“Coração de Fogo” em exibição no domingo no Centro Cultural

O filme de animação “Coração de Fogo” é exibido no domingo, 20 de novembro, no Centro Cultural de Campo Maior.

A exibição do filme, para maiores de seis anos, tem início às 16 horas. Os bilhetes, que podem ser adquiridos na Ticketline e no Centro Cultural, têm o custo de 3,5 euros.

Sinopse: Desde os seus 16 anos que Geórgia ambiciona ser bombeira como o seu pai, Shawn Nolan, só que infelizmente em 1928 as mulheres não podiam ser bombeiras. Mas quando um incêndio começa a destruir os teatros da Broadway, todos os bombeiros da cidade desaparecem misteriosamente! O Presidente da Câmara convence Shawn a liderar uma equipa de voluntários desajeitados para investigar os fogos mágicos. Geórgia vê uma oportunidade para seguir o seu sonho! Se ela conseguir ajudar o seu pai a parar com os incêndios, vai poder cumprir o seu destino! Ela veste-se como um homem, apresenta-se como Giorgio à equipa de bombeiros -um taxista com problemas de desmaio, um diretor extremamente indeciso e um químico tímido. Salvar a cidade não vai ser uma tarefa fácil!

“Montado – O Bosque do Lince Ibérico” em sessão dupla em Campo Maior

No mês em que o Centro Cultural de Campo Maior assinala mais um aniversário, o cinema está de regresso àquele espaço municipal.

Já amanhã, dia 18 de novembro, será exibido o documentário português “Montado – O Bosque do Lince Ibérico”, em duas sessões, como revela a vereadora São Silveirinha, que não tem dúvidas que a sétima arte deve merecer sempre um destaque especial em Campo Maior.

O documentário é exibido às 10h30, para o público escolar, e às 21h30, para o público em geral. As entradas são gratuitas.

Sinopse: O montado é um ecossistema peculiar que contém em si uma enorme biodiversidade e riqueza natural, desempenha funções importantes na conservação do solo, na qualidade da água e na produção de oxigénio, é um pilar importante da economia local e dá origem a uma paisagem particularmente bela. “Feita de bosques abertos, de azinheiras e sobreiros que só se encontram na Península Ibérica, lembra-nos a Savana africana. Um lugar onde a Natureza se cruza com a actividade humana, em que nem a floresta sai prejudicada, nem a larga comunidade de predadores que nele luta pela sobrevivência.” é deste modo que a atriz Joana Seixas, a narradora, vai descrevendo as imagens captadas pelo documentarista e naturalista espanhol Joaquín Gutíerrez Acha que, para este filme, contou com um orçamento de quatro milhões de euros.

Despiste entre Elvas e Campo Maior provoca um ferido

O despiste de uma viatura ligeira de passageiros, ao início da tarde desta quinta-feira, dia 17, na Estrada Nacional 373, entre Elvas e Campo Maior, provocou um ferido ligeiro.

O alerta para o acidente foi dado às 12.01 horas e no local estiveram os Bombeiros Voluntários de Elvas e Campo Maior, com nove elementos e quatro viaturas. A GNR tomou conta da ocorrência.

O ferido foi transportado para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

 

União Europeia quer proibir produção de carros novos a gasolina e gasóleo a partir de 2035

A União Europeia quer, até 2050, ter uma neutralidade climática relativamente às emissões de carbono, por parte dos automóveis. Desta forma pretende que em 2035 deixem de ser produzidos carros a gasóleo e gasolina.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, esclarece no Espaço Europa desta semana algumas dúvidas da população relativamente a esta questão. Esta decisão da União Europeia, ainda está em estudo, mas Ana Pereira explica que “qualquer pessoa que tenha um carro a gasolina ou gasóleo, em 2035, ainda pode conduzir o seu veículo, bem como vendê-lo, porque esta medida é só para novos carros”.

Relativamente ao preço elevado dos carros elétricos, Ana Pereira revela que a União Europeia pretende também, a partir de 2035 e com a proibição de produção de carros a gasóleo e gasolina, que haja uma maior concorrência no mercado e que o preço desça. “O que se espera que aconteça no mercado, é que a concorrência tenha obrigatoriamente que baixar os preços e a investigação prevê que serão encontradas soluções para um consumo mais económico, nesse sentido”.

Proibição de produção de carros novos a gasóleo e gasolina a partir de 2035 é a medida que será implementada pela União Europeia e está em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”.

 

Museu Militar de Elvas regista o número mais elevado de visitantes

O Museu Militar de Elvas já superou este ano o número mais elevado de visitantes (nove mil), registado em 2019.

Até ao início deste mês, e segundo o diretor do museu, o coronel Nuno Duarte, o espaço “contabilizou 9.100 visitantes, resultado do trabalho de dinamização que tem vindo a ser feito pelo museu e também da importância que Elvas tem vindo a ganhar em termos turísticos”.

O coronel refere que no museu “o visitante é anónimo, mas temos recebido portugueses, excepto de Elvas, temos visitantes espanhóis e ingleses. Só é pena que os elvenses não conheçam as suas cidades, e não falo só do Museu Militar de Elvas, deslocando-se para outras cidades, e até para o estrangeiro, para visitar outros espaços museológicos”.

No futuro, o coronel Nuno Duarte, gostaria de o Museu Militar de Elvas contasse com uma sala de exposição dedicada à batalha de Albuera: “o exército que combateu em Albuera era anglo-luso-castelhano e Elvas não participa, de forma direta, nestas comemorações. Nesse sentido, pretendemos criar uma temática, numa das nossas salas, com o fardamento dos regimentos portugueses que combateram em Albuera e também com as fardas dos ingleses e dos espanhóis”.

O Museu Militar de Elvas assinalou este mês os 13 anos desde a sua abertura e, em ano pós pandemia, já conseguiu superar o número mais elevado de visitantes, registado em 2019.

Tenente-general Santos Correia é o novo comandante-geral da GNR

O tenente-general José Manuel Lopes dos Santos Correia, atual segundo comandante da GNR, foi nomeado pelo Governo para o cargo de comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, informou o Ministério da Administração Interna.

Por atingir o limite de tempo no posto oficial general está de saída do comando-geral da GNR, o tenente-general Rui Manuel Carlos Clero, cuja família é de Campo Maior,  nasceu em Macau, tem 60 anos de idade e 42 anos de serviço e tinha assumido as funções de Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, em 15 de julho de 2020.

No passado dia 10 de novembro, o Presidente da República condecorou o Tenente-General Rui Clero, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis.

Quanto a Santos Correia desempenha atualmente a função de segundo comandante-geral da GNR desde outubro, tem 61 anos e 43 anos de serviço, tendo sido promovido ao posto de tenente-general a 12 de novembro de 2019.

O agora nomeado comandante-geral da GNR possui no seu curriculum os cursos de infantaria da Academia Militar, de promoção a oficial superior, de Estado-Maior e de promoção a oficial general, para além de possuir vários outros cursos, de paraquedismo militar, precursor aeroterrestre, saltos operacionais a grande altura, instrutor de queda-livre operacional, conselheiro militar e de Polícia da Organização das Nações Unidas. Desempenhou funções em várias unidades, estabelecimentos e órgãos do Exército, das Forças Armadas, da ONU e da NATO.

A tomada de posse está agendada para a próxima semana, dia 22, no Ministério da Administração Interna.

CCDR Alentejo na Smart City Expo World Congress em Barcelona

Está a decorrer em Barcelona uma das mais importantes feiras sobre a temática das Smart Cities – Smart City Expo World Congress, onde o Alentejo está representado, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

A CCDR Alentejo está presente no evento, através da sua vice-presidente, Carmen Carvalheira e pela diretora de Serviços de Fiscalização, Patrícia Silva, numa delegação onde se incluem ainda os presidentes das câmaras municipais de Alandroal, João Grilo, (que é também presidente do Conselho de Administração da ADRAL), de Sines, Nuno Mascarenhas, de Odemira, Hélder Guerreiro e Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.

Na cerimónia de inauguração os representantes do Alentejo estiveram ainda acompanhados, entre outros, por Miguel Castro Neves da Universidade Nova, Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo da Cruz, e pelo embaixador de Portugal em Espanha, João Mira Gomes, que ficaram ao corrente do que se faz no Alentejo no que às Smart Cities diz respeito.

Quem também passou pelo stand de Portugal e manteve um proveitoso diálogo com os autarcas alentejanos e com os representantes da CCDR Alentejo e da ADRAL foi a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O Alentejo marcará ainda a sua presença com a participação de Carmen Carvalheira num painel de debate, cuja organização coube ao AURORAL. A participação do Alentejo no certame enquadra-se no objetivo de promover a partilha de ideias e oportunidades inovadoras e tecnológicas para a região.

Idosos e crianças: o foco de Hugo Milton com o programa PAS

Através do Programa de Apoio Social (PAS), a Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior, tem vindo a ajudar, quer o comércio local, quer várias instituições da vila.

O presidente da junta de freguesia, Hugo Milton, assegurando que o comércio local precisa de ser apoiado, dando-se, com este programa, resposta “a quatro ou cinco” instituições, elogia o trabalho, a este nível, feito pelos anteriores executivos: “foi um projeto lançado pelos antigos elementos do outro executivo, que acho que foi muito concebido, e no qual eu me tenho debruçado, por achar que o comércio tem de ser apoiado”.

A CURPI, o ATL Arco-Íris, o Convento, a Santa Casa da Misericórida e a Loja Social são as insituições que beneficiam deste programa. “Chegamos, mês a mês, junto destas instiuições, para perguntar quais as necessidades maiores, naquele momento. Procuramos saber as suas carências e, através das carências que têm naquele mês, vamos ao nosso comércio local procurar ajudá-los também, comprando o material necessário para essas instituições”, explica Hugo Milton, que não esconde que o seu “foco” e a base da sua candidatura à Junta de Freguesia da Expectação reside, precisamente, “nos idosos e nos mais novos”.

O Programa de Apoio Social resulta de uma cooperação entre as três juntas de freguesia do concelho de Campo Maior, com o objetivo de contribuir com diversos tipos de bens para instituições de cariz social.