Festival da Juventude em Arronches de 15 a 18 de junho

O Jardim do Fosso, em Arronches, será palco, de 15 a 18 de junho, de um Festival da Juventude.

No primeiro dia do evento, quarta-feira, 15 de junho,  dedicado aos jovens, atuam os Soversion, pelas 22.30 horas. A partir da 00.30 horas, a animação fica a cargo do DJ Matcho.

Na noite seguinte, pelas 22.30 horas, há espetáculo com “Os Bellota Trompetera” e DJ Mike, a partir da meia-noite e meia.

Na sexta-feira, dia 17, a animação musical fica a cargo do Rumo ao Sol (22h30) e do DJ Smacker (00h30).

Por fim, a 18 de junho, sobem ao palco do festival Double Mars (22h30) e DJ Izy (00h30).

PSP de Elvas promove passeio solidário este sábado

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Elvas volta a organizar o seu passeio solidário, no este sábado, dia 11 de junho, por ocasião do 144º aniversário do Comando Distrital de Portalegre.

Este passeio, que vai já para a sua quinta edição, revela o subcomissário Márcio Ferreira,  terá início na Igreja de Nossa Senhora da Nazaré (no Viaduto), terminando com um almoço no Museu Militar de Elvas.

A caminhada, de cerca de oito quilómetros, tem concentração marcada para as 8.30 horas. Sendo uma iniciativa solidária, a favor da Delegação de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, a participação, quer na caminhada, quer no almoço, tem o custo de seis euros. A totalidade da receita obtida será doada à instituição.

As inscrições podem ser feitas na Divisão Policial de Elvas, através do contacto 268 039 100, ou nas Juntas de Freguesia da cidade.

Bellissimo Cafés vai oferecer máquinas de café ilustradas por artistas nacionais

Inspirados pela irreverência de Bellissimo Cafés, que convida a ver a vida com mais sabor, André da Loba, Mariana a Miserável e Mantraste foram desafiados a criar sem reservas ou preconceitos, tendo como tela uma máquina de café (sistema Delta Q).

Afirmando que tudo pode ser Bellissimo, e que todas as visões e formas de encarar a vida são válidas, desafiados pela marca, André da Loba, Mantraste e Mariana a Miserável ilustraram máquinas de café, que dão cor ao amor que se sente, à liberdade sem fronteiras e à vida a acontecer.

Demonstrando que há várias formas de ver o amor, André da Loba recompensou a palavra “amor” e transformou-a num infinito, utilizando dialetos próprios, cores vibrantes e figuras que se entrelaçam, mostrando que a capacidade de amar não se esgota em formas ou feitios, entende-se com meias palavras e que todo o amor é Bellissimo, seja íntimo ou próprio.

E porque há também várias formas de olhar para a vida, em tons mais suaves, Mariana a Miserável pintou uma paisagem montanhosa, com altos e baixos, onde residem as emoções e vários acontecimentos em simultâneo, bons e maus, mostrando que a vida não vem com manual de instruções e que dá muitas voltas mas que é esta imprevisibilidade que a torna em algo Bellissimo.

Por fim, celebrando a beleza da liberdade, Mantraste inspirou-se no que significa ser livre e demonstrou que existem várias formas de o ser, mas que o importante é que seja simples e traga paz, para voar, partilhar sem julgamentos e ser quem realmente é.

As máquinas de café ilustradas pelos artistas nacionais serão oferecidas pela marca aos mais criativos e inspiradores. E, para isso, basta participar, no giveaway no instagram de Bellissimo Cafés, escrevendo uma frase criativa onde utilizem as palavras “Bellissimo” e uma das seguintes palavras “amor”, “vida” ou “liberdade”. Os dez vencedores do passatempo serão anunciados no dia 28 de junho.

Bellissimo Cafés é uma marca portuguesa pertencente ao Grupo Nabeiro – Delta Cafés criada para todos os apreciadores de um verdadeiro café italiano, quer pela sua torra, quer pelo seu sabor único.

Reforçando a sua identidade e autenticidade, estimulando os sentidos e reinventando interpretações estéticas que tonam cada momento ainda mais especial, Bellissimo Cafés oferece agora a oportunidade aos seus consumidores de ganharem uma máquina exclusiva para saborearem um café Bellissimo.

Fábrica de baterias de Navalmoral: a “chave” do setor automóvel em Espanha

A entrada em funcionamento de uma fábrica de baterias de lítio, em Navalmoral de la Mata, na Extremadura, defende o presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, será, por uma lado, “um choque” para a cidade e para a região, mas, por outro, permitirá traçar um plano daquilo que será futuro do setor automóvel no país.

Tendo em conta as fábricas que se vão instalar, quer na Extremadura (Envision e Acciona), quer em Valência (Volkswagen e Seat), Pedro Sánchez não tem dúvidas que estas serão a “chave para ancorar a produção de carros elétricos no país, agora e no futuro”.

Estes projetos, garante o primeiro-ministro espanhol, são os principais investimentos, no setor dos carros elétricos do Perte (o Plano de Recuperação e Resiliência de Espanha), a que se apresentaram 13 empresas que incluem grandes fabricantes do país e que, ao todo, somam 487 projetos que mobilizam um total de 12 mil milhões de euros de investimento.

As ajudas do Governo Espanhol, no âmbito do Perte, para este setor, são de mais de 2.900 milhões.

Badajoz: Coudelaria de Alter do Chão dá-se a conhecer na Ecuextre

A Coudelaria de Alter do Chão, uma das mais antigas do mundo, como vem sendo habitual, nos últimos anos, está representada na 13ª edição da Ecuextre, a Feira do Cavalo e do Touro, que decorre nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, até domingo, dia 12 de junho.

“Pela proximidade com Espanha e pela proximidade do nosso cavalo com o espanhol, acho que faz todo o sentido a Coudelaria de Alter estar representada. Temos todo o gosto em estar aqui e já é uma tradição”, comenta António Pinto, responsável pela coudelaria.

No certame, a coudelaria tem um stand e um cavalo. “O convívio e a divulgação”, garante António Pinto acaba por ser sempre o melhor que se leva da participação na Ecuextre. Depois do evento, diz ainda o responsável, são muitos aqueles que visitam a Coudelaria de Alter, que tiveram um primeiro contacto com a mesma, precisamente, no decorrer desta Feira do Cavalo e do Touro.

Até domingo, na IFEBA, para além de diversos concursos hípicos, não faltam motivos de atração, sobretudo para os profissionais do setor e para os aficionados.

“Festival do Caracol” decorre este fim de semana em Degolados

O “Festival do Caracol” decorre entre hoje e domingo na freguesia de Degolados, em quatro bares e cafés aderentes.

Segundo explica o presidente da junta de freguesia, João Cirilo, o dar animação à população ajudado os bares e restaurantes da freguesia. “Esta iniciativa tem apenas uma finalidade, dar alguma animação à população e, ao meso tempo, ajudar os bares e restauração em Degolados, revela João Cirilo.

Nestes dias, quem se dirigir aos ao Quiosque do Jardim, Bar o Marvão, Flavours e Fátima, pode degustar os caracóis, que têm ao dispor. “Promover os bares e restaurantes, bem como esta iguaria típica, nesta altura do ano, e dar vida à população, chamando também pessoas de fora, para que visitem Degolados, são os grandes objetivos da iniciativa, acrescenta o presidente da Junta.

O “Festival do Caracol” decorre entre hoje e domingo na freguesia de Degolados.

IPDJ promove programa de voluntariado jovem para a natureza e florestas

Desde o dia 8 de junho e até novembro, decorre a fase para apresentação de candidaturas ao programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” do IPDJ. Os projetos são operacionalizados entre 28 de junho a 30 de novembro.

O programa é dirigido a entidades de diversas tipologias, nomeadamente: entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas, entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais, associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, estabelecimentos públicos de ensino e estabelecimentos privados de ensino que cumpram o previsto na legislação enquadradora do voluntariado.

Após a aprovação dos projetos, os jovens, com idades compreendidas entre os 14 os 30 anos e condições de idoneidade para o exercício do voluntariado, podem efetuar a sua inscrição na respetiva plataforma do IPDJ e optarem por projetos nas várias áreas do programa, todas elas ligadas à proteção e preservação da natureza e do meio ambiente.

Os objetivos deste programa são a promoção de práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas; a sensibilização das populações para a área do ambiente realizadas por jovens; a prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental e a promoção da qualidade das atividades de voluntariado e aquisição de competências por parte dos voluntários.

São parceiros do IPDJ para a execução do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e as Comissões distritais e municipais de proteção civil.

Para apoio às candidaturas no IPDJ Alentejo, contactar:

Portalegre: dina.crespo@ipdj.pt – 245 301 900

Évora: mgabriela.segurado@ipdj.pt – 266 737 300

Beja: sandra.pires@ipdj.pt – 284 314 900

Delta assinalou Dia do Ambiente com crianças de Campo Maior

O Grupo Nabeiro e a Novadelta promoveram ontem, 9 de junho, no parque de estacionamento do Centro de Ciência do Café, um conjunto de iniciativas, alusivas às comemorações do Dia Mundial do Ambiente.

Esta iniciativa, desenvolvida em parceria com a Sociedade Ponto Verde, foi dirigida aos alunos das escolas do concelho e centrou-se em atividades sobre reciclagem.

A vereadora São Silveirinha, em representação do Município de Campo Maior, esteve presente.

Câmara de Portalegre promove Quinzena Gastronómica da Cereja de São Julião

A Câmara Municipal de Portalegre irá organizar, de 15 a 30 de julho, a Quinzena Gastronómica da Cereja de São Julião, com o objetivo de divulgar um dos produtos mais caraterísticos e apreciados da nossa região, que poderá ser degustado em 17 estabelecimentos do concelho de Portalegre, entre eles restaurantes, unidades hoteleiras e gelatarias.

Simultaneamente, a Quinzena irá englobar um programa diversificado, destacando-se, no dia 18 de junho, a Caminhada de 7 km ao Monte das Cerejeiras, que inclui apanha da cereja.

O ponto de encontro da Caminhada será às 8h30, na Rotunda do Porto da Azinheira (cruzamento para o Porto da Espada), seguindo depois para a Cascata do Monte Sete (subida opcional), com o lanche no Café da Cascata, terminando a Caminhada no Monte das Cerejeiras, com a tradicional apanha da cereja, onde os participantes poderão vivenciar esta experiência.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no Posto de Turismo de Portalegre, através do telefone 245307445, até às 13 horas do dia 15 de junho.

Também no dia 18 de junho, decorrerá o Mercadinho da Cereja de São Julião, no Rossio de Portalegre, das 17h às 20h, onde os visitantes poderão adquirir este delicioso produto ex-libris da nossa região.

Finalmente, no dia 24 de julho, decorrerá um ateliê de pintura ao vivo, pelo Prof. Bentes Bravo, subordinado ao tema “A Cereja de S. Julião”, na Galeria de S. Sebastião, às 15h00.

As inscrições serão feitas no Posto de Turismo de Portalegre, até ao dia 18 de junho, com um máximo de 15 participantes, por ordem de inscrição.

Este evento será uma oportunidade para os visitantes e os habitantes da nossa região poderem desfrutar um dos produtos endógenos mais ricos de Portalegre, a nossa Cereja de São Julião, única e saborosa, que cresce e desabrocha na nossa majestosa Serra de São Mamede.

Os pomares de cerejeiras inseridos na Serra de São Mamede contribuem também para tornar mais belos os variados percursos pedestres, que fazem deste um parque único em Portugal.

Piscinas municipais de Campo Maior reabrem esta sexta-feira

As piscinas municipais de Campo Maior reabrem ao público esta sexta-feira, 10 de junho, e até domingo, dia 12.

Voltam a abrir de 16 a 19 de junho e nos dias 25 e 26. Nestes fins de semana, funcionam das 9.30 às 20 horas.

A partir do dia 1 de julho, e até 15 de setembro, o espaço estará em funcionamento diariamente: às segundas-feiras, das 15 às 20 horas e de terça-feira a domingo das 9.30 às 20 horas.