Badajoz Throwdown realiza-se no Coliseu de Elvas em novembro

Foto: badajozthrowdown

O Badajoz-Elvas Throwdown vai decorrer nos dias 11,12 e 13 de novembro, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Trata-se da competição de fitness individual mais importante do sudoeste peninsular, que situa Elvas e Badajoz como novos pontos de interesse no mapa do Cross Training Ibérico.

Depois do êxito da edição do ano passado ter decorrido na IFEBA, em Badajoz, o Throwdown volta para consolidar-se como uma referência do Cross Training Ibérico.

Segundo a organização, a competição tem duas fases: na fase online os atletas realizarão os treinos gravando-os e terão cinco dias para subir as suas pontuações. Esta fase classificatória decorre entre 31 de agosto e 4 de setembro.

Já a fase presencial realiza-se em Elvas nos dias 11, 12 e 13 de novembro no Coliseu Comendador Rondão Almeida, onde será montado o espaço para a competição e o público, com capacidade para cinco mil pessoas.

“Estou Aqui Crianças!” da PSP decorre ao longo do ano

O programa Estou Aqui! Crianças, da Polícia de Segurança Pública, já apoiou centenas de crianças que, por uma ou outra razão, se perdem dos pais. As candidaturas estão abertas o ano todo e podem ser feitas no site estouaqui.mai.gov.pt.

O programa Estou Aqui! Crianças (EAC) é uma iniciativa exclusiva e pioneira da PSP, criado em 2012, e que, sendo gratuita, pretende “contribuir para a segurança das famílias que têm crianças”, segundo o Intendente Nuno Carocha, Diretor do Gabinete de Imprensa e Relações Públicas.

Estou Aqui! Crianças tem como principal objetivo agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família. Caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer adulto que a encontre somente necessita contactar a PSP por intermédio do n.º de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. A Polícia de Segurança Pública tratará de informar a família e assegurar de imediato o reencontro familiar.

“Este é um programa de utilização muito simples, uma vez que não envolve nem tecnologias nem custos. Desde 2012, já foram entregues mais de 400 mil pulseiras, a nível nacional, o que nos tem dado muito gozo. Neste período, já resolvemos dez ocorrências de crianças que se perderam das suas famílias e, através deste programa, conseguimos promover o seu reencontro”.

As pulseiras destinam-se a crianças com idades compreendias entre os 2 e os 10 anos e possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais. São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes.

Programa do APLEC em Elvas este domingo

Em Elvas, a grande oferta cultural do último fim de semana de agosto é dada pelo 34º APLEC Internacional. O programa para este domingo, dia 28, no centro histórico de Elvas, é o seguinte:

  • das 10 às 13 horas, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, amostra de jogos tradicionais catalães;
  • às 10 horas, nas ruas da cidade, desfile das bandas de música e grupos de imagens festivas;
  • às 10.30 horas, na Praça da República, baile de sardanas, com exibição de grupos sardanistas;
  • ao meio-dia, na Praça da República, amostra de falcões, danças de procissão e baile de bastões;
  • das 12 às 14 horas, na Praça da República, L’Aplec del Caragol de Lleida, degustação da cozinha tradicional catalã: caracóis e caçarolas;
  • às 15.30 horas, na Sé, concerto coral;
  • às 18 horas, na Praça da República, amostra de danças portuguesas e catalãs: esbarts, jotas e danças de procissão;
  • às 19.45 horas, na Praça da República, concerto folclórico e havaneras;
  • por fim, às 21 horas, na Praça da República, sessão de encerramento oficial do 34º Aplec Internacional, com a participação de todos os grupos.