Campomaiorenses solidários com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

Os campomaiorense voltaram, mais uma vez, a unir-se em torno de uma causa solidária e marcaram presença na caminhada que teve como objetivo angariar verbas para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A partida e chegada desta atividade aconteceram no Jardim Municipal da vila e, durante o percurso, os participantes percorreram algumas das artérias de Campo Maior.

Ainda antes da partida, foi construído um laço rosa humano no Jardim Municipal de Campo Maior.

IPDJ promove concurso de fotografia “Igualdade de género, um olhar contemporâneo”

O 1º Concurso Internacional de Fotografia Jovem “Igualdade de Género um Olhar Contemporâneo” é promovido pelo IPDJ, através da Direção Regional do Alentejo do IPDJ,  em parceria com o Comité de Liaison Diagonal France, no âmbito da Temporada Cruzada França-Portugal – 2022.

Este concurso tem como tema a Igualdade de Género e a Promoção dos Direitos Humanos, pretendendo que os jovens retratem, através do seu olhar crítico e criativo, a temática proposta, de modo a refletir e a tomar consciência sobre a importância de uma sociedade que garanta plenamente a não discriminação de género.

O concurso, que tem candidaturas abertas até 7 de novembro, destina-se a todos os jovens europeus residentes em França e em Portugal e que tenham idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos.

O júri avalia os trabalhos em função da categoria etária em que se encontra cada participante. Assim, considera-se:

Categoria A: jovens entre os 16 e os 19 anos

Categoria B: jovens entre os 20 e os 25 anos

Categoria C: jovens entre os 26 e os 30 anos

Em cada categoria será atribuído ao respetivo vencedor um prémio monetário, no valor de 500 euros.

A candidatura é gratuita e cada candidato/a pode apresentar uma única candidatura e submeter um máximo de seis fotografias. As candidaturas são submetidas eletronicamente, para o e-mail: mailevora@ipdj.pt

Pode consultar o regulamento e todos os documentos necessários para a participação no concurso aqui.

António Maio vence a 8ª Baja Portalegre 500

António Maio, piloto natural de Rio de Moinhos (Borba), conquistou a 8ª vitória na Baja Portalegre 500, por uma décima de segundo.

Martim Ventura foi o 2º classificado, depois de mais de 400 quilómetros de percursos cronometrados, com pisos que alternaram entre o seco e a lama, a travessia de cursos de água e as dificuldades habituais nos trilhos do Alto Alentejo.

Rui Nabeiro e José Sustelo dão nome a campos do CETE

As comemorações dos 40 anos do CETE estão a decorrer ao longo do dia de hoje, sendo que, ao final da manhã, foram atribuídos os nomes do Comendador Rui Nabeiro e de José Sustelo aos campos 1 e 3 do complexo desportivo local. Uma homenagem ao fundador da Delta Cafés e ao professor de ténis em reconhecimento ao papel de ambos no apoio e crescimento da modalidade em Elvas.

Durante o ato o presidente do Município de Elvas, comendador José Rondão Almeida, saudou o Clube Escola de Ténis por este 40º aniversário e os dois homenageados. O autarca anunciou a disponibilidade da Câmara para apoiar o CETE no projeto para a cobertura de dois courts do Centro de Ténis do Jardim Municipal e interceder para que o clube possa utilizar futuramente o campo da Pousada de Santa Luzia.

O comendador Rui Nabeiro e José Sustelo agradeceram a distinção de que foram alvo, com o primeiro a destacar o seu apreço por Elvas e o segundo a fazer referência a todos quantos, das mais diversas formas, têm vindo a contribuir para o desenvolvimento do ténis em Elvas.

Esta data festiva foi ainda aproveitada pela Direcção presidida por Miguel Abreu para homenagear os fundadores do Clube Escola de Ténis de Elvas. São onze os nomes que, a partir de agora, ficam perpetuados com uma placa na sede do CETE: Adolfo d’Oliveira, António Inácio, Gonçalo Lopes, Hilário Peixeiro, João Cabrita, João Carlos Muñoz, Jorge Paínho, José Manuel Flores, João Claudino, Maria de Lourdes Mateus e Maria Manuela Pinheiro.

CIMAA aposta em plano de poupança para fazer face à crise energética

A Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo) apresentou, na última reunião do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), e a seu pedido, um plano de poupança de energia, que engloba várias medidas de redução para as áreas da energia, eficiência hídrica e mobilidade, abrangendo diversos setores, desde a administração pública, central e local, ao privado.

Segundo o presidente da CIMAA, Hugo Hilário (na imagem), e tendo noção “que se vive em plena crise energética, potenciada pela conjuntura global, muito agudizada também pela questão da guerra entre Rússia e Ucrânia”, a AREANATejo apresentou, nesta reunião mensal, “uma síntese das medidas governamentais e os diplomas que foram divulgados” e uma adaptação à realidade de cada um dos 15 municípios do distrito, plano que cada autarquia poderá depois adaptar, tendo em conta “as suas especificidades e as caraterísticas das suas infraestruturas, das suas instalações e dos seus consumos energéticos”.

O Alto Alentejo, adianta Hugo Hilário, será “das primeiras comunidades intermunicipais com uma abrangência de luminária LED a cem por cento, até final do primeiro trimestre do ano que vem”, dando este como exemplo daquilo que tem sido “o trabalho concertado” dos municípios do distrito de Portalegre na implementação de medidas ao nível da sustentabilidade e da eficiência energética.

Hugo Hilário revela ainda que a AREANATejo tem levado a cabo um trabalho de auditoria energética, tendo “já candidatado uma série de medidas de otimização, muitas delas já implementadas”, ao nível do consumo de energia dos diversos equipamentos municipais, como piscinas, pavilhões gimnodesportivos, centros sociais e culturais e infraestruturas de lazer.

Respeitando o diploma do Governo, explica ainda Hugo Hilário, serão poucos os municípios do Alto Alentejo que “manterão o mesmo nível de iluminação”, comparativamente a outros anos, por ocasião das celebrações de natal. “Haverão Câmaras que não terão iluminação de natal e haverão outras que terão uma redução significativa”, acrescenta. Os municípios que decidirem apostar na iluminação de natal, devem cumprir a recomendação do Governo em mantê-la ligada apenas entre as 18 horas e a meia-noite.

Esta última reunião do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo decorreu em pleno Air Summit, em Ponte de Sor. A próxima está marcada para dia 10 de novembro, em Fronteira.

Associação Freestyle Iceshow promove 6ª Noite das Sopas em Arronches

A Associação Freestyle Iceshow, de Arronches, promove no próximo dia 5 de novembro (sábado), a sexta edição da Noite das Sopas.

O evento decorre no edifício “O Celeiro” e tem início pelas 19 horas. O público presente, por cinco euros, pode adquirir uma taça e provar de todas as sopas. As sopas são servidas até às 22 horas. A animação do evento ficará a cargo do acordeonista Vítor Realinho.

Tal como na edição anterior, a organização, que optou por tornar este evento mais ecológico, terá à disposição do público copos reutilizáveis. Vai ser, à semelhança da taça que todos os participantes levam para casa, mais uma recordação que irá ter deste evento.

O copo é entregue à entrada, juntamente com a taça, e serve para todas as bebidas que a público adquirir ao longo do evento.

A entrada é gratuita para crianças até 12 anos. Sendo a lotação limitada, a organização tem pulseiras à venda, que podem ser adquiridas junto dos responsáveis da associação ou através de um dos seguintes contactos: 926 399 009, 960 260 587, 966 107 822.

Sessão de yoga este sábado no Forte da Graça

Depois de uma primeira sessão de yoga, no passado dia 15, no Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça é palco, na tarde deste sábado, dia 29 de outubro, de uma segunda aula, conduzida por Tânia Melo, a diretora do centro Áshrama, em Elvas.

O início da atividade está marcado para as 16h30, sendo que a participação é gratuita, bastando aos interessados aparecer, levando roupa confortável e tapete de yoga.

De acordo com Tânia Melo, terminada uma sessão de yoga, os participantes vão sentir-se “mais leves, felizes e tranquilos”. “O objetivo do yoga é trazer-nos a nós, seres humanos, para o estado natural, aquele estado de pós-férias, quando estamos mais leves e parece que está tudo ótimo”, explica ainda.

A iniciativa é promovida pelo Município de Elvas e pelo Centro do Yoga Áshrama.

Caminhada pela Liga Contra o Cancro este sábado em Campo Maior

Outubro é o mês rosa, o mês da prevenção do cancro da mama. Nesse sentido, este sábado, dia 29, há caminhada solidária, em Campo Maior, cujas verbas angariadas revertem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Esta caminhada, que conta com o apoio da Câmara Municipal, é organizada pelo grupo Campo Maior Trail Runners, sendo que, de acordo com o responsável, Carlos Pepê, é uma iniciativa que já é levada a cabo há alguns anos na vila, e que não deixou de acontecer, ainda que em moldes diferentes, mesmo em tempos de pandemia.

“Esperamos que esta edição seja muito participada. No ano passado tivemos 200 pessoas a participar e este ano queremos atingir esse objetivo e até superar”, adianta Carlos Pepê. Uma vez que tem havido “muitas caminhadas” na vila, o Campo Maior Trail Runners quer, desta feita, “inovar”, promovendo com um percurso diferente, para também surpreender os participantes, diz ainda o responsável.

A caminhada solidária arranca, hoje, às 16 horas, do Jardim Municipal de Campo Maior.

Euromilhões com jackpot de 142 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 142 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 948 mil euros, saiu a um apostador no estrangeiro. Já o terceiro prémio, de 13 mil euros, contemplou 16 apostadores, três com boletim registado em Portugal.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 14            , 16, 21, 28 e 35 e pelas estrelas 1 e 11.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Notícias da manhã de sábado, dia 29

Notícias da manhã de sábado, dia 29 de outubro, na Rádio Campo Maior, com edição de Jorge Sousa.

Temas em destaque:

– Campo Maior caminha pela vila, esta tarde, em prol da Liga Portuguesa Contra o Cancro;

– Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo aposta em plano de poupança para fazer face à crise energética;

– Forte da Graça é palco, hoje à tarde, de uma sessão de yoga;

– Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada já decorrem em Arraiolos;

– sexta noite das Sopas no próximo dia 5 de novembro, em Arronches;

– e horário de inverno começa este domingo.

https://soundcloud.com/claudia-radioelvas/noticias-da-manha-de-sabado?si=e3b22638550f436a8ef77b36df2f2052&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing