Decreto-lei constitui Barragem do Pisão como empreendimento de interesse nacional

O decreto-lei que constitui o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos (EAHFM) do Crato (ou Barragem do Pisão), como empreendimento de interesse público nacional, foi aprovado, na passada quinta-feira, 1 de setembro, pelo Conselho de Ministros.

Com esta aprovação, será possível delimitar a área de intervenção, com a adoção de medidas que possam levar à sua concretização no prazo de vigência do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O decreto-lei vem facilitar e acelerar os procedimentos associados à obra a realizar, como as expropriações ou o realojamento da população da aldeia de Pisão.

A obra irá resultar de um investimento total de 171 milhões de euros, valor comparticipado em 120 milhões pelo PRR. As obras estarão terminadas em 2025.

Montemor-o-Novo: Sara Correia este domingo na Feira da Luz

A fadista Sara Correia atua na noite deste domingo, dia 4 de setembro, na Feira da Luz em Montemor-o-Novo.

“Irá ser do agrado de todos este espetáculo de fados, com Sara Correia, uma excelente voz no fado português, que apresenta temas de António Variações”, assegura o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.

A Banda Fogo Fogo promete animar e encerrar o palco Tasquinhas, onde vai apresentar “ritmos variados como o funaná, vai dar alegria, espírito de festa e de dança a todos os presentes”.

O início do espetáculo de Sara Correia, no palco principal da Feira da Luz, está marcado para as 22 horas.

Espaço.arte foi lugar para “conversa com o artista” Luís Silveirinha

O espaço.arte, em Campo Maior, recebeu na tarde de ontem, sábado, dia 3 de setembro, a primeira edição da iniciativa “Conversa com o Artista”, que pretende aprofundar o conhecimento sobre os artistas e as suas obras junto do público.

Esta primeira edição juntou a investigadora e curadora do Banco das Artes Galeria – Leiria, Ana David Mendes, e o artista Luís Silveirinha, que, entre muitos outros assuntos, abordaram a exposição “Sierra”, que está atualmente patente ao público no espaço.arte.

Fonte: Município de Campo Maior

Elvas: Festival da Idade de Ouro passa por reformulação

O Festival da Idade de Ouro, previsto para dia 10 de setembro no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, vai sofrer algumas alterações e já não vai acontecer nos moldes inicialmente previstos.

De acordo com Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, notou-se, numa primeira fase das inscrições, “uma grande facilidade de 200 ou 300 pessoas da cidade em inscreverem-se”. Por outro lado, das freguesias, “tínhamos meia dúzia de inscrições”.

De acordo com o presidente, na próxima segunda-feira, vai decorrer “uma reunião com os presidentes de Junta de Freguesia e, se todos concordarem, vai realizar-se, na primeira quinzena de outubro, um almoço da idade de ouro em cada freguesia do concelho, para que as pessoas de mais idade não tenham que se juntar em grandes festas”.

Rondão Almeida garante que este executivo vai realizar “este ano tudo que vinha detrás. Temos levado pessoas à praia, vamos começar com as viagens a Fátima e iremos realizar o almoço de confraternização da idade de ouro em cada uma das freguesias”.

Festival da Idade de Ouro, previsto para dia 10 de setembro no CNT de Elvas, foi cancelado. O evento vai realizar-se mas com alterações, que passam por levar estas comemorações a todas as freguesias do concelho e assim evitar grandes aglomerados de pessoas.