Saiba onde e quando pode obter a carta de caçador

O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) já divulgou o calendário dos exames para obtenção de carta de caçador isoladamente e para obtenção simultânea da Licença de Uso e Porte de Arma.

De acordo com o ICNF, o período de inscrição decorre entre os 20 e os 10 dias úteis que antecedem a data de início dos exames em cada distrito e mês, considerados.

Veja aqui o calendário dos exames.

Blocos de parto de Portalegre e Évora a funcionar no Ano Novo

Os blocos de parto dos hospitais de Portalegre e Évora vão estar a funcionar sem interrupção no período de Ano Novo. Já em Beja, este serviço hospitalar irá estar encerrado entre as 08 horas de sexta-feira, dia 30, e as 08 horas de 02 de janeiro, segundo informação avançada pela tutela.

Também os blocos de parto dos hospitais de Caldas da Rainha, Loures, Barreiro e Portimão irão estar encerrados entre as 08 horas de dia 30, e as 08 horas de 02 de janeiro.

O encerramento destes blocos de parto consta do plano divulgado pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, designado como segunda fase de “Nascer em segurança no SNS”, para o funcionamento das maternidades em Portugal continental durante a quadra festiva do Ano Novo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A funcionarem sem interrupção estarão 33 maternidades, 13 no Norte, sete no Centro, 10 em Lisboa e Vale do Tejo, duas no Alentejo e uma no Algarve.

Em comunicado, a direção executiva do SNS refere que na primeira fase da operação “Nascer em segurança no SNS”, que decorreu no período do Natal, entre as 08 de sexta-feira passada e as 08 de hoje, estiveram a funcionar ininterruptamente 29 blocos de parto, “tendo a rede do SNS assegurado uma resposta articulada a todas as utentes que recorreram aos serviços de saúde”.

Segundo a nota, não se verificaram irregularidades e nasceram neste período, no SNS, 366 bebés.

A direção executiva do SNS irá avaliar os resultados da organização da rede de obstetrícia feita para o Natal e Ano Novo para efeitos de “decisões seguintes”, nomeadamente “o funcionamento desta rede de referenciação no primeiro trimestre de 2023”.

[/shc_shortcode]

Associação da Barragem do Caia alerta para possibilidade de descargas

A Associação de Beneficiários da Barragem do Caia está a alertar os “os agricultores proprietários de prédios rústicos que confinem com o Rio Caia, que procedam de modo a salvaguardar equipamentos e estruturas existentes de apoio à rega ou outros, perante a possibilidade da Associação ter necessidade de efetuar descargas da Barragem do Caia”.

De recordar que a albufeira, segundo os dados divulgados pela Associação de Beneficiários do Caia, esta quarta-feira, tinha uma percentagem de armazenamento de 87,85%, uma cota de 231,49 metros e um volume de 166.918,000 milhões de metros cúbicos de água.

Município de Monforte volta a promover “Jogos Florais”

A 27ª edição dos Jogos Florais de Monforte já está a decorrer, numa organização do Município local. O concurso de poesia destina-se a todos os cidadãos que queiram participar.

A vereadora na câmara de Monforte, Mariana Mota, refere que “estes jogos são dos mais antigos e prestigiados do país, tendo em conta a quantidade de trabalhos recebidos em cada edição. Só na última edição contámos com mais de 300 trabalhos entregues”.

A entrega de trabalhos pode ser feita até sábado, dia 31 de dezembro, e, segundo a vereadora Mariana Mota, “o júri tem um papel muito importante neste concurso. Após avaliação dos trabalhos, a classificação final será divulgada no dia 1 de março do próximo ano e a entrega de prémios está marcada para 6 de maio”.

Só serão admitidos a concurso trabalhos inéditos redigidos em português e nas modalidades seguintes: Poema Lírico – (Tema livre); Soneto – Tema Livre; Poesia Obrigada a Mote, Glosando a quadra da poetisa Deolinda Milhano: “Poesia é a voz da alma/ Ditada p’lo coração/ Tanto agita como acalma / Produz fado e canção.”; Quadra Popular – (Tema livre); Poesia Alegórica a Monforte e Tratamento do Adágio Popular: “Pratica e serás mestre”.

Os trabalhos da 27ª edição dos Jogos Florais de Monforte deverão ser enviados por email para: jogosflorais@cm-monforte.pt até dia 31 de dezembro.

Creches privadas passam a ser gratuitas

O Governo decidiu alargar gratuitidade das creches ao sector privado. A medida vai entrar em vigor a partir de 1 de janeiro de 2023.

A garantia da publicação tinha sido deixada pela secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, que sublinhou também estarem disponíveis, no site da Segurança Social, uma “listagem de creches do sector social que ainda têm, neste momento vagas disponíveis” e um “formulário para que as creches do sector lucrativo se inscrevam junto da Segurança Social como estando interessadas em serem parceiras deste modelo da gratuitidade”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

As creches do sector social e solidário são gratuitas desde 1 de setembro último para crianças nascidas a partir de 1 de setembro de 2021.

Atualmente, cerca de 44 mil crianças estavam já abrangidas pela gratuitidade das creches, sendo que encontram-se 17 mil crianças no sector privado, um número que pode crescer para 23 mil vagas. O plano de gratuitidade das creches prevê o alargamento faseado do programa até 2024, quando todas as crianças dos três anos de creche estarão abrangidas pela gratuitidade, independentemente dos rendimentos das famílias.

[/shc_shortcode]

GNR de Portalegre detém 11 pessoas em semana de Natal

O Comando Territorial de Portalegre da GNR deteve, entre os dias 19 e 25 de dezembro, 11 pessoas em flagrante delito: cinco por condução sob o efeito do álcool; quatro por condução sem habilitação legal; uma por violência doméstica; e uma por furto.

Ao nível da fiscalização do trânsito, os militares registaram 243 infrações, das quais a GNR destaca 52 por excesso de velocidade; 17 por falta de inspeção periódica; 14 relacionadas com iluminação e sinalização; oito por falta de seguro de responsabilidade civil; e sete por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança. Foram ainda levantados dois autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

No decorrer da semana passada, foram ainda registados 19 acidentes, dos quais resultaram três feridos leves.

Em termos de ações de sensibilização, a GNR levou a cabo 204 no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 354 idosos; 124 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 213 comerciantes; e 34 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 91 pessoas da comunidade escolar.

Aulas da Academia Sénior da CURPI retomadas na segunda semana de janeiro

Depois da interrupção letiva de natal, as aulas na Academia Sénior da Comissão Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI), em Campo Maior, são retomadas já na segunda semana de janeiro, após o Dia de Reis.

Estando sempre de portas abertas para que novos alunos se inscrevam e participem nas atividades promovidas ao longo de todo o ano, a instituição tem vindo a revelar-se um espaço de “aprendizagem e de partilhas”.

Para a chefe de serviço na CURPI, Anselmina Caldeirão, é sempre “muito gratificante” que novas pessoas queiram participar nas diversas atividades: “é sinal que as pessoas vão percebendo que a Academia Sénior faz falta a estas pessoas com estas idades”.

Sendo que são sobretudo as senhoras que participam nas diferentes aulas da Academia Sénior, a responsável revela que, depois de dois anos de pandemia, os homens, que antes compareciam, sobretudo, nas aulas das disciplinas de Cidadania e de Saúde, “agora não” o fazem. “As pessoas ainda têm algum receio e vão vindo a pouco e pouco”, acrescenta.

Quanto à atual oferta letiva, Anselmina Caldeirão destaca a Pintura, as Artes Decorativas, a Costura, “Vidas Contadas”, a Flor de Papel e o Tapete de Arraiolos.

Primeiro prémio do Euromilhões de quase 27 milhões sai em Portugal

O primeiro prémio do Euromilhões saiu ontem, 27 de dezembro, a um apostador português. O prémio é de quase 27 milhões de euros.

A chave vencedora é composta pelas estrelas 3 e 5 e pelos números 19, 31, 33, 34 e 43. O boletim foi registado em Camarate, no distrito de Lisboa.

O segundo prémio de 260 mil euros saiu a dois jogadores no estrangeiro. O terceiro, de 121 mil euros, contemplou um único apostador, também fora de Portugal.

Num total de 32 quartos prémios, no valor de 1.180 euros, dois vêm para Portugal.

A informação apresentada não dispensa a consulta da lista de prémios no portal dos Jogos Santa Casa.