Dois idosos detidos em Portalegre por furto de metais não preciosos

Um homem, de 72 anos, e uma mulher, de 70, foram detidos, no passado sábado, dia 15 de outubro, no concelho de Portalegre, pela GNR, pelo crime de furto de metais não preciosos.

De acordo com o Comando Territorial de Portalegre, “no decorrer da atividade diária de patrulhamento, foi detetado que os suspeitos se preparavam para transportar em veículo diversos artigos de metais não preciosos, os quais se encontravam no interior de um depósito”.

No decorrer da ação policial, os militares do Posto Territorial de Portalegre da GNR, apreenderam uma arca congeladora, um frigorífico e diversos artigos em metal e ferro.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.

Monforte comemora Dia Internacional do Idoso

O Município de Monforte vai comemorar o Dia Internacional do idos, no próximo sábado, dia 22.

As comemorações começam com um almoço, na Sala Polivalente Municipal, seguindo do espetáculo “Insónia”, de Fernando Mendes, no Auditório da Escola de Monforte.

A terminar, realiza-se um lanche, pelas 18 horas, na Sala Polivalente Municipal.

O município assegura transporte a todos os idosos, estando marcado o ponto de encontro para as 12 horas, no Centro Cultural de Santo Aleixo, às 12.30 horas, no Centro Cultural de Assumar e às 12.45 horas, no Largo da Igreja de Vaiamonte.

“Villa Athletic Club reunia os requisitos” para competir, garante Daniel Pina

O presidente da Associação de Futebol de Portalegre, Daniel Pina, garantiu esta tarde, em conferência de imprensa, que “o Villa Athletic Club cumpria todos os requisitos para participar no campeonato distrital de futebol sénior”.

De acordo com o responsável, “Um clube, para se filiar na Associação de Futebol de Portalegre como em qualquer Associação de Futebol do país, tem de ser um clube legalmente constituído, com estatutos e órgãos sociais, e ter sede e campo na área de jurisdição dessa Associação. E foi o que aconteceu. O Villa Athletic Club reunia todos esses requisitos e solicitou filiação na Associação de Futebol de Portalegre que, por sua vez, submeteu na Plataforma Score toda a documentação exigida para aprovação pela Federação Portuguesa de Futebol, a qual veio a acontecer no dia 1 de agosto”.

“Não foi a Associação de Futebol de Portalegre que criou o clube. Não foi a Associação de Futebol de Portalegre que fez os estatutos do clube. Não foi a Associação de Futebol de Portalegre que elegeu os órgãos sociais do clube. Não foi a Associação de Futebol de Portalegre que arrendou uma loja em Ponte de Sor para ser a sede do clube e não foi a Associação de Futebol de Portalegre que cedeu o Estádio Municipal de Ponte de Sor ao clube”, garantiu ainda Daniel Pina.

O presidente da associação deixa “uma palavra de solidariedade aos jogadores que enfrentam dificuldades. Não foi este o projeto que foi apresentado à Associação de Futebol de Portalegre e aos clubes filiados na Assembleia Geral em Monforte, no dia 27 de agosto”.

De acordo com Daniel Pina, na primeira jornada foi informado “verbalmente e por escrito. e-mail, da falta de comparência do Villa. Já na segunda jornada, foi feita a mesma comunicação oral mas nunca chegou a ser formalizada por escrito, pelo que, eu não achei estranho clube comparecer ao jogo em Elvas. Segundo sei, o clube apresentou-se com os 12 jogadores que tinha inscritos, pelo que nenhum estava irregular, e teve alguma dificuldade em inscrever na plataforma o treinador, o diretor e os jogadores. Agora, foi entendimento da equipa de arbitragem que o clube estava em condições de jogar, uma vez que o jogo não se deixa de fazer por não ter treinador ou dirigente. Agora, o relatório do árbitro segue para o conselho de disciplina que atuará de acordo com o regulamento disciplinar”.

Uma vez que o Município de Ponte de Sor revogou o acordo de cedência das instalações ao Villa Athletic Club, “o clube tem agora que encontrar um novo campo para realizar os jogos em casa ou deixará de reunir os requisitos para continuar a competição”.

De recordar que o Villa Athletic Club, cujos treinos decorriam em Lisboa e que contava com jogadores com extensa experiência nos principais escalões do futebol português, foi criado em junho deste ano e inscrito na Associação de Futebol de Portalegre, em Agosto.

Na primeira jornada não compareceu ao jogo e na segunda, em Elvas, apresentou-se com apenas 12 jogadores, equipamentos emprestados e sem equipa técnica ou médica.

A situação tem vindo a agravar-se com queixas de falta de pagamento aos jogadores.

Arronches assinala Dia para a Igualdade e Erradicação da Pobreza

A Câmara Municipal de Arronches assinala esta quinta-feira, dia 20 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade e o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, no Centro Cultural, pelas 14 horas.

A iniciativa surge no âmbito das atividades que as Redes Sociais do distrito de Portalegre, juntamente com a Rede Europeia Anti-Pobreza, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, têm vindo a desenvolver, para a sensibilização de temáticas ligadas à igualdade, exclusão social e pobreza, de modo a assinalar, simultaneamente, o Dia Municipal para a Igualdade e o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

O desenvolvimento de iniciativas desta natureza é percebido como tendo um impacto significativo na opinião pública, fomentando, por um lado, uma maior sensibilização para a importância do combate à pobreza e da exclusão e, por outro lado, um maior incentivo ao trabalho em parceria e à criação de sinergias ao nível local.

Espera-se que este seja um dia de sensibilização e de reflexão entre os cidadãos do distrito de Portalegre, onde os concelhos deste distrito estejam em sintonia e onde todos, à mesma hora, estejam a promover a Igualdade e o Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

Tal como em anos anteriores, pretende-se promover e organizar uma atividade de rua, em local estratégico de cada concelho, onde todas as instituições e sociedade civil possam estar representadas.

Rondão Almeida: parque empresarial é “calcanhar de Aquiles” da Câmara de Elvas

Quando em dezembro do ano passado, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, apresentou, a um conjunto de empresários do setor da construção civil, a Estratégia Local de Habitação para o concelho, deu a conhecer o projeto para o alargamento da atual zona industrial, num investimento a rondar os 12 milhões de euros, ao nível das infraestruturas, e mais oito milhões, na aquisição de terrenos (ver aqui).

Agora, e passados dez meses, o autarca garante que este parque empresarial é o “calcanhar de Aquiles” do município, depois de oportunidades perdidas, no decorrer dos últimos oito anos. “Houve a possibilidade de um investimento entre os dois e os quatro milhões de euros, no alargamento desta zona, mas o presidente da Câmara de então achou melhor requalificar a antiga zona industrial, neste caso a zona de Gil Vaz e Fontainhas, pondo lá os pavimentos e aqueles passeios”, começa por dizer.

Com esta renovação, Rondão Almeida garante que se “perdeu a oportunidade de gastar esse dinheiro para aumentar aquela zona”. Ainda assim, recorda, foram comprados dois hectares de terreno, assegurando que são necessários, pelo menos, 50 hectares, que, nas contas do presidente, representarão um investimento a rondar os cinco ou seis milhões de euros, fora outros “cinco ou seis milhões para infraestruturas”. Para fazer esse investimento, Rondão Almeida revela que a Câmara Municipal tem estado a preparar-se para se candidatar ao “programa 2030, porque através do PRR não se consegue”.

Por esta altura, estão a ser negociados “até cinco hectares” de terreno, na zona industrial de Vila Boim, para a instalação de uma “grande empresa”. “Vamos ver é se essa grande empresa consegue levar as suas intenções até ao fim”, comenta, ainda assim. Por outro lado, Rondão Almeida revela que a autarquia tem “qualquer coisa como 12 hectares, em termos de zona industrial disponíveis, para começar a colocar lá qualquer empresa que necessite de território até cinco metros quadrados”.

O autarca garante ainda que, em caso de necessidade, e para dar resposta às intenções das empresas que se queiram instalar em Elvas, o município poderá mesmo chegar fazer contratos com os proprietários dos terrenos. “O mundo empresarial sabe que existe, neste momento, uma oferta de terrenos, para se poderem colocar no concelho de Elvas, e não é por acaso que cada uma das nossas aldeias tem, de facto, um pequeno parque empresarial”, remata.

Na altura da apresentação da Estratégia Local de Habitação, Rondão Almeida quis deixar claro aos presentes nessa reunião que não dava nada como garantindo, sendo que as obras só poderiam avançar no caso de se conseguir financiamento para elas acima dos 90 por cento.

Cãominhada solidária no sábado em Campo Maior

O Grupo dos Amigos dos Animais de Campo Maior promove no sábado, dia 22 de outubro, mais uma Cãominhada Solidária.

A iniciativa contará com um percurso pelas ruas da vila, que inclui passagem pelo castelo, em que os fiéis companheiros de quatro patas são os protagonistas. Contudo, revela uma das responsáveis da associação, Mafalda Ensina, a cãominhada só se realizará se o tempo o permitir. “Estamos um bocado indecisos, uma vez que estão previstas trovoadas para sábado, à tarde”, lamenta.

Quem quiser participar, basta aparecer, no sábado, antes das 16 horas, junto aos Armazéns Municipais, na zona industrial da vila. A inscrição, feita no momento, tem o custo de três euros, sendo que os participantes podem levar os seus cães ou passear um dos que estão aos cuidados da associação. “Agradecemos muito é que passeiem os nossos, porque nem sempre temos disponibilidade para os passear, fora do abrigo. É bom para eles passearem, conviverem com outras pessoas e se vierem mais pessoas do que cães que temos para adoção, podemos passear alguns que estão no Centro de Recolha, que temos autorização para isso”, acrescenta.

A responsável recorda que, no fim de semana passado, a associação esteve a promover uma recolha de bens para os animais da associação, numa das superfícies comerciais da vila. Contudo, e com o aumento dos preços, as pessoas já não fazem as doações de outros tempos, lamenta Mafalda Ensina. “Mas comida sempre vamos conseguindo, há sempre alguém que se lembra de nós e manda uma saquinha de ração e uns patés”, revela.

Neste momento, e tendo o Grupo dos Amigos dos Animais de Campo Maior já o estatuto de associação, quem quiser pode tornar-se sócio. Para além disso, quem partilhar, nas redes sociais, as informações, divulgadas pela associação, relativas aos animais disponíveis para adoção ou que se encontram perdidos, pode ajudar a fazê-las chegar “à pessoa certa, no momento certo”.

Mafalda ensina apela ainda às pessoas para que não abandonem animais, adiantando que a associação, neste momento, está a precisar de voluntários. “Estamos sempre a precisar de pessoas, mas, acima de tudo, queremos que as pessoas se mentalizem que abandonar animais não está correto. Se não gostam de animais ou se não têm espaço, nem tempo, para eles, não os apanhem. Pensem muito bem antes de adotarem”, remata.

Nesta iniciativa de sábado, o Grupo dos Amigos dos Animais de Campo Maior conta com o apoio da Câmara Municipal e de várias instituições e empresas do concelho.

Estrada de Seganiza interrompida ao trânsito esta quarta-feira

Devido a intervenções de requalificação da via, a Estrada de Seganiza, em Campo Maior, entre o entroncamento com a EN371 e o aqueduto, está esta quarta-feira, dia 19 de outubro, interrompida ao trânsito.

Segundo o Município de Campo Maior, a circulação, que está impedida desde as 8 horas, vai manter-se assim até às 18h30.

Espetáculo “Agora… Canta-se o Fado!” apresentado no sábado em Campo Maior

A nova associação cultural de Campo Maior, “Agora Quer’Arte”, apresenta na noite de sábado, 22 de outubro, pelas 21 horas, no centro cultural da vila, o espetáculo “Agora… Canta-se o Fado!”.

Mais que uma noite de fados, este será um espetáculo que, no seguimento do sucesso da revista à portuguesa “Agora é que é!”, une a música ao teatro e à dança. “Quisemos fazer mais que uma noite de fados normal, como fazemos teatro de revista, e juntamos as áreas da música, do teatro e da dança, porque gostaríamos também de ter, nesta noite de fados, essas áreas implementadas”, explica Leonor Alegria, atriz, cantora e membro da associação.

Esta noite de fados, adianta outro dos membros da associação, Duarte Silvério, surge num momento em que estão já a preparar uma nova revista à portuguesa. “O grupo continua unido (depois da apresentação de “Agora é que é!”), o público pediu muito mais espetáculos e coisas diferentes e, por isso, nós pensámos em fazer uma nova revista à portuguesa. Enquanto não estreamos a nova revista, pensámos em fazer uma noite de fados”, revela.

Esta será uma noite de fados “muito diferente” daquilo que é habitual, que promete um espetáculo muito abrangente, capaz, entre outros, de levar o público às gargalhadas. “As pessoas que entrarem para a sala vão estar à espera de qualquer coisa, só com a ideia de que há fado, que há teatro e que há dança”, comenta ainda Duarte Silvério.

Juntam-se a Leonor Alegria e Duarte Silvério neste espetáculo os fadistas Dina Valério, Helena Brita, João Carita e Toy Faria, que serão acompanhados por Paulo Cachinho na guitarra portuguesa e Miguel Monteiro na viola de fado.

Os bilhetes para o espetáculo estão esgotados há já algum tempo. Tendo em conta a forte adesão do público, a associação tem em mente avançar com uma nova edição do evento, por mais que possa não ser exatamente igual.

Euromilhões com jackpot de 48 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 47 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 155 mil euros, saiu a quatro apostador no estrangeiro, bem como o terceiro prémio, de 29 mil euros, também contemplou cinco apostadores com boletim registado fora de Portugal.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 2, 5, 13, 42 e 48 e pelas estrelas 1 e 6.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.