Almoço convívio numa semana inteiramente dedicada aos maiores

Cerca de 1000 maiores participaram, este domingo, dia 9, no almoço convívio, no pavilhão da escola secundária.

Um almoço que marca “o encerramento de uma semana inteiramente dedicada aos maiores do concelho”, como nos referiu o presidente Luís Rosinha. “Foi uma semana fantástica e que não surgiu à toa, sendo a semana em que culmina o primeiro ano do meu mandato e em que conseguimos ter os mais novos e os mais experientes”.

O Comendador Rui Nabeiro também marcou presença e num discurso emotivo destacou “o papel de todos os que se encontravam na sala”.

A Semana dos Maiores foi uma organização da câmara municipal de Campo Maior. Começou no dia 1 de outubro, com um passeio a Coimbra, e terminou hoje com o almoço dos maiores.

PS com três concelhias de mulheres no distrito de Portalegre

As três primeiras concelhias das Mulheres Socialistas da Federação de Portalegre foram eleitas este fim-de-semana.

Em Portalegre foi eleita Lúcia Oliveira, em Elvas Vera Guelha e em Campo Maior Isabel Raminhas.

As mulheres socialistas agora eleitas vão exercer funções no biénio 2022/2024.

Hugo Hilário: Air Summit 2022 será “a maior de sempre”

A sexta edição da cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, que vai decorrer em Ponte de Sor entre os dias 12 e 15 de outubro, tem como tema central “Flying for a World of Opportunities”.

Abrir espaço para a discussão de um pós-pandemia para todos os setores da maior cimeira ibérica sobre aviação e por outro lado, a abordagem a novas oportunidades relacionadas com a necessidade de perfis altamente qualificados, a sustentabilidade, a problemática da energia, a retoma do turismo, os avanços tecnológicos neste salto digital a que o mundo assistiu com a pandemia, entre muitas outras.

Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, considera que “os investimentos feitos no aeródromo da cidade, nos últimos anos, têm dado um reconhecimento muito grande, quer a nível nacional quer internacional. Partimos este ano para mais uma edição do Portugal Air Summit, com uma estimativa de números que duplicam em relação às últimas edições, o que é muito bom. No entanto, o mais importante é continuarmos a posicionar-nos como um território e uma localização privilegiada para o investimento”.

A primeira edição da Air Summit, em 2017, assumiu-se como “uma iniciativa lúdica, com espetáculos aéreos e com o intuito de mostrar à população as infraestruturas que a cidade já tinha” referiu Hugo Hilário, acrescentando que “rapidamente passámos para uma cimeira de três dias onde reunimos as principais empresas e instituições do setor”.

Rogério Alves, vice-presidente no município de Ponte de Sor, garante que “este vai ser o maior evento de sempre. Se não fosse a pandemia, já tínhamos chegado antes a este nível e para nós é uma grande expetativa e um grande orgulho por termos conseguido esta notoriedade”.

Na edição deste ano, a grande novidade vai para a apresentação do primeiro avião totalmente feito em Portugal, “o Luz222, cuja fábrica vai ser construída no Aeródromo de Ponte Sor. No Portugal Air Summit vamos apresentar não só a maquete do avião, mas também a da fábrica que vai ser construída em Ponte Sor”, garantiu o vice-presidente.

A Tekever é uma das empresas instaladas no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e que vai participar nesta edição do Air Summit. O CEO do grupo, Ricardo Mendes, revela “expetativas muito altas com o intuito de mostrar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na cidade, além dos nos projetos que vão ser apresentados”.

O Portugal Air Summit assume-se como a maior cimeira Aeronáutica da Península Ibérica, que reúne intervenientes internacionais e nacionais da indústria dos setores de Aeronáutica, Espacial e da Defesa, que regista um volume de negócios de 1,7 mil milhões de euros, dos quais 87% dizem respeito a exportações, e conta com mais de 18.500 profissionais em Portugal.

Jorge Grifo é o novo presidente do PS de Campo Maior

Jorge Grifo (na foto) foi eleito presidente da Comissão Politica Concelhia de Campo Maior do Partido Socialista, com 40 votos a favor e um em branco.

Segundo o recém-eleito presidente, “esta eleição representa uma grande responsabilidade. As eleições decorreram normalmente, com muita afluências dos militantes do Partido Socialista, uma vez que dos 51 aptos a votar, compareceram 41 no ato eleitoral”.

“O facto de vir dar continuidade ao trabalho que o Comendador Rui Nabeiro tem feito no concelho de Campo Maior, faz com que a responsabilidade seja ainda maior. No entanto, sei que com o apoio e conselho sábios do Comendador, e de muitos militantes históricos, mulheres e Juventude Socialista, vou conseguir trabalhar em prol do partido e do concelho”.

Dos 51 militantes aptos para votar, compareceram 41, sendo que 40 votaram a favor da eleição de Jorge Grifo e surgiu um voto em branco.

Hortas comunitárias da Belhó praticamente lotadas

As Hortas Comunitárias de Elvas, criadas em 2012, são espaços que surgiram para a prática da horticultura de lazer, para os munícipes de uma cidade.

As famílias podem inscrever-se e aí cultivar os seus produtos, além de promoverem o convívio entre todos.

Ainda recentemente, “mais dois lotes foram ocupados, pelo que cerca de 98 por cento do terreno se encontra ocupado, sobretudo por reformados que depois dos seus trabalhos agrícolas se juntam no centro de convívio opara um jogo de cartas ou apenas para conversar”, como nos referiu o presidente da câmara, Rondão Almeida.

A autarquia não cobra “qualquer tipo de aluguer aos agricultores. Pedimos apenas que tenham cuidado na gestão da água, devido à crise que ultrapassamos. E repare que há ali famílias que têm autênticas hortas que lhe permitem abastecer-se não só a sí como aos familiares”.

As Hortas Comunitárias estão instaladas na zona da Belhó-Raposeira, em terrenos da autarquia, e são disponibilizadas, aos munícipes, para a prática de horticultura.