Redondo: “Vida Rural da Terra para a Mesa” em exposição no Museu do Vinho

O Museu Regional do Vinho, em Redondo, acolhe, desde o passado dia 5 de novembro, a exposição “Ofícios – A Vida Rural da Terra para a Mesa”, de Arsénio Vieira.

Arsénio Vieira, de 92 anos, natural de Santa Susana, tem nas mãos a arte de trabalhar a madeira e a cortiça, que pode ser apreciada nesta exposição.

A mostra, que contextualiza algumas profissões e ofícios da vida rural de outros tempos e réplicas de alguns edifícios emblemáticos do concelho de Redondo, nomeadamente o Edifício dos Paços do Concelho e a Igreja de Santa Susana, está disponível para visita até 6 de janeiro. A entrada é gratuita.

Conselho Intermunicipal da CIMAA faz avançar Barragem do Pisão

A penúltima reunião do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo de 2022 teve lugar, no passado dia 17, no Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros, em Fronteira, com a presença de autarcas dos 15 municípios que constituem a CIMAA.

Em destaque na ordem de trabalhos estiveram os pontos relacionados com o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato (EAHFM do Crato), comummente conhecido como Barragem do Pisão.

Em sede de conselho intermunicipal os autarcas do Alto Alentejo receberam um ponto de situação a propósito dos exigentes trabalhos e compromissos que é necessário garantir tendo em vista o total cumprimento da Declaração de Impacto Ambiental. À apreciação estiveram documentos relativos a várias vertentes e objetivos da futura barragem como a sua capacidade hidráulica, as necessidades de desarborização e desmatação tendo em vista a sua construção, ou a energia solar que será possível obter através do projeto.

Deu-se uma vez mais prova da união e concertação de todos os responsáveis políticos do Alto Alentejo em torno deste projeto estruturante que mudará indelevelmente a face do território, tornando-o autossuficiente em termos de produção agroalimentar e energética e trazendo várias oportunidades de criação de emprego e captação de investimento.

Em destaque esteve também a apresentação e apreciação do Plano de Ação da CIMAA para o 2023, que se afigura fundamental para esta comunidade intermunicipal.

Desde logo pela importância de dar continuidade ao projeto da Barragem do Pisão e a implementação do PRR no território. Depois, porque 2023 será fundamental para que a CIMAA, apesar de continuar na linha da frente da execução do Alentejo 2020, possa fechar este ciclo com todo o sucesso possível, enquanto prepara o Alentejo 2030. Finalmente, porque será também durante o próximo ano que a CIMAA concluirá a transferência física para a nova sede em Portalegre, onde terá mais e melhores condições de trabalho para continuar a servir o Alto Alentejo.

A última reunião do Conselho Intermunicipal de 2023 terá lugar em Marvão, no dia 15 de dezembro.

Prémios “Europa Nostra” distinguem práticas de conservação do património

Os prémios “Europa Nostra” têm candidaturas abertas até ao próximo dia 23 de novembro.

Estes prémios, segundo Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, são considerados “os óscares do património”, uma vez que “distinguem as melhores práticas de conservação e valorização do património cultural da Europa, sendo que pode ser património material ou imaterial”.

Ana Pereira revela que estes prémios divididem-se em várias categorias: “conservação e adaptação a novas utilizações; pesquisa; educação, formação e competências; envolvimento e consciencialização dos cidadãos; e campeões do património”.

Estes prémios distinguem “os projetos que têm melhores práticas, não só na conservação, mas também na valorização, divulgação e no envolvimento dos seus cidadãos, sendo que em cada categoria há um vencedor europeu e um vencedor do grande público”. Em cada categoria, o vencedor recebe um prémio no valor de dez mil euros.

Estes prémios destinam-se a qualquer entidade pública ou privada que esteja envolvida na valorização e conservação do património, bem como agentes no setor cultural que desenvolvam atividades nestas áreas.

Governo garante “mais especialistas e hospital capaz de atrair para o Alentejo”

O Hospital do Espírito Santo, em Évora, tem vindo a registar uma afluência elevada ao Serviço de Urgência Geral e Serviço de Urgência Pediátrica.

Com um aumento de cerca de 10,5 por cento no Orçamento de Estado para 2023, o setor da saúde vai contar com aproximadamente 15 milhões de euros no próximo ano, mais 1 milhão 177 mil euros em comparação com o orçamento inicial de 2022.

De acordo com o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, “em Janeiro do próximo ano, vão entrar para formação mais de 100 pediatras e 54 médicos na área da obstetrícia e ginecologia, os números mais altos de sempre. Claro que, isto demora tempo a produzir efeitos porque a formação demora tempo, embora os internos da especialidade comecem desde cedo a apoiar as populações a que se dirigem”.

No caso de Évora, estamos a fazer outra coisa muito importante que é a construção do novo hospital central do Alentejo. Trabalhar num hospital moderno vai, com certeza, atrair para a região os profissionais necessários para que o serviço esteja assegurado no futuro. Nós vamos tomar as medidas conjunturais para que o serviço (urgência pediátrica) se mantenha a funcionar no entretanto e não temos dúvidas que a formação de mais especialistas vai ser positivo”.

Manuel Pizarro assegura ainda que “as pessoas podem sentir-se seguras uma vez que o Governo está profundamente empenhado no Serviço Nacional de Saúde e prova disso é que vamos ter, em 2023, o maior orçamento de sempre para o SNS”.

No hospital de Évora, a falta de profissionais de saúde, sobretudo na área da pediatria, tem causado alguma preocupação. No entanto, o Hospital já garantiu que tem conseguido garantir todas as escalas”.

Concerto de Pax Julia Ensemble este sábado à noite em Campo Maior

O quinteto Pax Julia, liderado pelo maestro campomaiorense Vasco Pereira, apresenta-se em concerto, este sábado, 19 de novembro, às 21.30 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

Vasco Pereira tem trabalhado em conjunto com um maestro norte-americano nas obras que tem vindo a desenvolver, algumas delas que serão apresentadas ao público neste concerto. “Tenho um amigo norte-americano e trabalhamos e fazemos obras em conjunto, uma delas é a “Fratris”, que será também apresentada em Campo Maior, tendo como objetivo trazer a juventude e as pessoas que nunca vão aos com certos para assistir a música contemporânea”, explica o maestro.

O quintento Pax Julia é composto por músicos espanhóis, sendo que, espera o maestro, “o público se divirta” com o concerto de sábado, onde serão apresentas obras de Bach, Beethoven, Piazzola e Thomas Bramel. Os bilhetes para este espetáculo têm o custo de três euros e podem ser adquiridos na Ticketline.

Euromilhões com jackpot de 65 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 65 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 245 mil euros, saiu a três apostadores no estrangeiro. Já o terceiro prémio, de 15 mil euros, contemplou 11 apostadores, dois com boletim registado em Portugal.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 13            , 16, 19, 35 e 41 e pelas estrelas 1 e 11.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.