Elvenses unem-se aos Punishers em caminhada solidária pela Clarinha

Cerca de uma centena e meia de pessoas quis, na manhã deste domingo, 24 de julho, participar numa caminhada solidária, promovida pelo Chapter de Elvas do Punishers Law Enforcement Motorcycle Club, com o objetivo de ajudar a pequena Clara Duarte, uma menina elvense, portadora de Síndrome DiGeorge – uma doença rara e incapacitante-, através da angariação de fundos para os tratamentos e intervenções cirúrgicas a que se precisa de submeter.

“Eu olhos para esta iniciativa muito positiva. Deixa-me com muito orgulho saber que pessoas da minha cidade, que tomaram esta causa como sendo também a causa própria, e que organizaram esta caminhada para ajudar com estes tratamentos, que de facto são muito caros”, começa por dizer a mãe de Clara, Marisa Alves.

Até ao momento, Clara tem feitas algumas terapias, proporcionadas pelo Estado, ao domicílio, ao abrigo do Serviço Nacional de Intervenção Precoce na Infância, mas que, segundo a mãe, já são insuficientes.

Os “tratamentos intensivos” de que Clara necessita, ao nível da terapia da fala, motricidade e fisioterapia servirão, entre outros, para que ganhe força muscular, para poder vir a gatinhar e, mais tarde, a andar. Com estes tratamentos, espera ainda Marisa Alves, que Clara possa “comer através da boca, porque ela é alimentada por um botão gástrico”.

Apesar da doença, Clara não deixou de participar nesta caminhada. “A Clara é uma menina muito ativa, muito enérgica, que gosta muito deste tipo de passeios. Gosta muito de passear, de ver e conhecer pessoas. Nós fazemos todo este tipo de atividades, e outra, para que ela tenha direito a tudo e não perca nada”, revela ainda a mãe.

Já o presidente do Chapter de Elvas dos Punishers, Carlos Vaz, revelou-se “bastante satisfeito” com a adesão dos elvenses a esta iniciativa. “Ficámos muito felizes com esta moldura humana elvense. Estávamos à espera da presença elvense, mas não neste número”, acrescenta.

Ainda que na caminhada tenham participado cerca de 150 pessoas, o número de inscritos “supera largamente as 250”, uma vez que muita gente quis associar-se a esta causa, pagando a inscrição na caminhada, mas sem participar. À verba angariada com esta caminhada, revela ainda Carlos Vaz, vai-se juntar uma “avultada quantia” oferecida por uma fundação da cidade. “A cidade de Elvas voltou-se para a causa da Clarinha e é isso que nos deixa muito felizes”, remata.

A vereadora Paula Calado, que esteve nesta caminhada em representação da Câmara Municipal, não tem dúvidas de que Elvas é uma “cidade solidária”, onde se “multiplicam os atos de solidariedade e onde organizações, já de uma certa envergadura nacional e internacional – que o Punishers vem do EUA – veem uma oportunidade de implantar e ajudar a comunidade”.

Tendo esta iniciativa como exemplo, Paula Calado lembra que a sociedade civil “tem muito força do que pensa”: “as pessoas que aqui estão, não estão por obrigação, estão por impulso de ajudar e isso é uma coisa que me deixa imensamente orgulhosa”.

A participação nesta caminhada tinha o custo de cinco euros, sendo que a totalidade das verbas reverte em prol dos tratamentos de Clara.

Antes do arranque da caminhada, que teve o seu início e chegada, na Praça D. Sancho II, os participantes tiveram oportunidade de fazer um breve aquecimento, promovido por Cláudia Brotas.