Campo Maior assinala Dia para a Erradicação da Pobreza e para a Igualdade

Encontram-se expostos na Câmara Municipal de Campo Maior os trabalhos realizados pela Coração Delta e pelo Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD), do Distrito de Portalegre, que assinalam o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e o Dia Municipal para a Igualdade, que este ano se celebrou esta quinta-feira, 20 de outubro.

A atividade foi organizada pelo setor de Ação Social da Câmara Municipal de Campo Maior, em parceria com o Núcleo Distrital de Portalegre da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) da Cruz Vermelha de Portalegre e o CLDS4G de Campo Maior.

As datas celebradas visam apelar, sensibilizar e consciencializar toda a comunidade numa escala, não só local e nacional, mas também internacional, para valores fulcrais como a Igualdade e a Não-Discriminação.

Trata-se assim de uma iniciativa cidadã, um compromisso coletivo, onde se pretende envolver toda a comunidade, promovendo o respeito pelos Direitos Humanos, pois “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

Fonte: Município de Campo Maior

São Silveirinha visita Biblioteca e Arquivo Histórico Municipal de Elvas

A vereadora da Cultura de Campo Maior, São Silveirinha, e a responsável do Arquivo Histórico de Campo Maior, Fátima Lopes, visitaram, na passada terça-feira, dia 18, a Biblioteca e o Arquivo Histórico Municipal de Elvas.

Ambas foram recebidas pela vereadora da Cultura e Turismo da Câmara de Elvas, Paula Calado, e técnicos da Autarquia.

A visita teve como objetivo conhecer as instalações e funcionamento dos equipamentos culturais elvenses, com vista ao desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre as duas autarquias, no âmbito das bibliotecas e arquivos históricos.

Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Elvas comemora 30 anos

O Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Elvas comemora, no próximo sábado, dia 22, o seu 30º aniversário com um almoço convívio no Solar dos Chorões.

A iniciativa conta com louvores aos sócios mais antigos do Núcleo e uma visita ao museu da coletividade no Largo do Colégio, marcada para as 11.30 horas.

O almoço, às 13 horas, conta com a presença do vice-presidente do Conselho Diretivo do Sporting, Francisco Zenha e de Vasco Matos e Bessone Bastos, num evento que vai homenagear Luís Vidigal, Manuel Fernandes e o nadador adaptado Vicente Pereira.

A apresentação fica a cargo de Henrique Salgado.

Prémios Europeus “Europa Nostra” com candidaturas abertas até 23 de novembro

Estão abertas as candidaturas, até dia 23 de novembro, para os Prémios europeus “Europa Nostra”.

Estes prémios, como revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, são considerados “os óscares do património”, uma vez que “distinguem as melhores práticas de conservação e valorização do património cultural da Europa, sendo que pode ser património material ou imaterial”.

Ana Pereira revela que estes prémios são divididos em várias categorias: “conservação e adaptação a novas utilizações; pesquisa; educação, formação e competências; envolvimento e consciencialização dos cidadãos; e campeões do património”, que pode abranger as diferentes áreas anteriores.

Estes prémios distinguem, acrescenta Ana Pereira, “os projetos que têm melhores práticas, não só na conservação, mas também na valorização, divulgação e no envolvimento dos seus cidadãos, sendo que em cada categoria há um vencedor europeu e um vencedor do grande público”.

Para cada categoria o vencedor recebe um prémio, no valor de dez mil euros.

Estes prémios destinam-se a qualquer entidade pública ou privada que esteja envolvida na valorização e conservação do património, bem como agentes no setor cultural que desenvolvam atividades nestas áreas.

As candidaturas para os prémios Europeus “Europa Nostra” estão abertas até dia 23 de novembro e este é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”, que pode ouvir no podcast, abaixo:

GNR associa-se ao Dia Mundial de Combate ao bullying

A Guarda Nacional Republicana, no âmbito da prevenção e do combate à violência, ofensas, ameaças e qualquer tipo de intimidação em contexto escolar, hoje, dia 20 de outubro, associa-se ao Dia Mundial de Combate ao bullying, pela relevância que representa na vida das crianças e jovens.

A Guarda pretende alertar e sensibilizar a população em geral e, em particular, as crianças e jovens, os quais serão as mulheres e homens de amanhã, para a relevância da temática com o objetivo de apelar a uma estratégia de consciencialização, que visa contribuir para a mudança de comportamentos da sociedade e para a progressiva intolerância social face à violência nas escolas. A violência ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas esconde ou evita a denúncia da agressão sofrida, pelo que esta sensibilização é extensível aos pais, professores e funcionários pelos sinais de alerta que devem procurar denunciar e saber reconhecer, no contexto escolar e em ambiente familiar.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O bullying é um conjunto de atos que servem para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e reiterados, praticados por uma ou mais pessoas no contexto de uma relação desigual de poder, causando dor e angústia na(s) vítima(s). Atualmente, e associado ao recurso às novas tecnologias, nomeadamente às redes sociais, o bullying tem assumido novos contornos, dando origem à vertente virtual do ciberbullying.

Por norma, os sinais de alerta são silenciosos, aconselhando-se os pais, professores e todos os cuidadores a estarem atentos a sinais, tais como alterações de humor, abatimento físico e/ou psicológico, sinais de impaciência ou ansiedade, queixas físicas permanentes (dores de cabeça, de estômago, perturbações no sono, nódoas negras), irritabilidade extrema, ou qualquer outra mudança de comportamento.

Pese embora o bullying não se encontrar tipificado na legislação penal como crime, o mesmo está associado a vários crimes tais como crimes de ofensas à integridade física, injúrias, ameaça e coação, correspondendo os dois primeiros aos comportamentos mais frequentes.

A GNR desenvolve um esforço significativo naquilo que são as iniciativas relacionadas sobre a temática em concreto, nomeadamente em ações de sensibilização e campanhas, com temas associados à violência, à cidadania e não-discriminação, aos direitos humanos e direitos da Criança ou regras quanto à utilização da internet.

No âmbito das suas competências em matéria de prevenção criminal, a Guarda tem desenvolvido uma série de ações de sensibilização relacionadas com o bullying, num total de 1264 no ano de 2022, para mais de 39340 mil participantes (entre crianças, jovens e adultos), maioritariamente em contexto escolar, num total de 720 estabelecimentos de ensino público e privado (dados provisórios).

Além destas ações, importa acrescentar que os Postos Territoriais da GNR dispõem de uma sala de apoio à vítima, destinadas a receber este tipo de situações que contam ainda com militares com formação especializada (Apoio a Vítimas Específicas e militares da estrutura de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário), que desempenham um papel essencial no acompanhamento personalizado às vítimas de bullying, encarregando-se de encaminhar as vítimas para outras instituições com competência neste âmbito.

[/shc_shortcode]

CIPGCRN procura aumentar nível de qualificação da comunidade

O Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro (CIPGCRN), em Campo Maior, já iniciou mais um ano letivo, com a oferta de um vasto leque de cursos. Estes cursos contemplam, quer ações de formação inicial, quer contínua, e têm por objetivo, acima de tudo, aumentar o nível de qualificação da comunidade em geral.

Segundo a diretora do CIPGCRN, Cristina Lages, a oferta divide-se “em quarto áreas de atuação distintas”, entre as quais a própria formação interna dos colaboradores do Grupo Nabeiro e a formação ao nível do Centro Qualifica, que “tem como objetivo permitir, a quem não concluiu o seu processo de educação formal, concluindo o 9º ano, o 12º ano e ainda um nível pós-secundário”.

Ao nível dos cursos de aprendizagem, de formação inicial de dupla certificação, para jovens entre os 16 e 25 anos, com o 9º ano completo, Cristina Lages destaca o novo curso de Manutenção Industrial, Metalurgia e Metalomecânica.

A Academia Barista Delta, para a comunidade em geral, o Master Café Delta, para os profissionais do setor da hotelaria e restauração, e ações de formação ao nível das línguas, sobretudo de inglês e espanhol, são outras das ofertas do centro.

Os formandos do CIPGCRN, na sua totalidade, chegam a ser mais de seis mil, todos os anos.

Piloto alentejano morre no Africa Eco Race

O piloto alentejano Armindo Neves, de 51 anos, faleceu ontem, quarta-feira, dia 19, no Africa Eco Race.

O veterano piloto da SWM participava pela primeira nesta competição, tendo sofrido um acidente já perto do final da etapa.

Armindo Neves era natural de Benavila, no concelho de Avis.