GNR efetua sete detenções sendo quatro por condução sem habilitação legal

Sete pessoas foram detidas em flagrante pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, entre os dias 26 de dezembro e 1 de janeiro, das quais quatro por condução sem habilitação legal; duas por condução sob o efeito do álcool; e uma por tráfico de estupefacientes.

A GNR detetou 322 infrações rodoviárias, sendo 18 por falta de inspeção periódica; 17 por excesso de velocidade; 11 por falta de seguro de responsabilidade civil; dez relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; e cinco por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.

No mesmo período registaram-se nove acidentes, sem vítimas.

Foram ainda levantados dois autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

Ao nível de ações de sensibilização a GNR desenvolveu 192 ações no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 323 idosos; 129 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 183 comerciantes; duas no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 34 pessoas da comunidade escolar.

2023 vai ter cinco fins de semana prolongados

O ano de 2023 vai contar com cinco fins-de-semana prolongados e pelo menos seis oportunidades para fazer “ponte” se contar com o Carnaval.

É em fevereiro que surge a primeira ponte, no Carnaval, celebrado a 21 de fevereiro. Depois a oportunidade de desfrutar de um fim-de-semana prolongado volta a colocar-se no 25 de Abril, que coincide com uma terça-feira. E em junho, o dia do Corpo de Deus (dia 8, quinta-feira) permitirá gozar umas curtas férias, em véspera do início do verão.

A possibilidade de ponte coloca-se ainda a 15 de agosto (terça-feira), o feriado religioso que assinala a Assunção de Nossa Senhora, e a 5 de outubro (quinta-feira) data em que se comemora a implantação da República em 1910.

Dezembro é o mês com mais feriados durante dias de semana (dois à sexta-feira) contando com o dia de Natal que será numa segunda-feira. Da mesma forma o dia de Ano Novo também é uma segunda-feira, permitindo desfrutar de um fim de semana de três dias.

Deputados do PCP terça-feira em Campo Maior e quinta em Elvas

Dando continuidade à iniciativa «Jornadas de Trabalho dos deputados do PCP no Parlamento Europeu», João Pimenta Lopes e Sandra Pereira vão percorrer o distrito de Portalegre, de 3 a 6 de Janeiro, com um intenso programa de iniciativas, com a realização de encontros com trabalhadores e as populações, contactos com serviços públicos da área da saúde e do ensino, reuniões com autarquias e outras instituições, contactos com micro, pequenas e médias empresas, incluindo nos sectores produtivos da indústria e da agricultura.

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu iniciam o ano de 2023 indo ao encontro da realidade nacional, aprofundando o conhecimento dos problemas e das necessidades dos trabalhadores e das populações e apontando soluções e medidas para os superar, num distrito que, segundo o partido, é marcado pelas dificuldades que se fazem sentir por via do aumento do custo de vida, da debilitação de sectores produtivos, do desinvestimento nos serviços públicos, da falta de apoio às micro, pequenas e médias empresas, da falta de investimento em infraestruturas essenciais.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A partir destas jornadas, no distrito de Portalegre, os deputados do PCP no Parlamento Europeu pretendem dar voz às reivindicações dos trabalhadores e da população do Distrito e intervir, dando o contributo que se exige para a solução dos problemas e a resposta às necessidades com que estes se confrontam.

Programa:

Terça-feira, 3 de Janeiro

João Pimenta Lopes

7.30h – Contactos no Hospital Dr.José Maria Grande, em Portalegre

10.00h – Visita ao Hospital Dr.José Maria Grande

14.30 – Contacto na Vila de Nisa, nomeadamente Centro de Saúde e no comércio local

16.15h – Contactos nos estaleiros da Câmara Municipal de Nisa

17.30h – Contactos no edifício da Câmara Municipal de Nisa

18.30 – Sessão pública em Nisa, na sala da União de Freguesias do Espírito Santo, N.Sra.da Graça e S.Simão

Sandra Pereira

9.30h – Contacto com a população em Campo Maior, a propósito das cheias

11.00h – Visita à CURPI em Campo Maior e contacto com reformados e pensionistas

13.30h – Contactos na Hutchinson em Campo Maior

16.00h- Contactos nos estaleiros da Câmara Municipal de Campo Maior

18.00h- Contactos na Tecnidelta em Campo Maior

19.00h- Reunião com a União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim

Quarta-feira, 4 de Janeiro

João Pimenta Lopes

7.30h – Contactos na Dardico, em Avis

10.00h – Visita à Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis

13.00h- Contactos no edifício da câmara municipal de Avis

16.00h- Contactos nos estaleiros da câmara municipal de Alter do Chão

16.30h- Contactos em Alter do Chão, com o comércio local

18.00h- Contactos na M.A.Silva, em Alter do Chão

Sandra Pereira

9.30h- Reunião com a Junta de Freguesia das Galveias e contacto com os trabalhadores

10.30h – Visita ao Núcleo Museológico de Galveias e aos Serviços

11.30h- Contactos com os trabalhadores no Monte da Torre

14.00h – Reunião com a Direcção da Banda Filarmónica das Galveias

15.30h – Visita aos Serviços Operativos e contacto com os trabalhadores

16.30h – Encontro e visita à Fundação Maria Clementina Godinho de Campos

18.00h- Sessão Pública nas Galveias, na Sala José Luís Peixoto

 

Quinta-feira, 5 de Janeiro

João Pimenta Lopes e Sandra Pereira

8.30h – Contactos com os trabalhadores da EPAL/VT na ETAR da Urra, em Portalegre

9.30h- Contactos em Portalegre, com o comércio local

11.00h- Visita à Escola Superior de Educação e encontro com estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre

13.30h- Contactos na Hutchinson, em Portalegre

João Pimenta Lopes e Sandra Pereira, deputados do PCP no PE acompanharão Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP nas seguintes iniciativas:

14.30h- Visita ao Pólo de Inovação de Elvas, Estação Nacional de Melhoramento de Plantas no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária

16.00h- Sessão Pública «A Produção de cereais em Portugal e a soberania Alimentar», na sede da Banda 14 de Janeiro, em Elvas.

Sexta-feira, 6 de Janeiro

João Pimenta Lopes e Sandra Pereira

7.30h- Contactos nos estaleiros e edifício da Câmara Municipal de Portalegre

João Pimenta Lopes

9.30h- Contactos no Mercado Municipal e com a população, em Castelo de Vide

12.00h- Contactos nos estaleiros da Câmara Municipal de Castelo de Vide

13.00h- Almoço com quadros do PCP

14.00h – Visita à Escola de Castelo de Vide e contacto com os trabalhadores

Sandra Pereira

10.30h- Visita à Ponte da Ribeira Grande, no concelho de Fronteira, a propósito dos prejuízos causados pelas cheias

12.00h- Contactos nos estaleiros da câmara municipal de Fronteira

João Pimenta Lopes e Sandra Pereira

16.30h – Encontro com a Comunicação Social, em Portalegre

17.00h- Audição com movimentos sociais, na Cooperativa Operária Portalegrense, em Portalegre.

[/shc_shortcode]

Câmara de Portalegre realiza trabalhos de melhoramentos nas escolas do concelho

Aproveitando a pausa letiva, a Câmara Municipal de Portalegre tem vindo a realizar trabalhos de manutenção e melhoramentos em diversas escolas do concelho.

As intervenções desenvolvidas incluem reparações e substituição de equipamentos diversos que se encontravam obsoletos, desde intervenções na cobertura do pavilhão da Escola Básica 2, 3 Cristóvão Falcão, à colocação de novas grelhas de drenagem em inox da cozinha da EB 2, 3 José Régio ou da criação de pontos de recolha e drenagem de águas pluviais na EB1 do Reguengo.

Os trabalhos contemplam ainda a colocação de quadros brancos e adequação dos equipamentos de projeção nas EB1 da Corredoura, Fortios, Vargem, Monte Carvalho e JI Monte de Carvalho, bem como um conjunto alargado de outras reparações.

O Município de Portalegre, revela em nota de imprensa, “está empenhado em proporcionar à comunidade escolar as melhores condições de trabalho e segurança possíveis, na medida em que considera que estas intervenções de cuidado, limpeza e organização dos espaços também se refletem na construção do sucesso dos nossos alunos”.

Barragem do Caia atinge 92% do seu volume de água

Em apenas quatro dias, entre sexta-feira, dia 30, e esta segunda-feira, dia 2 de Janeiro, o volume de água da barragem do Caia aumentou quatro pontos percentuais, de 88 para 92 por cento, o que corresponde a 174 milhões de metros cúbicos de água.

Já a cota do nível da água está agora em 231,98 metros.

Quercus destaca o melhor e o pior de 2022

O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, realizou um balanço ambiental do ano de 2022, apresentando alguns factos, que na sua opinião, marcaram positiva e negativamente o ano de 2022.

Apesar da situação da guerra na Ucrânia ter dominado o ano de 2022, tanto no plano internacional, como nacional, este ano continuou a trazer por vários motivos, o Ambiente à ordem do dia.

Ao nível do Alto Alentejo, e do distrito de Portalegre em particular, a Quercus destaca, de acordo com José Janela (na foto), presidente do núcleo regional, como pontos negativos a Barragem do Pisão, as grandes Centrais Solares, os fenómenos extremos e prejuízos no Alto Alentejo, os passadiços instalados sem critério ambiental e os Olivais superintensivos no Alto Alentejo.

Já os pontos positivos são “a boa classificação do Alto Alentejo no Índice Sintético de Desenvolvimento Regional e a atribuição da bandeira verde aos municípios de Avis e Alandroal”.

Estrelas de Natal expostas no Forte de Santa Luzia

“Estrelas de Natal” é o nome da exposição que está patente na Capela do Forte de Santa Luzia, em Elvas, até domingo, 8 de janeiro.

São mais de 240 estrelas que foram elaboradas pelos alunos do pré-escolar ao 9º ano, do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, em conjunto com os pais, segundo revela a diretora deste agrupamento, Paula Rondão, demonstrando-se muito satisfeita com o resultado final. “Quero agradecer a todos os pais que colaboraram com o agrupamento, porque foi o abrir da escola à comunidade, para mostrar os trabalhos que todos fizeram e aqui estão expostos, pelo que estamos muito contentes que os venham visitar”, assegura.

Já a vereadora da Cultura na Câmara de Elvas, Paula Calado, afirmou que “o agrupamento fez um Natal em grande”, e destaca a interação “entre a cultura, património e gerações mais novas de elvenses, porque a cultura e o património são mantidos e o amor à terra é cultivado e temos aqui um paradigma disso mesmo”.

Paula Calado acrescenta ainda que “a equipa do forte adora o Natal e tinha muita vontade acolher iniciativas do género” e aconselha todos a visitar o Forte de Santa Luzia e ver as estrelas destes alunos.

A exposição “Estrelas de Natal”, dos alunos do Agrupamento de Escoas nº1 de Elvas contou com a colaboração dos Bombeiros de Elvas, que cederam oito pinheiros.

Inspeção a veículos tem aumento de preço

O preço das inspeções técnicas de veículos vai aumentar este ano, subindo dos 25,85 euros para 27,80 euros no caso dos veículos ligeiros e de 13,02 euros para 14 euros nos motociclos, mais IVA.

Nos veículos pesados, a tarifa sobe dos 38,69 euros (sem IVA) para 41,60 euros.

 

Paulo Moreiras e o comando dos Bombeiros de Elvas: “nunca devo dizer nunca”

A ser planeada ao longo das últimas semanas, “em consonância com a direção administrativa da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior e o corpo ativo”, a saída de Paulo Moreiras do comando da corporação, segundo o próprio, deve-se a motivos profissionais.

“Com a deslocalização dos escritórios da empresa onde eu trabalho para Elvas, tornou-se incomportável a conciliação das suas coisas”, assegura.

Tentando sempre manter “a seriedade”, em tudo aquilo que faz, Paulo Moreiras diz ainda que sentiu que, ao manter-se no cargo, estaria a ser “injusto”, quer para os bombeiros, quer para a própria população de Campo Maior.

Após a demissão de Tiago Bugio do comando dos Bombeiros de Elvas, onde Paulo Moreiras já tinha desempenhado funções de 2º comandante, a corporação elvense é agora liderada pelo comandante interino Nuno Santana.

Apesar de garantir não existirem conversações nesse sentido, Paulo Moreiras não fecha a porta a um regresso a Associação Humanitária de Elvas, para assumir o seu comando: “nunca devo dizer nunca, mas, até à presente data, não há qualquer de encadeamento para que isso venha a acontecer, mas não posso dizer que não é uma possibilidade”.

Neste momento, o comando da corporação de Campo Maior é assegurado pelo comandante em substituição Nuno Cunha.

Município de Campo Maior “injeta” 11 mil euros no comércio local através de campanha

O Município de Campo Maior está a distribuir um total de 11 mil euros em prémios, através da campanha de apoio “Comércio Local… Onde Tudo Se Faz Natal!”.

Até ao próximo dia 5, os consumidores vão receber um cupão por cada dez euros gastos nos estabelecimentos aderentes à campanha, que permitem a participação em sorteios, a realizar até janeiro, de dezenas pacotes de vales de compras, de 500, 300, 200 e 100 euros.

Esta, segundo o presidente da Câmara de Campo Maior, é uma medida que tem em vista apoiar a comércio local, numa altura em que o consumo é sempre maior.  “Aquilo que nós pretendemos é incentivar a compra no nosso comércio tradicional, no nosso comércio local”, garante o autarca.

“A ideia será, num processo de retrocesso, voltar a colocar, no comércio local, estes 11 mil euros, distribuídos por estes cinco sorteios. Serão 15 prémios por cada sorteio”, adianta Luís Rosinha.

Os comerciantes, garante o presidente do município, aderiram “em massa” a esta campanha – são cerca de cem –, sendo que a autarquia sentiu a necessidade de investir estes 11 mil euros no comércio local, tendo em conta as dificuldades que o setor enfrentou nos últimos dois anos.

A campanha decorre até 5 de janeiro, sendo que os prémios sorteados serão atribuídos em vales de compras que poderão ser utilizados nos estabelecimentos aderentes à campanha até 28 de fevereiro.