Semana Internacional do IPP com cerca de 30 participantes

O Instituto Politécnico de Portalegre realizou, entre 9 e 13 de maio, mais uma edição da Semana Internacional. Nesta, reuniram-se cerca de 30 participantes provenientes de instituições internacionais parceiras do Politécnico de Portalegre oriundos de países como Brasil, Espanha, França, Lituânia, Roménia e Polónia.

De acordo com a sua área de trabalho, os participantes desenvolveram sessões de ensino para os alunos do IPP e/ou participaram em eventos de formação e reuniões com diversos departamentos e secções do Politécnico de Portalegre do seu interesse.

Para além das sessões de trabalho, foi proporcionada, a estes visitantes do IPP, a oportunidade de conhecerem alguns locais mais representativos da região (por exemplo, Marvão) e de visitarem empresas e instituições de relevo, tais como a Adega Mayor e o Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.

Feira de Maio em Montemor entre os dias 27 e 29

A Feira de Maio regressa a Montemor-o-Novo nos próximos dias 27, 28 e 29, de sexta-feira a domingo, numa organização da Apormor, com o apoio do Município montemorense.

Com ela acontece também a II Edição do Montemor Golden Wine & Lamb, um evento gastronómico que casa o melhor do mundo rural – o borrego e o vinho.

No sábado, 28 de maio, às 11 horas, também na APORMOR, decorre um painel de convidados para uma conferência sobre “O alimento como condição essencial de soberania”.

Durante a feira, está patente uma exposição de ovinos e bovinos na APORMOR e decorrem múltiplas atividades no Parque de Leilões.

Fundo Ambiental ignora conservação da natureza, segundo a Quercus

A Quercus e outras Associações ambientalistas afirmam que o Fundo Ambiental investe em todos os setores menos na conservação da Natureza e que 2022 arrisca-se a ser o ano da ‘degradação da natureza’ em Portugal.

José Janela (na foto), da associação ambientalista, refere que este “é o orçamento mais escandaloso de sempre tornando-se evidente que o Fundo Ambiental apoia todos os setores menos a Natureza”.

“O investimento para remover espécies invasoras e apoio a algumas ações do ICNF são os únicos valores atribuídos para conservação de espécies e habitats pelo fundo, uma gota de água, face às necessidades de restauro da natureza em Portugal, e uma imoralidade face à dimensão do Fundo Ambiental”, sublinhou.

O orçamento do Fundo Ambiental para 2022, criado pelo Ministério do Ambiente, e que totaliza 1.125 milhões de euros sendo, é segundo o Ministério, “o maior de sempre”.

Este é o tema da edição desta semana do programa Ambiente em FM.

Campo Maior representado na 10ª Mostra de Aromas e Sabores em Moura

Campo Maior marcou presença na Feira de Maio – 10ª Mostra de Aromas e Sabores em Moura, que decorreu entre os dias 12 e 15 deste mês, sendo que o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha esteve presente na inauguração do certame.

A edição deste ano, que decorreu no Parque Municipal de Feiras e Exposições desta cidade alentejana, tem como municípios convidados Campo Maior e Ourique.

Na sequência deste convite, o Município de Campo Maior marca presença com um stand onde as Festas do Povo, recentemente reconhecidas pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, têm lugar de destaque.

Por outro lado, a zona da entrada do recinto está também decorada com as magníficas flores de papel feitas pelas mãos dos campomaiorenses.

Campo Maior acolheu II Convívio Internacional de Judo Infantil

A Associação Distrital de Judo de Portalegre promoveu ontem, 15 de maio, o II Convívio Internacional de Judo Infantil, no pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior.

Este convívio, que não acontecia desde 2019, devido à pandemia, contou com a participação de jovens judocas, de equipas do distrito, como o Sporting Clube Campomaiorense, a Casa do Povo de Campo Maior, a Boa-Fé de Elvas, o Elétrico de Ponte de Sor e o Montargilense, para além de clubes de Castelo Branco e Badajoz.