D.A.M.A, Fernando Daniel, Piruka e Wet Bed Gang no Festival Raya

D.A.M.A, Fernando Daniel, Piruka e Wet Bed Gang são os cabeça de cartaz da edição deste ano do Festival Raya, que decorre em Campo Maior entre os dias 8 e 16 de julho.

O evento foi apresentado ao final da tarde desta quinta-feira, 2 de junho, no Centro Cultural de Campo Maior, com a presença de Luís Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, São Silveirinha, vereadora no município, os D.A.M.A., Piruka e B3L2.

O autarca campomaiorense, Luís Rosinha, justifica as alterações para a edição deste ano, uma vez que os espetáculos dividem-se entre dois fins-de-semana, com o facto de ser intenção da autarquia “tornar o Raya num festival e não apenas num fim-de-semana de música. Queremos afirmar-nos enquanto festival de referência na região, à semelhança do que já acontece noutros concelhos, e, depois desta edição, o principal desafio é crescer”.


Já a vereadora no município, São Silveirinha, explica que estas atividades, que decorrem de 11 a 15 de julho, de segunda a sexta-feira, pretendem “fazer com que os jovens tenham outras experiências culturais”.

O festival Raya conta, no dia 8 de Julho, com as atuações de B3L2, Wet Bed Gang, dj Fifty e dj Peat. Dia 9 sobem ao palco Catarina & The Voice Friends, DAMA, No Maka e dj Diazz. A 15 de Julho atuam os 100 Playback, Fernando Daniel, El Perreo Reggaeton Vibes e dj Sam e no último dia, sábado, dia 16, os Soversion, Piruka, dj Rusty e dj Pekas.

Os bilhetes já estão à venda em ticketline e nos serviços da Câmara Municipal de Campo Maior.

 

Bacalhau em destaque em Arronches até domingo

A 3ª Quinzena Gastronómica do Bacalhau está a decorrer em Arronches, até domingo, dia 5 de junho.

João Crespo (na foto), presidente da Câmara Municipal de Arronches, explica que “o intuito desta quinzena é dinamizar ainda mais os restaurantes aderentes e atrair pessoas ao concelho”.

Nos restantes meses do ano, o município de Arronches continua a dar destaque à gastronomia, “com a Rota dos Petiscos e as semanas gastronómicas da caça e do porco”.

Até domingo, dia 5 de junho, são sete os restaurantes aderentes à quinzena gastronómica do bacalhau.

Paula Fernandes, Dillaz e The Jesus and Mary Chain no Festival do Crato

Paula Fernandes, Dillaz e The Jesus and Mary Chain são as novas confirmações artísticas no alinhamento da edição deste ano no Festival do Crato: atuam nos dias 23 (terça-feira), 24 (quarta-feira) e 27 de agosto (sábado), respetivamente.

Juntam-se, assim, aos nomes já anunciados: Dino D’Santiago (dia 24, quarta), Gabriel O Pensador e o convidado Carlão (dia 24), Miguel Araújo e os convidados Ana Bacalhau, António Zambujo e César Mourão (dia 25, quinta) e The Happy Mess (dia 25).

Paula Fernandes, cantora e compositora de Minas Gerais (Brasil), é uma das mais importantes referências da música romântica e sertaneja e uma das principais intérpretes brasileiras da atualidade. Com mais de quinze álbuns lançados, já vendeu mais de 5,6 milhões de cópias e fez parcerias com grandes nomes como Plácido Domingo, Andrea Bocelli, Juanes, Alejandro Sanz e Taylor Swift, entre outros. Ao palco do Crato vem apresentar o novo álbum “Origens 2.0”.

Dillaz é um dos artistas mais conceituados do hip-hop nacional, com uma identidade muito bem definida. Procura inovar a cada instante e em cada projeto a que se dedica, mostrando sempre uma dinâmica inigualável. Lançou, este ano, o seu segundo álbum que se intitula “Oitavo Céu” e se tem revelado um êxito nas redes digitais e junto da sua grande legião de fãs.

The Jesus and Mary Chain foram um dos grupos mais marcantes dos anos 80. A banda rock escocesa, formada pelos irmãos Jim e William Reid, regressa a Portugal para apresentar o novo álbum “Damage and Joy” (2022) e promete uma viagem inesquecível pelos seus êxitos intemporais como “Just Like Honey” e “April Skies”. Melodias doces combinadas com pedaleiras de distorção e muita adrenalina serão as palavras de ordem nesta sua estreia no Festival do Crato.

Os bilhetes já estão à venda em ticketline.pt .

São João em Arronches de 5 de junho a 3 de julho

O São João em Arronches é a maior festa do concelho, tem organização do Município arronchense e, este ano, estende-se entre 5 de junho e 3 de julho. Divulgamos o programa dos primeiros dias.

No próximo domingo, dia 5, às 18.30 horas, no Jardim do Fosso em Arronches, é anunciado o espetáculo “Embarca”. Entre os próximos dias 8 e 12, de quarta-feira a domingo, no Rossio em Arronches, há largadas de gado bravo, numa organização do Grupo de Forcados Amadores de Arronches.

No feriado nacional de 10 de junho, sexta-feira, passa pelo concelho o 24º Portugal de Lés-a-Lés, com paragens no Rossio, em Arronches, e na Ponte Internacional do Marco, entre Esperança e La Codosera.

Para os próximos dias 10 e 11, sexta-feira e sábado, está marcado o Torneio da Amizade, em futebol, nos escalões de sub-13 e sub-14, disputado no Campo da Besteira, em Mosteiros, e no Estádio Municipal Francisco Palmeiro, em Arronches. No domingo dia 12, decorre o São Mamede Granfondo, com início às 9 horas, no Jardim do Fosso, em Arronches.

Delta Cafés inaugura primeira quinta urbana de Cascais na terça-feira

A primeira quinta urbana de Cascais – Nãm Urban Farm vai ser inaugurada na terça-feira, 7 de junho, às 15 horas, numa organização da Delta Cafés, a Start Up Nam e a Câmara Municipal de Cascais.

Este projeto de economia circular baseia-se na recolha controlada e certificada da borra de café e na sua utilização para a produção sustentável e consciente de cogumelos em Cascais, que são posteriormente vendidos, completando um círculo perfeito.

Após o enorme sucesso da primeira quinta urbana em Lisboa, Marvila, o projeto de economia circular chega agora a Cascais, dando o primeiro passo na expansão geográfica do negócio.

O evento realiza-se, no Mercado da Vila em Cascais, e conta com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do presidente Executivo do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro e restantes membros da Administração, e do fundador da Start Up Nam, Natan Jacquemin.

Europe Direct Alto Alentejo realiza webinar sobre estágios e empregos na União Europeia

O Europe Direct Alto Alentejo promove, no dia 7 deste mês, às 18 horas, um webinar, na sua página de facebook, com o objetivo de esclarecer os jovens sobre os estágios e carreiras na União Europeia

Neste webinar, que conta entre outros, com Zélia Dias, do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, será estabelecido um elo de ligação entre os candidatos a este tipo de carreiras europeias, e as próprias instituições, bem como esclarecidas dúvidas quanto a candidaturas e documentação necessária para cada tipo de estágio ou vagas de emprego.

O Webinar, promovido pelo Europe Direct Alto Alentejo está em destaque esta semana, no programa Espaço Europa, para ouvir, na emissão, às 12.45 horas e às 16.30 horas, ou no podcast, abaixo:

Renovado Festival Raya apresentado no Centro Cultural de Campo Maior

Já com datas anunciadas, o Festival Raya está de regresso a Campo Maior, de 8 a 16 de julho, com um programa que irá muito para além dos habituais espetáculos musicais.

O evento é apresentado na tarde desta quinta-feira, 2 de junho, no Centro Cultural da vila, pelas 18 horas, na presença de alguns dos artistas que integram o cartaz deste ano.

Esta será uma “pequena apresentação deste novo formato do festival”, revela o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha. “O Festival Raya vai mudar, já é uma questão que está confirmada: vamos mudar naquilo que é a duração e no tipo de atividades que iremos incorporar dentro dessa semana”, adianta.

“Todos os campomaiorenses ficarão felicíssimos de perceber, aquilo que eu sou suspeito em dizer, mas acho que é um excelente cartaz, não só nas questões musicais propriamente ditas, mas em todas as atividades que vamos ter ao longo desta semana”, diz ainda Luís Rosinha.

A sessão, que contará também com a presença da vereadora São Silveirinha, é aberta a toda a comunidade.

Torneio de Padel “Henrique Costal” este fim de semana em Campo Maior

O Torneio de Padel “Henrique Costal”, promovido pela Casa do Benfica de Campo Maior decorre a partir de amanhã, sexta-feira, dia 3, até domingo, dia 5 de junho.

Raúl Burrica, da coletividade, revela que este torneio pretende homenagear o antigo presidente da Assembleia geral da Casa do Benfica.

Torneio de Padel “Henrique Costal”, promovido pela Casa do Benfica de Campo Maior tem lugar no Parque desportivo da Expectação.

Centro Educativo Alice Nabeiro dedica semana à Ciência e ao Ambiente

O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN) vive, a partir da tarde desta quinta-feira, 2 de junho, e até domingo, dia 5, uma semana dedicada à Ciência e ao Ambiente.

Trata-se de uma iniciativa que vem sendo realizada, ao longo dos últimos anos, sendo que volta agora ao seu modelo presencial, depois de dois anos a acontecer, apenas, à distância e em formato online.

“Aproveitando um bocadinho a reabertura da sociedade, já vamos fazer um modelo mais parecido ao de 2019, em que trazemos as famílias ao centro, que volta a estar de portas abertas, com as salas disponíveis para serem visitadas”, começa por explicar o professor Carlos Pepê, responsável pelas atividades.

Para hoje, às 18.30 horas, está previsto o hastear da bandeira Eco-Escolas, que o CEAN detém há 15 anos consecutivos, acompanhado pelo hino e uma atuação de bombos “Rufando n’Raya”.

O hino Eco-Escolas, agora reeditado, que, recorda Carlos Pepê, foi escrito pelo professor do CEAN, Sancho Moura, vai ser apresentado, “com todos os alunos a cantar”. “Depois vamos ter uma pequena mostra gastronómica, elaborada pelos pais dos nossos alunos, tudo com produtos endógenos, a maior parte deles produzidos em hortas do próprios familiares”, adianta.

Para este primeiro dia do conjunto de atividades previstas, o CEAN convidou todos os seus parceiros estratégicos, como a Delta Cafés, o Município de Campo Maior e o Sporting Clube Campomaiorense.

Já a partir de amanhã, dia 3, serão apresentados à comunidade todos os projetos desenvolvidos pelo Clube de Ciência Viva da escola. “Vamos ter seis projetos em apresentação, depois já terem sido apresentados no Congresso Nacional de Ciência, onde dois deles receberam uma menção honrosa”, revela ainda Carlos Pepê.

No domingo, dia 5, em Dia do Ambiente, e no Estádio Capitão César Correia, para além da segundo prova do Kids Urban Run, haverá pinturas murais, lançamento da identificação da flora do estádio, horta das sensações dedicada às ervas aromáticas e alimentação saudável, diversas atividades de lazer e muita animação.

Mariana Jones procura “acolher” crianças da Ucrânia com história de esperança

“Klara – a menina de olhos-céu” e “Caracóis com Cores”, duas obras literárias infantis, da autoria de Mariana Jones, foram ontem, 1 de junho, apresentadas no Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior, no âmbito das comemorações do Dia da Criança.

O segundo trabalho de Mariana Jones, “Klara – a menina de olhos-céu”, escrito em português, mas também traduzido para ucraniano, de acordo com a escritora, surge, acima de tudo, como uma procura de “dar amor em tempos de guerra”, sobretudo às mulheres e seus filhos que têm chegado a Portugal, vindos da Ucrânia, tendo sido escrito quando procurava “respirar” após um período longo e conturbado de pandemia.

“Este amor, para mim, só podia ser transmitido através de palavas escritas”, garante Mariana Jones, adiantando que a tradução da obra para ucraniano surge no seguimento do acolhimento de “tantas crianças” no país. “O mínimo que eu lhes podia dar eram palavras, na língua delas, que as acolhessem também: a elas e às mães, que pudessem tentar adormece-las com uma história ou tentassem mimá-las”, explica.

Tentando não fugir ao tema da guerra, para que as crianças pudessem “não fugir das suas emoções”, Mariana Jones assegura que este é um “livro de esperança e de acolhimento”: “que mostra que há casas que acolhem, que há uma língua universal, que é a comunicação através de olhos, gestos e sorrisos”. Mais que isso, este livro “mostra que há caminhos alternativos, que podem ter obstáculos, mas que também podem ter luzes e pessoas que nos acolhem, nos abraçam e nos dão colo”.

Já o primeiro trabalho da autora, “Caracóis com Cores”, que retrata “as emoções em tempos de pandemia”, tem por base a própria vida da autora, ainda que de uma forma “romanceada”. “É a história de uma mãe e de uma filha, que de repente ganha uma irmã”, revela Mariana Jones. “São várias emoções, que foram exploradas pelas minhas filhas, entre o amor de irmãs, a raiva de irmãs, a vergonha, o medo, a tristeza. Foram histórias que me foram acontecendo e que foi consegui romancear e mostrar que as emoções são importantes e que existem”, explica ainda.

Para ilustrar estes dois trabalhos, Mariana Jones convidou a sua amiga de longa data Inês Portugal. A artista não esconde que ilustrar os textos de Mariana é “muito fácil”, até porque é simples ilustrar um texto “que não é desprovido de afeto”. “Eu tento sempre, nas minhas ilustrações, filosofar um bocadinho. Voam sempre um bocadinho mais que o texto, porque o texto da Mariana é sempre muito profundo e eu tenho ilustrar as palavras dessa forma”, confessa.

Das duas obras, Inês Portugal revela que “Klara – a menina de olhos-céu” foi a mais complexa de ilustrar, até porque, com este livro, quiseram chegar às mães e crianças que têm chegado da Ucrânia ao país, não querendo, por outro lado, “mostrar o lado mau da guerra”.

As duas obras de Mariana Jones, ontem apresentadas no Centro Educativo Alice Nabeiro, contam com o apoio da Delta Cafés. Na sessão, para além da autora e da ilustradora, estiveram ainda a tradutora para ucraniano, Ivanna Grabovetska, bem como a psicóloga e coach Ana Sá.