Grande fogo de artifício de São João esta noite de quinta-feira em Badajoz

No âmbito da Feira de São João, que decorre desde a passada sexta-feira, em Badajoz, tem lugar hoje, quinta-feira, dia 23, o grande fogo de artifício, na Ponte Palmas, às 22.30 horas.

Esta é uma Feira que conta, este ano, com “um programa muito ambicioso, não só no recinto, mas também no centro histórico, com inúmeras atividades para as famílias, e que desfrutemos todos desta feira, porque a cidade precisa e nós merecíamos”, revela o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, adiantando que esta feira irá dar “mais alegria à cidade”.

Um dos visitantes que encontrámos nesta feira, Sergio, revela que o certame “já fazia muita falta à cidade” pacense.

Feira de São João em Badajoz que decorre até sábado, sendo que hoje tem lugar o grande fogo de artifício de São João.

Tim e Ensemble Ibérico atuam esta quinta-feira em Arronches

Em véspera do feriado municipal de Arronches, e no âmbito das comemorações do São João, esta quinta-feira, 23 de junho, no Jardim do Fosso, a partir das 20 horas, há sardinhada regada com vinho da região.

Pelas 21 horas, a feira do livro abre ao público, sendo que meia hora depois, decorre uma “Hora do Conto”, para os mais pequenos.

A partir das 22 horas, há espetáculo com Tim e Ensemble Ibérico e às 23.30 horas decorre um baile com animação musical a cargo de Vítor Realinho.

À meia-noite, há um pequeno apontamento de fogo de artifício.

Projeto português vence prémio europeu

O projeto REPLAY é um dos vencedores dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022, na categoria “Moldando um ecossistema industrial circular e apoiando o pensamento do ciclo de vida”.

O projeto,” liderado pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal, desenvolveu uma rede de recolha e triagem de brinquedos em fim de vida, para a transformação em novos brinquedos”, de acordo com Ana Pereira (na foto), do Europe Direct Alto Alentejo.

Na edição desta semana do programa Espaço Europa, Ana Pereira revela que “é um grande orgulho para o país que um projeto europeu vença um prémio, logo na primeira edição do concurso”.

O programa “Espaço Europa” é emitido às 12.45 horas e às 16.30 horas.

Aqueduto da Amoreira assinala 400 anos

Faz precisamente hoje, dia 23 de junho, 400 anos desde o dia em que a água correu pela primeira vez na Fonte da Misericórdia, em Elvas, depois de concluída a obra do Aqueduto da Amoreira.

“Este é um monumento que foi construído devido às necessidades da população em ter água e tem a particularidade de ter sido pago pelos elvenses”, como nos referiu Carlos Correia Dias, membro da AIAR.

Com o intuito de comemorar a data, a AIAR preparou duas iniciativas. A primeira, trata-se de uma exposição de fotografia, inaugurada esta quinta-feira, às 19 horas, na Cisterna da Praça Militar, ao fundo da rua de São Francisco. O segundo momento acontece amanhã, na sexta-feira, dia 24, com uma conferência, a decorrer entre as 9 e as 18.30 horas, na Casa da História Judaica de Elvas. Subordinada ao tema “Boas práticas na gestão sustentável do património hidráulico”.

Durante a conferência, vai ser apresentado o projeto de Erasmus +, desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Campo Maior, bem como com estabelecimentos de ensino de Castellón, em Espanha, e Pavia, em Itália. Elsa Nascimento, membro da direção da AIAR e em representação do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, explica que “a integração do projeto H2O MAP nestas comemorações faz todo o sentido pois ele aborda a água. O projeto consiste num levantamento do património hidráulico da região, através da utilização de ferramentas digitais, em que se recorre a uma série de dados que são levantados, em campo, pelos alunos, para depois serem colocados em formato digital, para se vir a construir mapas digitais”.

Venda de Fogaças e arraial esta quinta-feira na Ermida de São Joãozinho

As Festas em honra de são Joãozinho prosseguem esta quinta-feira, dia 23, em Campo Maior.

Como revela a vereadora no município campomaiorense, São Silveirinha, para hoje está prevista, para além da “Eucaristia solene às 19 horas, às 20 segue-se a procissão em honra de São Joãozinho, seguindo-se a venda de fogaças e arraial, no recinto da Ermida.

As Festas em honra de São Joãozinho terminam amanhã, dia 24 de junho, com missa, às 19 horas, seguida de procissão em honra de São João Batista.