O Elvas perde com o Sacavenense e desce ao campeonato distrital

“O Elvas” perdeu esta tarde com o Sacavenense por 2-3 em jogo a contar para a quarta jornada da Série I da fase de manutenção do Campeonato de Portugal. Esta derrota dita a descida da equipa azul e oiro ao campeonato distrital de futebol.

A partida disputou-se no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas. O Sacavenense adiantou-se no marcador aos 10 minutos, através de Botas. Marcaram para a equipa elvense André Canoa, aos 26, e Mateus aos 38 minutos. No entanto, o Sacavenense chegou ao empate, através de um autogolo de Rafa Tavares, aos 75 minutos e fixou resultado aos 83 minutos, através de Ari.

Esta jornada ficou completa com o desafio Sintrense-Loures que terminou com a vitória da equipa de Loures por uma bola a zero.

A classificação está assim ordenada: 1º Sacavenense, 9 pontos; 2º Sintrense e Loures com sete pontos e em último lugar, O Elvas com zero pontos.

Na próxima jornada, marcada para dia 1 de Maio, às 16 horas, O Elvas recebe o Loures.

Parque Verde de Degolados inaugurado há um ano

O Parque Verde de Degolados foi inaugurado a 24 de abril de 2021, há precisamente um ano.

Na sua página de Facebook, a Junta de Freguesia de Degolados recorda como o espaço, que deu lugar ao parque, era, antes da intervenção.

“A sua localização estava anteriormente ocupada pelo terreno de cultura arvense, conhecido na altura como a Tapada do Arregota. Estas fotografias representam como era a Tapada do Arregota e como é hoje o Parque Verde, no mesmo local”, relembra a Junta de Freguesia, na referida publicação.

Fotorreportagem: cerca de 300 exemplares ovinos, bovinos, caprinos e suínos na Ovibeja

A Ovibeja, realizada em cerca de dez hectares infraestruturados e arborizados, com pavilhões temáticos, no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja, faz acontecer, desde a passada quinta-feira, 21 de abril, “Todo o Alentejo deste Mundo”.

Geradora de dinâmicas ímpares, a Ovibeja é uma feira agrícola de características únicas, ao encontro de todos os públicos-alvo.

Esta 38ª edição da Ovibeja, que é organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, termina amanhã, segunda-feira, dia 25 de abril. Num dos seus pavilhões, é possível encontrar cerca de 300 exemplares de ovinos, bovinos, caprinos e suínos, representativos de várias raças portuguesas, tal como se vê nas imagens abaixo.

Bom tempo ajuda a reavivar o Passar Águas

A tradição do Passar Águas voltou este ano às margens da Barragem do Caia, em Santa Eulália. Muitos são os grupos que se deslocam ao campo para passar o fim-de-semana seguinte à Pascoa e degustar o borrego ou outras iguarias.

Ana Sofia Alves, presidente da Junta de Freguesia de Santa Eulália, refere que “os últimos dois anos fizeram com que as pessoas tivessem ainda mais vontade de regressar ao Passar Águas. Todos os dias temos tido pessoas novas a chegar e a montar os seus acampamentos e amanhã, segunda-feira, é que é o nosso dia grande e vão chegar ainda mais pessoas”.

A presidente da junta refere que “o ensopado, servido hoje à população pela junta de freguesia, foi todo confecionado já na Barragem do Caia, com todas as condições e higiene. De destacar também o empenho de todos os funcionários da junta que, sendo fim-de-semana, não teriam que estar a trabalhar mas têm estado muito empenhados em tudo”.

Fotografias de Sérgio Conceição voltam a ganhar destaque “lá fora”

O gosto do elvense Sérgio Conceição (na foto) começou depois de frequentar um curso profissional em Elvas. Numa época de transição entre a fotografia analógica e a digital, no ano de 2003, Sérgio Conceição acabou por optar por uma versão mais digital, tendo adquirido as bases precisamente na escola.

Nos últimos anos, as suas fotografias têm ganho um enorme destaque em sites e revistas de renome internacional, algo que volta a acontecer já em Abril, com a publicação de três fotografias, “uma de Elvas na National Geographic, uma de Badajoz na Sky & Telescope e uma de Campo Maior na BBC Sky at night”.

Na República do Gana, Sérgio Conceição vai fazer, “dentro de algumas semanas, um trabalho sobre retrato social e sobre a vida destas pessoas”.

Sérgio Conceição é fotógrafo profissional e dos seus trabalhos fazem parte imagens de astro fotografia, paisagem e retrato social.

InnovPlantProtect de Elvas dá a conhecer investigação na área dos biopesticidas na Ovibeja

A 38ª edição da Ovibeja decorre desde quinta-feira, dia 21 de abril, no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja, até amanhã, feriado nacional de 25 de Abril.

No pavilhão institucional do evento, encontra-se, entre muitos outros, o laboratório colaborativo do InnovPlantProtect de Elvas, que, através do seu stand, explica Cristina Azevedo, em representação do departamento de novos biopesticidas, procura dar a conhecer o trabalho que tem vindo a desenvolver, sobretudo, ao nível da proteção de plantas. “Temos aqui alguns exemplos do trabalho que estamos a desenvolver na área dos biopesticidas, temos bactérias que inibem fungos patogénicos de plantas, nomeadamente doenças do arroz e do tomate”, explica.

Para as crianças, no seu stand, o InnovPlantProtect de Elvas tem disponível um microscópio, para que possam observar fungos. As atividades do laboratório, adianta Cristina Azevedo, passam por “fazer serviços, para agricultores ou empresas que tenham problemas na área da fitossanidade”. “Queremos também, no fundo, darmo-nos a conhecer a esse nível, de fazer serviços de diagnóstico”, acrescenta.

O InnovPlantProtect tem procurado “fugir dos pesticidas de origem química”, tentando, por outro lado, “arranjar alternativas mais sustentáveis e amigas do ambiente”, e é esse trabalho que, em Beja, até segunda-feira, os investigadores e colaboradores do laboratório de Elvas procuram dar a conhecer.

Arronches celebra 25 de Abril com oferta de desfibrilhador aos bombeiros

A Câmara Municipal de Arronches celebra, esta segunda-feira, o 25 de abril, com as tradicionais cerimónias, com o içar da Bandeira Nacional, nos Paços do Concelho e nas Juntas de Freguesia de Assunção, Mosteiros e Esperança, com a presença da Banda Sociedade Recreativa Alegretense, pelas 9.30 horas.

Antes, pelas 9 horas, há solta de pombos no Rossio, tendo ainda início um torneio de malha, no mesmo local, à mesma hora.

Pelas 12.15 horas, decorre a cerimónia de entrega de um desfibrilhador automático externo (DAE) aos Bombeiros Voluntários de Arronches, oferta das Juntas de Freguesia do concelho, no quartel dos soldados da paz.

A programação deste 25 de abril termina com um espetáculo Musical da Associação Escola de Música de Arronches. O início está marcado para as 18 horas, no auditório do Centro Cultural.

Rádio Campo Maior acompanha jogo “O Elvas” – Sacavenense este domingo

“O Elvas” – Sacavenense é o jogo que se disputa hoje, domingo, 24 de abril, às 16 horas, da quarta jornada da Série I da fase de manutenção do Campeonato de Portugal. A partida disputa-se no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas.

Esta jornada inclui também o desafio Sintrense-Loures, no mesmo dia e à mesma hora. A classificação é comandada pelo Sintrense com sete pontos, seguido de Sacavenense com seis, Loures com quatro e “O Elvas” com zero pontos.

A Rádio Campo Maior, nesta tarde de domingo, entre as 15 e as 18.30 horas, apresenta o espaço dedicado ao desporto, com relato e reportagem do encontro de Elvas, para lá da restante informação, numa emissão com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

“Correr pela Liberdade”: treino aberto e prova de obstáculos no jardim municipal

“Correr pela Liberdade” é nome da atividade promovida pelo Grupo Campo Maior Trail Runners/Geda, colaboração com o município campomaiorense, que vai decorrer hoje e amanhã, dias 24 e 25 de abril, com partida do jardim municipal.

A atividade insere-se nas comemorações dos 48 anos do 25 de abril, como revela Carlos Pepê, do grupo Campo Maior Trail Runners, adiantando que pensaram festejar o 25 de abril, “com este mote do desporto e desta liberdade que todos nós precisamos de voltar a sentir”.

Para a tal, amanhã, domingo, dia 24, decorre um treino aberto do Campo Maior Trail Runners, em que, afirma Carlos Pepê “vamos levar as pessoas para o campo, quer em regime de caminhada de cinco quilómetros e corrida de 10 quilómetros”, com partida às 15.30 horas, do jardim municipal.

Já no dia seguinte, dia 25 de abril, a partir das 9.30 horas, decorre a atividade Kids urban Run. Trata-se de uma corrida de obstáculos e destina-se a crianças a partir dos cinco anos, num total de quatro escalões (5 aos 7 anos, de 500 m e quatro obstáculos; 8 aos 9 anos, de 1 km e seis obstáculos; 10 aos 12 anos de 1.5 km e seis obstáculos; e dos 13 aos 16 anos, de 2 km e seis obstáculos).

“Considerámos que, tendo em conta que em Campo Maior sempre houve a tradição de atividades desportivas no 25 de abril, e pensámos fazer uma atividade inovadora no nosso jardim, uma corrida urbana, com obstáculos divertidos, sendo este um desafio, para as crianças”, acrescenta Carlos Pepê.

Esta prova, dedicada às crianças e jovens dá início ao campeonato concelhio do Kids Urban Run, que conta, até setembro, com quatro provas no Estádio capitão César Correia, Ouguela e Degolados, e com o objetivo de “trazer os jovens para a modalidade desportiva, para o atletismo, trail e no contacto com a natureza”.

“Correr pela Liberdade” a atividade que decorre hoje e amanhã, no jardim municipal de Campo Maior, no âmbito das comemorações dos 48 anos, do 25 de abril. A iniciativa conta ainda com a colaboração do União Futebol de Degolados.