Voluntariado é essencial para o funcionamento de instituições

O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro e tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

Em Portugal, há muitas instituições e associações que dependem inteiramente do voluntariado para desempenhar as suas atividades, sobretudo de cariz social.

Uma dessas associações é o Banco Alimentar Contra a Fome que para realizar as campanhas de recolha de alimentos, e todo o trabalho de apoio aos mais carenciados, “depende da disponibilidade dos voluntários. Nós somos todos voluntários e sem a ajuda de todos não conseguíamos. A pandemia veio afastar um pouco os voluntários do Banco Alimentar e é essa dificuldade que estamos a tentar remediar”, referiu-nos Rosa Pinheiro, responsável pelo pólo de Portalegre do banco alimentar.

Também a Liga Portuguesa Contra o Cancro precisa do apoio dos voluntários, sendo que aqui há dois tipos de voluntários: “os que já passaram por uma situação de cancro e querem apoiar e os que querem retribuir o apoio que receberam”, como nos referiu Cristina Bruno, voluntária e coordenadora do Grupo de Apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

De acordo com a responsável, “para se ser voluntário na Liga Portuguesa Contra o Cancro é preciso passar primeiro por uma entrevista com um psicólogo, uma vez que há pessoas que podem não estar preparadas para esse trabalho”.

O voluntariado é um ato de cidadania, sendo cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo.