Assinado auto de consignação da rotunda de acesso à Zona Industrial de Portalegre

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, assinou, na passada segunda-feira, dia 5 de setembro, com as Infraestruturas de Portugal e as Construções Pragosa, SA, o auto de consignação para a empreitada de execução da rotunda da EN 246 para acesso à Zona Industrial de Portalegre.

Esta empreitada tripartida vem no seguimento do contrato assinado dia 25 de agosto com as Construções Pragosa, SA e deriva do acordo de gestão em vigor, assinado entre a Câmara Municipal de Portalegre e as Infraestruturas de Portugal.

Além de contribuir para melhorar a rede viária no parque empresarial, esta intervenção será mais um passo na concretização da expansão da Zona Industrial de Portalegre e da consequente construção do Centro de Formação da GNR, uma reivindicação já antiga e com grande significado para todos os portalegrenses.

A empreitada foi adjudicada pelo valor de 481.538,74 euros e tem um prazo de execução de 180 dias. Este investimento é cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da operação “Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) – Acessibilidades Rodoviárias – Rotunda na EN246 para acesso à zona industrial de Portalegre”, no montante global de 200 mil euros.

Gratuitidade das creches “beneficia” pais e instituições

A gratuitidade das creches para todas as crianças nascidas a partir de 1 de Setembro de 2021 (inclusive), que frequentem creches do sector social e solidário (independentemente da sala que venham a frequentar), já entrou em vigor na passada quinta-feira.

Até 2024, a gratuitidade das creches será implementada de forma faseada, aumentando anualmente mais um ano de creche abrangido, até à globalidade das crianças da rede social e solidária.

Para Paula França (na foto), presidente da Associação de Beneficência Amigos de Terrugem, entidade responsável pela creche desta freguesia do concelho de Elvas, explica “a gratuitidade acompanha a evolução da criança, durante todo o período que frequente a valência. Uma criança nascida depois de 1 de setembro de 2021 não paga nem este ano nem nos próximos. No entanto, uma criança de dois anos que frequente a creche vai continuar a pagar”.

A notícia foi “muito bem recebida, quer pelos pais que deixam de ter esta despesa, quer pela instituição. Nós tínhamos aqui agregados familiares que pagavam uma prestação muito reduzida. Com a Segurança Social a assegurar a totalidade do valor pago, a comparticipação aumente essa foi uma das medidas que nos permitiu reabrir. Caso contrário ia ser muito complicado”.

A fase de implementação da medida decorre até 2024 e o objetivo é que nessa altura sejam 100 mil as crianças abrangidas.

Com a implementação da gratuitidade, a Segurança Social passa a assumir o valor diferencial das comparticipações que estava a cargo das famílias, ou seja, o custo técnico total da resposta no valor de 460 euros.

Largadas de touros nos últimos dois dias de festas em Assumar

Imagem: taurodromo.com

As festas em honra de Nossa Senhora dos Milagres, em Assumar, no concelho de Monforte, aproximam-se do fim, sendo que, nestes dois últimos dias, hoje e amanhã, dias 7 e 8 de setembro, o grande destaque vai para as tradicionais largadas de touros.

Esta quarta-feira, há largada de touros, pelas 18 horas, seguindo-se, às 21h30, uma tourada à vara larga com oferta de sardinhas assadas.

Amanhã, os festejos terminam com mais uma largada, marcada para as 22 horas.

Vacinação outono-inverno contra a covid-19 e a gripe com início esta quarta-feira

A campanha de vacinação outono-inverno,  contra Covid-19, inicia-se esta quarta-feira, 7 de setembro, com a vacinação dos grupos das pessoas com 80 ou mais anos e com doenças, e tem o seu fim previsto no mês de dezembro, com o objetivo principal de proteger as pessoas mais vulneráveis, anunciou a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

Vão ser vacinados os seguintes grupos: pessoas com 60 ou mais anos, residentes e profissionais de lares de idosos e da rede de cuidados continuados, pessoas com 12 ou mais anos com doenças de risco definidas na norma da DGS, grávidas com 18 ou mais anos e também com patologias, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Já vacinação contra a gripe destina-se a pessoas com 65 ou mais anos de idade, residentes em ERPI e na rede nacional cuidados continuados, crianças com seis ou mais meses com patologias crónicas associadas, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas sem limite de idade e profissionais de saúde e outros profissionais prestadores de cuidados.

Os principais objetivos para o outono e inverno passam por proteger a população mais vulnerável, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte por covid-19 e por gripe.

O coronel Penha Gonçalves, que coordena a campanha, informou que serão chamadas “três milhões de pessoas”.

O presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, destacou que as duas vacinas aprovadas dia 1 de setembro pelas autoridades europeias para a variante Ómicron da Covid-19, da Pfizer e Moderna, “incluem na sua composição, em partes iguais, a componente das vacinas originais que tem como alvo a produção de anticorpos contra a estirpe original do SARS-CoV-2” e uma outra componente para a produção de anticorpos para a variante Ómicron.

Estas vacinas são destinadas apenas ao reforço vacinal de pessoas com 12 ou mais anos de idade e a última toma há pelo menos três meses.

Projeto da segunda adega do Grupo Nabeiro deverá custar mais de um milhão

Com um faturação de mais de cinco milhões e meio no ano passado, a Adega Mayor, em Campo Maior, procura continuar a fazer um forte investimento no seu crescimento.

Com uma segunda adega, na Herdade do Caia, para além da principal, desenhada por Siza Vieira, explica a CEO da empresa do grupo Nabeiro, Rita Nabeiro, a Adega Mayor quer criar outras condições, a nível operacional e logístico, tendo sido este um projeto que, devido à pandemia, foi “adiado, mas não cancelado”.

A objetivo é “melhorar as condições existentes” naquela segunda adega, onde se encontra a primeira vinha do grupo, que neste momento “está toda convertida para modo de produção biológico”.

“Faz-nos sentido, onde há espaço, crescer”, adianta Rita Nabeiro, assegurando que o projeto, pensado há cerca de três anos, terá agora de ser revisto e redesenhado. “Ela já existia. Estava em papel. Agora temos de o tirar do papel”, garante a responsável.

Com a inflação, todos os custos previstos para esta segunda adega terão de ser recalculados, garante a diretora-geral, para que as obras a fazer possam entrar em execução em 2023. Todo o investimento a ser feito deverá ser superior a um milhão de euros.

“Para já, em 2022, estamos a continuar um investimento em infraestruturas tecnológicas, porque, cada vez mais, queremos ter informação ao minuto, tudo informatizado, sermos uma adega moderna e exemplar a esse nível”, explica Rita Nabeiro.

A empresa do Grupo Nabeiro tem procurado também investir na reconversão das vinhas para modo de produção biológico. Para além disso, e com o desgaste dos edifícios, com o passar dos tempos, tem sido também uma preocupação preservar o património, ou não fosse a Adega Mayor desenhada por Siza Vieira.

Rita Nabeiro lembra ainda os diversos eventos que a Adega Mayor tem vindo a promover, como foi o caso de um piquenique, em Lisboa, bem como o próprio restyling que a marca tem vindo a sofrer. “Já foram sendo comunicadas as novas imagens, quer do Caiado, quer do Adega Mayor Reserva, que agora muda a imagem para uma fotografia de Artur Pastor”, explica ainda a CEO, não tendo dúvidas de que só assim, mantendo a empresa dinâmica, a marca poderá sair reforçada e manter-se em contínuo crescimento.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O segundo prémio do sorteio de ontem, 6 de setembro, do Euromilhões, no valor de 66 mil euros, saiu a um apostador que registou o boletim em Portugal. Outros sete apostadores no estrangeiro ganharam o mesmo valor.

Não tendo havido totalistas, o jackpot em jogo na próxima sexta-feira, dia 9, será de 130 milhões de euros.

O terceiro prémio, de 15.600 euros, saiu a oito jogadores no estrangeiro, enquanto o quarto, de 1.025 euros, contemplou 38 apostadores, todos fora de Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 7, 10, 22, 29 e 44 e as estrelas 4 e 5.

A informação apresentada não dispensa a consulta do site oficial Jogos Santa Casa.