Maternidade da ULSNA retoma preparação para parto de forma presencial

A Maternidade da ULSNA, sediada no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, retomou as sessões de preparação para o parto em presença física. Estas sessões que, devido à pandemia, decorriam apenas em formato on-line desde abril de 2020, retomam agora também o formato presencial.

Assim, a Maternidade vai manter um sistema misto, presencial e on-line, pois constatou-se que esta experiência permite maior acessibilidade aos cuidados das mulheres grávidas e famílias residentes em zonas mais distantes do distrito de Portalegre.

Em função da dimensão do grupo serão organizadas uma ou duas sessões diárias presenciais e uma sessão on-line. A realização destas sessões representa uma melhoria nos cuidados de saúde à família fruto de um empenho redobrado dos profissionais de enfermagem da ULSNA, em especial dos especialistas em saúde materna e obstétrica.

Neste momento, na Maternidade da ULSNA, frequentam este curso de preparação para o parto, em presença física, 12 mulheres grávidas e seus familiares.

Nuno d’Évora Brandão vence primeira edição do prémio literário Hugo Santos

Nuno d’Évora Brandão, pseudónimo de Nuno Garcia Lopes, com a obra “Uma Casa de Papel onde Morar”, é o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Hugo Santos, instituído pelo Município de Campo Maior.

O autor, natural de Asseiceira, revela o município, “terá o seu trabalho publicado em livro numa edição da Câmara Municipal de Campo Maior e receberá um prémio monetário no valor de 750 euros”.

A criação do Prémio Literário Hugo Santos “tem por objetivo fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, defender e valorizar a língua portuguesa e promover e incentivar a criação literária, mas é também, e sobretudo, uma homenagem ao homem e ao escritor que lhe dá nome”, revela ainda o Município de Campo Maior nas redes sociais.

Lucky Duckies esta sexta-feira nas Festas de Alandroal

Ontem, quinta-feira, dia 1 de setembro, teve início mais uma edição das Festas em Honra da Nossa Senhora da Conceição e Festival da Juventude, no Alandroal, que decorrem até segunda-feira, dia 5 de setembro.

Esta sexta-feira, 2 de setembro, o programa das festas começa às 21 horas na Igreja Matriz de Alandroal, com o Tríduo preparatório à Festa da Imaculada Conceição. Pelas 21.30 horas há espetáculo musical com Trigueirão no Relheiro e às 22.30 horas atua a banda Lucky Duckies.

Os espetáculos musicais decorrem na Praça da República do Alandroal, seguindo-se pela meia-noite um baile tradicional com os ZeF.

Para fechar a noite, os 2Glazen e Club Banditz atuam no Castelo do Alandroal a partir da meia-noite.

Taxas de câmbio em destaque na rubrica da DECO

Fazer as malas e ir de férias significa, para muitos portugueses, viajar para outro país, ou seja, “apanhar” o avião e rumar a outro destino, muitas vezes fora da Europa.

Um dos temas a ter em conta nestas situações está relacionado com o dinheiro que se leva e, em última instância, se é preciso fazê-lo. Na edição desta semana da rubrica da DECO, Neide Brás, jurista na delegação regional do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, explica que é necessário ter em conta as taxas de câmbio na hora de trocar euros por outra moeda, uma vez que “os custos da troca de moedas de euros pela divisa do outro país são, em regra, mais baixos se a troca for feita em Portugal, mesmo considerando as comissões cobrar”.

No regresso, de acordo com a jurista, “se ainda tiver moeda estrangeira e pretender trocar por euros, fique ciente que a cotação da taxa de câmbio a utilizar será outra, certamente mais desfavorável, motivo pelo qual existem duas taxas de câmbio (a cotação de venda é superior à cotação de compra)”.

A troca de euros para outra moeda pode ser feita numa instituição de crédito ou a uma agência de câmbio registada no Banco de Portugal, cuja lista poderá ser consultada no respectivo endereço eletrónico.

Toy, José Malhoa e Luís Trigacheiro nas Festas de Estremoz

As festas da Exaltação da Santa Cruz, em Estremoz, decorrem entre hoje, sexta-feira, 2 de setembro, e domingo, dia 4, contando com espetáculos musicais, fogo de artifício, cerimónias religiosas e animação de rua, entre outras atividades.

Estas festividades são retomadas dois anos depois, devido à pandemia, sendo que, em função das obras que decorrem no rossio, explica o presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, as festas acontecem, desta feita, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

“É bom voltarmos a retomar a normalidade das nossa vida, enquanto cidade e concelho, que foi colocada em questão, durante estes dois anos terríveis de pandemia”, diz ainda o autarca.

Na organização destas festas, em que em termos musicais o grande destaque vai para as atuações de Toy, esta sexta-feira, José Malhoa amanhã e Luís Trigacheiro no domingo, a Câmara Municipal de Estremoz com o apoio da Paróquia de Santo André.

A programação completa:

Sexta-feira, dia 2 de setembro
18:00 horas – Abertura das festas com uma salva de foguetes e morteiros
21:00 horas – Procissão com as imagens venerandas de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos, desde a Igreja dos Congregados até à Igreja de São Francisco
22:00 horas – Corrida de Toiros – Organização: Tertúlia Tauromáquica de Estremoz
22:00 horas – Abertura do arraial, com divertimentos, rifas, bares, quermesses e outros
22:00 horas – Atuação do Grupo de Cavaquinhos de Estremoz
23:00 horas – Espetáculo musical com o artista TOY e sua banda
01:00 horas – Espetáculo com o DJ A.G.
03:00 horas – Encerramento do recinto

Sábado, dia 3 de setembro
09:30 horas – Alvorada com uma salva de foguetes e morteiros
10:00 horas – Arruada, no centro da cidade, com a banda da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense
18:00 horas – Santa Missa, na Igreja de São Francisco
21:00 horas – Concerto com a banda da Sociedade Filarmónica Estremocense
22:00 horas – Atuação do grupo de Dança Traquinas & ALLSTAR
22:30 horas – Atuação do grupo de Dança OHANA
23:00 horas – Espetáculo musical com o artista JOSÉ MALHOA e sua banda
00:30 horas – Baile com o artista JORGE GOMES
00:30 horas – REVIVE TROLARÓ (Castelo de Estremoz)
01:00 horas – Espetáculo de Fogo de Artifício
01:15 horas – Continuação do baile
03:00 horas – Encerramento do recinto

Domingo, dia 4 de setembro
09:30 horas – Alvorada com uma salva de foguetes e morteiros
10:00 horas – Arruada com a banda da Sociedade Filarmónica Luzitana
11:00 horas – Batismos na Igreja de São Francisco
11:15 horas – Procissão dos Pendões, com partida do Pelourinho e chegada à Igreja de São Francisco
12:00 horas – Eucaristia da Festa, na Igreja de São Francisco
18:00 horas – Santa Missa, na Igreja de São Francisco
21:00 horas – Concerto com a banda da Sociedade Filarmónica Luzitana
22:00 horas – Atuação do grupo de dança GINARTE
23:00 horas – Espetáculo musical com o artista LUÍS TRIGACHEIRO
00:00 horas – Baile com o artista PAULO LOPES
00:30 horas – Espetáculo de Fogo de Artifício
00:45 horas – Continuação do baile
03:00 horas – Encerramento das festas

Campo Maior: conversa com Luís Silveirinha este sábado no espaço.arte

Numa conversa entre a investigadora e curadora do Banco das Artes Galeria – Leiria, Ana David Mendes, e o artista Luís Silveirinha, irá falar-se, no sábado, dia 3 de setembro, sobre a exposição “Sierra”, fatores e vetores de produção artística e o mundo como vontade e representação.

Durante a sessão, a decorrer no espaço.arte, em Campo Maior, e com início marcado para as 16 horas, os participantes terão oportunidade de conversar com o artista plástico campomaiorense e de saber mais sobre as suas motivações e inspirações.

A exposição “Sierra”, da autoria de Luís Silveirinha, inaugurada a 2 de julho, está disponível para visita, no espaço.arte, até dia 30 de setembro.

Irmãs Graça e Ana Sinfrónio recebem o hábito das Monjas da Imaculada Conceição

As irmãs elvenses Graça e Ana Sinfrónio celebram, este sábado, 3 de setembro, a sua iniciação à vida religiosa, na Comunidade das Monjas Concepcionistas, com a Tomada de Hábito, numa cerimónia na Igreja do Mosteiro da Imaculada Conceição, de Campo Maior, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

No verão do ano passado, e depois de um tempo de discernimento e de aproximação à Comunidade, as duas jovens, de 22 e 24 anos, entraram no Mosteiro de Campo Maior.

Agora, e ao fim de um ano de vida em Comunidade, dão um importante passo, recebendo o hábito das Monjas da Imaculada Conceição. Graça, recorda a madre Maria dos Anjos, foi a primeira das duas irmãs a chegar ao Mosteiro. “Tiveram um ano de experiência, como postulantes, para ver se, realmente, o Senhor as queria e se era isto que elas queriam”, adianta. Tomada de decisão de enveredar por este caminho, as irmãs são inserida na Comunidade, sendo que, para isso, irão “tomar o hábito”, dando assim início à vida religiosa, com a entrada no Noviciado. “Estão muitos felizes as duas e nós também”, acrescenta a madre.

Para trás, Graça e Ana Sinfrónio deixam os cursos de Fisioterapia e de Educação Básica, que tinham terminado. Agora, ambas, terão pela frente o Noviciado, um tempo de formação, de conhecimento da Ordem e da Comunidade, para uma vida de total entrega à oração e à contemplação, desde o ocultamento, vivido na clausura do Mosteiro.

O início da cerimónia, amanhã, na Igreja do Mosteiro, em Campo Maior, está marcada para as 11 horas.