Está a decorrer em Bruxelas a Semana Europeia das Regiões e Cidades, que conta com a presença da vice-presidente da CCDR Açentejo, Carmen Carvalheira.
Carmen Carvalheira participa em reuniões importantes para o posicionamento do Alentejo no âmbito de uma Europa cada vez mais inovadora, destacando-se as que debatem temas como a transição digital para comunidades inteligentes nas regiões europeias, o reforço da governação multinível, lições e desafios para Portugal, o papel das cidades e regiões na aceleração da transição energética para alcançar os objetivos COP 27 e do Acordo de Paris.
Destaque ainda para a participação da vice-presidente da CCDRA nos debates sobre as Regiões Europeias para uma transformação digital mais verde, azul e mais brilhante e ainda sobre ao atores e organizações da sociedade civil na transição da energia verde bem como no evento sobre Inovação Regional para Cultura e Criatividade.
A Semana Europeia das Regiões e Cidades é promovida pelo Comité das Regiões Europeu e pela Direção-Geral de Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia que na sua 20.ª edição tem como lema “Novos desafios para a coesão da Europa”.
Neste evento, regiões e cidades dão a conhecer a sua capacidade de gerar crescimento e emprego, bem como de aplicar a política de coesão da União Europeia, demonstrando a importância do nível local e regional para a boa governação europeia.
Será dada ênfase especial ao papel da política de coesão na recuperação sustentável da Europa, enquanto instrumento de solidariedade mais eficaz para responder a situações de emergência e às consequências das crises.


A mais recente obra do maestro campomaiorense Vasco Pereira, “Fantasia para um Menino Traquinas”, irá estrear, em Londres, a 9 de novembro.
A Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portalegre passou a ser um membro da IBEROATUR, o Instituto Ibero-Americano de Turismo Rural. A escola assinou um memorando de colaboração com esta entidade no sentido de promover o desenvolvimento das “áreas temáticas relacionadas com o Turismo Rural e o Turismo de Natureza, no âmbito do quadro da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para a garantia da identidade cultural dos destinos e produtos turísticos, assim como para a valorização identitária das regiões e das comunidades”, lê-se no memorando.
A enxaqueca é a terceira doença mais prevalente a nível mundial e a patologia neurológica mais frequente.
A Câmara Municipal de Elvas organiza, até ao próximo dia 22, duas visitas teatralizadas nos dois próximos sábados: ao Forte da Graça, no dia 15, e ao Forte de Santa Luzia, dia 22, ambas com início às 10 horas.
A Campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), decorreu entre os dias 3 e 10 de outubro e teve como objetivo alertar os condutores para as graves consequências do manuseamento do telemóvel durante a condução.
O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior, recebe amanhã, 12 de outubro, em Valongo, a sua 14ª Bandeira Verde Eco-Escolas, entre vários outros prémios e distinções, no decorrer do maior encontro nacional deste projeto de sustentabilidade e da área da educação ambiental.