Feira Taurina de São João em Badajoz de 23 a 25 de junho

A Feira Taurina de São João, em Badajoz, contará este ano, com três corridas, entre os dias 23 e 25 de junho, em que as grandes figuras do toureio da cidade espanhola têm todo o protagonismo.

Alejandro Talavante regressa à sua terra natal, onde não toureava desde 2017, enquanto Antonio Ferrera celebra os 25 anos de alternativa e Miguel Ángel Perera enfrenta, em solitário, seis touros de diferentes ganadarias.

No dia 23, quinta-feira, pelas 19.30 horas (menos uma que em Portugal), para além da atuação, em solitário, de Miguel Ángel Perera, decorre uma atuação de , el novillero salmantino Marco Pérez.

Já na sexta-feira, dia 24, também às 19.30 horas, entram em praça Antonio Ferrera e Alejandro Talavante.

No sábado, dia 25, decorre, à mesma hora, uma aula prática gratuita para todos os amantes da tauromaquia.  Serão ainda lidados seis erales de Jose Luis Marca Rodrigo, pelos alunos Javier Campos (E.T. de Valencia), Sergio Domínguez “El Mella” (E.T. Badajoz), Sergio Sánchez (E.T. Badajoz), Tristán Barroso (E.T. Badajoz), José Antonio de Gracia (E.T. Badajoz) e Gonçalo Alvez (E.T. Jose Falcao).

Os bilhetes podem ser adquiridos através do site www.fitauromaquia.com ou dos contactos 689 774 825 e 659 720 888.

Portalegre acolhe convívio da Federação das Associações de Dadores de Sangue

Portalegre acolhe, a 18 deste mês, o convívio da Federação das Associações de Dadores de Sangue (FAS).

O encontro conta com o apoio de diversas entidades, entre elas a Câmara Municipal de Portalegre, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP.

Do programa do evento faz parte, às 9.30 horas, a receção junto ao jardim da Avenida da Liberdade, das delegações de dadores, vindas um pouco de todo o país. Segue-se um momento musical e depois a sessão solene, onde tem lugar a atribuição das Gotas de Cristal Comendador Joaquim Moreira Alves, bem como a inauguração, junto ao monumento dos Mortos da Grande Guerra, do busto do fundador da ADBSP, o saudoso António Joaquim Eustáquio.

Pelas ruas da cidade tem lugar um desfile composto pelos estandartes das associações presentes e dos muitos dadores de sangue. O almoço e a tarde cultural acontecem nos pavilhões do NERPOR, ao campo da feira.

As inscrições para este XXXIV Convívio Nacional e o XXVIII Internacional de Dadores de Sangue decorrem até 10 deste mês, e podem ser feitas através do contacto 936 665 277.

Como tem sido princípio nas edições anteriores, revela a organização “todos os dadores poderão levar o seu farnel, e para quem desejar, uma empresa fornecerá almoços no local a preços módicos”.

“Mercado Cá da Terra” animou Jardim Municipal de Campo Maior

Foi com o intuito de promover os produtos locais e dar aos campomaiorenses a oportunidade de divulgar os seus produtos que o Município de Campo Maior organizou a primeira edição do “Mercado Cá da Terra”.

Luís Rosinha, presidente da câmara de Campo maior, refere que “esta é uma iniciativa que vai acontecer no primeiro domingo de cada mês e que, com certeza, na próxima edição já terá algumas alterações a fazer. O feedback das pessoas tem sido muito bom e todas achavam que estava na altura de terem um espaço assim para expor os seus produtos”.

O “Mercado Cá da Terra” teve este domingo a sua primeira edição e contou com cerca de 20 expositores, no Jardim Municipal de Campo Maior.

 

MACE: “Caminhos Cruzados” de José Pedro Croft para visitar até 3 de julho

“Caminhos Cruzados”, uma exposição com trabalhos de José Pedro Croft, todos eles da coleção de António Cachola, inaugurada a  5 de fevereiro, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, encontra-se disponível para visita até 3 de julho.

A exposição, que reúne cerca de 60 obras de escultura, desenho e gravura, que o colecionador foi comprando ao longo de 25 anos de carreira do artista, retrata a relação de grande cumplicidade existente entre os dois, sendo para José Pedro Croft “um privilégio” ser representado por António Cachola, de uma “maneira tão significativa”, e poder mostrar os seus trabalhos ao público, em Elvas.

“Os colecionadores são aquelas pessoas que ficam a tomar conta das nossas obras. Nós fazemo-las, mas depois alguém vai ter que as conservar, as armazenar, as cuidar, as transportar, caso contrário o nosso trabalho não avança”, comenta o artista plástico, que já representou Portugal na Bienal de Veneza e esteve na Frieze Sculpture, com uma obra de arte pública, nos jardins de Londres.

Com uma curadoria partilhada entre o colecionador e o artista, as obras encontram-se instaladas pondo em evidência as relações espaciais entre elas, e entre elas e a arquitetura do MACE, que para José Pedro Croft é “extraordinária”, revelando-se “muito feliz” por poder expor em Elvas numa altura em que se celebra o 15º aniversário deste museu.

Nesta mostra é apresentada de novo a obra monumental, concebida em 2007 para a inauguração do MACE, usando os quatro cantos da sala maior. Em simultâneo uma outra central, realizada posteriormente, com os mesmos elementos.

PSP de Elvas promove Passeio Solidário a favor da Cruz Vermelha no dia 11

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Elvas volta a organizar o seu passeio solidário, no próximo dia 11 (sábado), por ocasião do 144º aniversário do Comando Distrital de Portalegre.

Este passeio, que vai já para a sua quinta edição, revela o subcomissário Márcio Ferreira, convidado na edição desta terça-feira, 31 de maio, no Magazine de Informação e Música,  terá início na Igreja de Nossa Senhora da Nazaré (no Viaduto), terminando com um almoço no Museu Militar de Elvas.

A caminhada, de cerca de oito quilómetros, tem concentração marcada para as 8.30 horas. Sendo uma iniciativa solidária, a favor da Delegação de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, a participação, quer na caminhada, quer no almoço, tem o custo de seis euros. A totalidade da receita obtida será doada à instituição.

As inscrições podem ser feitas, na Divisão Policial de Elvas, através do contacto 268 039 100, ou nas Juntas de Freguesia da cidade.