Forte da Graça vai ser “atacado” a 4 e 5 de junho

O Forte da Graça, em Elvas, vai ter uma recriação histórica, nos próximos dias 4 e 5 de junho, sábado e domingo.

O evento vai constar de uma simulação histórica de ataque ao Forte, a evocar o cerco ocorrido no ano de 1811 pelo exército francês, no decurso das Invasões Francesas, proporcionando ao público vivenciar os costumes e vivências da época.

Para estes dias de encenação histórica, o Forte da Graça vai ter bancas de artesanato, produtos da terra e tabernas, para lá de um desfile pelas ruas do centro histórico da cidade. O evento conta ainda com demonstrações de tiro de infantaria e artilharia, nas muralhas do forte; demonstrações de cavalaria, no fosso; baile oitocentista, no cruzeiro; e recriação histórica noturna de combate, entre o terrapleno e o revelim.

O Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, a Associação Napoleónica Portuguesa e a Associação Portuguesa para a Preservação e Estudo de Armas Históricas colaboram nesta recreação.

Cerveja artesanal e Dark Sky Alqueva aliados em festival

A Beer In The Sky é o nome do festival que vai decorrer entre os dias 10 e 12 de junho, no castelo de Alandroal. Este festival pretende conciliar a cerveja artesanal com o Dark Sky Alqueva e potenciar a cultura do território.

Para João Grilo, tendo em conta “o crescimento da produção de cerveja artesanal no Alentejo, é necessário ter um evento que lhe dê destaque, à semelhança do que já acontece com o vinho. O evento é também direcionado a outros produtos, ligados ao território e à sua cultura. Ao mesmo tempo, uma vez que fazemos parte do Dark Sky Alqueva, vamos conjugar estas duas dinâmicas”.

Ao todo, serão 40 cervejeiras com uma oferta de mais de 200 estilos, havendo também a oportunidade para novas apostas de bebidas como destilados, sidras, kombuchas de produção portuguesa. Além disso, será lançada uma cerveja-celebração em parceria com o Dark Sky Alqueva, intitulada “Reserva de Escuro”.

O Festival Beer In The Sky conta ainda com música, dança e cozinha ao vivo. O som está a cargo do coletivo de Berlim Pilantragi, com os DJs Rodrigo Bento e Rodrigo da Matta & Friends a tratarem de ajudar a compor a banda sonora.

Rádio ELVAS organiza Festa do Sericaia a favor dos Bombeiros da cidade

A Rádio ELVAS vai organizar a Festa do Sericaia, um evento de cariz solidário, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, no dia 28 de maio, sábado, a partir das 15 horas.

A Festa terá duas vertentes: a escolha do melhor Sericaia e um espetáculo com artistas de Elvas.

Todas as pessoas podem participar com um Sericaia, estando a ficha de inscrição gratuita disponível no site, em radioelvas.com, e nos estúdios da Rádio ELVAS, na Rua dos Chilões, nº 1.

No palco do Coliseu, haverá atuações dos artistas Manuel Fria, Jorge Goes, Olinda Moriano, Raquel Guerra e dos Grupos Voz Amiga da Terrugem, Roncas de Elvas e de Cantares de São Vicente e Ventosa.

Para assistir ao espetáculo podem ser adquiridas pulseiras de acesso ao recinto no valor de cinco euros, uma vez que o evento é solidário, tendo como objetivo a aquisição de equipamentos para os Bombeiros Voluntários de Elvas.

Viaturas militares em miniatura em exposição no Museu Militar de Elvas

A sala de exposições temporárias do Museu Militar de Elvas acolhe, desde a semana passada, uma mostra de veículos militares em miniatura. A exposição foi inaugurada a 18 de maio, por ocasião do Dia Internacional dos Museus.

Estas miniaturas, de veículos militares que equiparam os exércitos durante a 2ª Guerra Mundial e décadas seguintes, revela o diretor do museu, coronel Nuno Duarte, foram doadas ao museu por Manuel Mesquita e pelo sargento, na reforma, Jorge Gambutas, sendo que ficam disponíveis para visita, de forma gratuita, até 30 de junho. “É uma forma simples e concreta de mostrar a disponibilidade destes senhores, ao doarem este seu acervo, e que confiaram no museu, para que o seu testemunho fique aqui”, revela.

Ao todo, a mostra inclui cerca de 50 peças de vários tipos de viaturas – “de reconhecimento, de carros de combate, de transporte de pessoal”, sendo que, até final de junho, novos elementos vão sendo acrescentados à exposição. “Temos mais algumas em acervo, que iremos completando, à medida que formos tendo mais visitantes”, adianta Nuno Duarte.

As miniaturas, garante o coronel, são “muito perfeitas”, sendo que, na exposição, há ainda possibilidade de comparação com viaturas à escala real. “Na própria exposição, temos uma viatura à escala real, bem como metralhadoras e rádios, e depois podemos analisar as miniaturas que demonstram um bocadinho as viaturas do ex-Pacto de Varsóvia, as viaturas francesas e alemãs, que conhecemos dos filmes da 2ª Guerra Mundial. Julgo que para os amantes deste tipo de exposições, será de muito bom grado”, assegura o diretor.

Com a criação da sala das doações, ainda por o antigo diretor do museu, coronel Joaquim Bucho, lembra Nuno Duarte, qualquer pessoa, tal como fizeram Manuel Mesquita e Jorge Gambutas, poderá oferecer qualquer tipo de peça com valor militar ao museu, para que sejam expostas.

Grupo Motard de Campo Maior volta a promover passeio de motas clássicas

O Grupo Motard de Campo Maior celebra este sábado, 28 de maio, mais um aniversário, com a realização do já tradicional passeio de motas clássicas, que, durante os dois últimos anos, devido à pandemia, não se realizou.

A expectativa é que participem, neste que é já o 13º passeio, revela o vice-presidente do grupo, Miguel Sena, cerca de 80 motos clássicas, para além de outras, de maior cilindrada, que participarão num passeio turístico, mais extenso.

“Temos o passeio turístico, para todo o tipo de motos, sem ser clássicas, onde fazemos um passeio, onde nos vamos encontrar no pequeno-almoço, de manhã. A meio da manhã temos um reforço e vamos almoçar todos juntos. Acabamos com a festa às 17.30 horas, com música ao vivo e a partir o bolo”, revela Miguel Sena.

A concentração, no sábado, está marcada para as 8 horas, na sede do Grupo Motard de Campo Maior. Depois do pequeno-almoço, a comitiva parte para o passeio, às 9.30 horas.

O percurso delineado para as motas clássicas incluirá passagens pela Barragem do Caia, São Vicente e Santa Eulália. Vespa, Famel e Zündapp são alguns dos exemplos de motas antigas, agora recuperadas, que irão participar no passeio.

Quanto às inscrições, para os interessados em participar, Miguel Sena revela que têm o custo de 20 euros. No próprio dia, acrescem cinco euros a esse valor. Mais informações e inscrições através do telemóvel 965 745 170 ou do e-mail gmotardcampomaior@hotmail.com.