beneficiários do Caia e correspondem à leitura das 9 horas.

Já cota do nível da água está agora em 232,06 metros.

Veganismo é o tema do programa De Boa Saúde desta semana

O veganismo é definido como “uma filosofia e uma forma de viver que pretende excluir todas as formas de exploração dos animais e crueldade para com estes, seja para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito.

“É possível adotar este estilo de vida, de um dia para o outro, à semelhança do que acontece com pessoas que deixam de comer outros tipos de alimentos. Por exemplo, os diabéticos deixam de comer pão de um dia para o outro”, como nos refere o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do programa De Boa Saúde.

Como resultado de seus princípios éticos, os veganos, assim como os vegetarianos, não consomem carnes vermelhas, peixes, aves (ex. frango, peru, pato, etc.) ou insetos. No entanto, ao contrário dos vegetarianos, os veganos também não consomem outros alimentos de origem animal, tais como laticínios, ovos ou mel, devido ao sofrimento infligido nos animais na obtenção de tais alimentos.

O veganismo é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

APPACDM de Elvas investe 150 mil euros na eficiência energética

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, a APPACDM de Elvas, vai, em 2023, investir na eficiência energética da instituição, no âmbito de uma candidatura ao PARES 3.0.

Luís Mendes, presidente da APPACDM de Elvas, refere que vão proceder “à substituição de janelas antigas e à colocação de painéis foto voltaicos, o que permite reduzir a fatura energética, que é muito pesada para a nossa instituição, e melhorar a climatização dos edifícios”.

Com o novo ano a começar, Luís Mendes refere que “os desafios da instituição são diários e é com alguma apreensão que olhamos para o futuro mas tenho a certeza que com um trabalho conjunto vamos conseguir ultrapassar tudo”.

A APPACDM de Elvas vai investir cerca de 150 mil euros, no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 3ª geração, sendo 75 por cento financiado com fundos comunitários.

Ateliê das Artes ocupa idosas de Degolados uma vez por semana

O Ateliê das Artes, em Degolados, tem sido, desde há um ano a esta parte, um escape para algumas idosas daquela freguesia do concelho de Campo Maior, que ali encontram, um dia por semana, atividades que as ocupam, mas mais que isso: um lugar onde o convívio é a palavra de ordem.

Até ao momento, revela uma das responsáveis pelo ateliê, Eunice Vieira, apenas as senhoras têm frequentado este espaço, algumas delas com mais de 80 anos, sendo que a iniciativa é também abertas aos homens. “Gostávamos também de ter alguns senhores, que eles têm jeito para aquelas manualidades das madeiras, muito interessantes, mas ainda não apareceram”, começa por dizer esta funcionária do Município de Campo Maior, convidando-os a juntarem-se a esta iniciativa.

Atualmente, são entre sete a oito senhoras que, todas as quartas-feiras, frequentam este ateliê, sobretudo para trabalhos de costura e pintura. “É um bocadinho que elas passam connosco, um dia agradável, em que também recebemos imensas partilhas de coisas que elas sabem fazer”, acrescenta Eunice Vieira.

A participação neste ateliê, segundo a secretária da Junta de Freguesia de Degolados, Olga Madeira, é totalmente gratuita e aberta a todos os interessados. Para isso, basta que as pessoas interessadas se dirijam à Junta de Freguesia ou às próprias responsáveis pelo ateliê, para que se inscrevam e participem nas atividades.

Para além de Eunice Vieira, este ateliê das Artes conta com a colaboração de Cristina Sabino, na área da pintura.