Dia Distrital do Bombeiro de Portalegre celebrado em Monforte

As comemorações do Dia Distrital do Bombeiro de Portalegre acontecem, este ano, em Monforte, já no próximo domingo, 13 de novembro, no mesmo dia em que a Associação Humanitária daquela vila assinala os seus 37 anos de existência.

Segundo o presidente da direção dos Bombeiros de Monforte, bem como da Câmara Municipal, Gonçalo Lagem, nestas comemorações, para além de representadas todas as associações humanitárias do distrito, estará também presente o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. Este Dia Distrital do Bombeiro era para ter sido assinalado, em Monforte, em 2020, mas por “imperativo da Covid-19” as comemorações foram suspensas.

“Os bombeiros, hoje, são organização absolutamente indispensáveis à nossa vida. Muitas vezes, temos, mas não valorizamos e só quando precisamos é que nos lembramos das corporações de bombeiros”, diz Gonçalo Lagem. “Hoje, temos homens e mulheres nas nossas corporações, nos nossos quartéis, aptos a responder a qualquer desafio e prontos para prestar socorro à nossa população”, remata.

No sábado, para além da romagem aos cemitérios de Monforte e Arronches, durante a manhã, em homenagem aos bombeiros falecidos, a partir das 15h30, há arruada, em Monforte, com as fanfarras dos Bombeiros de Castelo de Vide e Arronches. Pelas 16h30, serão condecorados os bombeiros do quadro de comando e ativo. Para as 22 horas está marcado um espetáculo musical de beneficência, no quartel.

No domingo, depois do hastear da bandeira, pelas 9h30, no quartel, é feita, pelas 10 horas, a receção das entidades (ministro da Administração Interna, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil). Às 10h30 decorre a tradicional parada e sessão solene, e o desfile apeado e motorizado, representando as valências do distrito, nas diversas áreas de intervenção dos Bombeiros, ao meio-dia.