Skip to content

Ministro da Saúde em Campo Maior em Encontro de Intervenção Precoce

O Coração Delta, a Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro, promove, nos próximos dias 3 e 4 de novembro, quinta e sexta-feira, o XIV Encontro de Intervenção Precoce, no Centro Cultural de Campo Maior. O encerramento, no primeiro dia, estará a cargo do ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

“Desenvolvimento Infantil: Um passo depois do outro” é o tema deste encontro que reúne especialistas, pais e educadores para analisar as condições de desenvolvimento das crianças, o seu crescimento pessoal e social bem como a necessidade de vigilância de crianças com risco de atraso no desenvolvimento.

A sessão de abertura é presidida por Luís Rosinha, presidente do Município de Campo Maior, Rita Nabeiro, presidente do XIV Encontro de Intervenção Precoce e Maria Inês Amparo, presidente do Sistema Nacional de Intervenção Precoce.

O primeiro painel “Intervenção Precoce: e depois?”, conta com a participação de duas mães com uma voz ativa neste assunto – Andreia Paes de Vasconcellos, autora do blog Tomás – my Special Baby e Andreia Neves dos Santos, autora do blog Autismo, bem como da mãe Vanessa Bicho e do psicólogo Eduardo Sá.

Os neuropediatras Frederico Duque e Rita Lopes Silva vão abordar o neurodesenvolvimento e o neuropediatra José Boavida Fernandes e o Professor Catedrático Carlos Neto a “Prática centrada no movimento”.

Para capacitar os cuidadores, Robin McWilliam, Professor, Special Education and Multiple Abilities Director, da Universidade do Alabama, e Marian Fuertes, Mestre em Intervenção Precoce, Doutorada em Psicologia e Professora da Escola Superior de Educação de Lisboa, falarão da importância do seio familiar e do acompanhamento dos pais no desenvolvimento infantil.

No último dia do encontro estão agendados seis workshops. “Clown, Clown – Uma Metodologia de Sorrisos”; “Recusa Alimentar Infantil: prevenção e sinais de alerta”; “Mindfulness”, “Cuidar a Motricidade fina para evoluir em relação”; “Rotinas para famílias felizes” e “Recusa Alimentar Infantil: avaliação e intervenção em terapia da fala” têm participação aberta a todos os profissionais do setor e interessados nas temáticas.

Compartilhe este artigo: